Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Análises, balanças e pequeno-almoço

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer todos os comentários carinhosos que me deixaram nos posts abaixo. Muito obrigada. Logo que possa irei ler com mais calma e comentar melhor os vossos blogs, mas por agora ando muito ocupada. Lá para Sexta estará tudo controlado!

Balanças: gastei 15 euros no conserto da balança digital há uma semana, não vou gastar novamente dinheiro numa nova balança. Assim sendo, vou regular-me por ela, mesmo sabendo que ela dá mais um kilito ou dois. A minha ideia é perder peso, ainda estou longe da meta, por isso vou focar-me na perda de peso e depois comprarei uma nova. Desde que a desgraçada desça, estarei feliz!
Talvez compre uma nova lá para o Natal, veremos as finanças...
Mas não vou mexer aí na régua, nem que a vaca tussa. Por mim até pode morrer de tuberculose que eu não mexo!

Já fiz as análises. Afinal também era à urina, coisa que eu não tinha reparado e por isso não fui "prevenida". Resultado: tive de fazer xixi para um copinho numa casa de banho estranha. E entregar aquilo à enfermeira à frente dum gajo todo jeitoso. Devo ser mesmo sexy de copinho de urina na mão às 8.30 da manhã.... hummmffff!!!

Pequeno-almoço: no café mais próximo, lá tomei café e comi um bolo de arroz, super saboroso. nhac nhac... Cheguei a casa, preparei o meu saco de comida e claro, comi dois quadradinhos do chocolate do meu pai.

De repente apercebi-me duma coisa: eu não posso comer doces logo de manhã. Se como um, o meu corpo vai querer mais e mais. Sempre li que se devem comer os doces de manhã porque iremos gastar essa energia extra durante o dia. Comigo não funciona assim. Se como, vou querer mais ao longo do dia, como se tivesse "sintonizado" o corpo para esse tipo de alimentos.
A única forma "segura" de comer chocolate é à noite. Um quadradinho e pronto. Se for para a cama não há hipótese de me levantar para comer mais, nunca tive fome nocturna.

Como é com vocês? conseguem comer um doce de manhã e nunca mais pensar nisso?

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Novidades

Já fui à médica. Não à minha, que estava com imensos pacientes na agenda, mas a uma também bem simpática. Tive que ir para lá às 8h para apanhar uma vaga e só fui atendida por volta do meio dia... estou aqui cheia de sono e farta de ouvir bitaites acerca da forma como este país poderia melhorar. Porque é que há tantos potenciais políticos e treinadores de futebol em qualquer sala de espera deste país???

As manchas aparentam ser causadas por um fungo ou bactéria, vou fazer tratamento tópico durante uma semana. Caso não melhorem terei que fazer exames mais rigorosos pois poderá ser uma infecção. Alergia não é.

Já tenho medicação para os triglícerideos, aparentemente é mesmo grave estarem tão altos. "E perigoso", disse ela, sem me adiantar grandes pormenores.
Vou fazer uma batelada de análises já amanhã de manhã, tenho de estar doze horas de jejum... humfff!
Vou também fazer ecografias ao fígado, pâncreas, vesícula e mai num sei quê.

Conselho final da médica : "evite carnes e queijos gordos, enchidos, fritos e doces ".
Acho que se esqueceu dos refrigerantes...

sábado, 27 de outubro de 2007

Decisões

Não gosto de ir ao médico, faço de tudo para o evitar. Talvez por já ter tido tanto endocrinologista, dermatologista, ginecologista e outros sempre a mandar bitaites sobre a minha saúde, cansei-me.
Há dias li um artigo sobre um medicamento que tomei há mais de dez anos durante dois anos. Hoje ninguém o toma mais de seis meses, concluíram que prejudica alguns órgãos vitais, especialmente o fígado e o pâncreas. Apeteceu-me bater no médico que mo receitou, um prof. doutor catedrático que suspeito bem ter feito experiências comigo.
Adiante.
Vou ter mesmo de ir, surgiram-me umas manchas no corpo. A primeira, logo abaixo do umbigo. Não liguei muito, pensei ser alergia ao botão metálico de algumas calças. É uma mancha avermelhada e muito seca que arde. Deixei andar e limitei-me a não ir para a piscina em Outubro, como tinha combinado. Aprendi que em caso algum me devo meter um tanque cheio de cloro com manchas ou borbulhas, o resultado é caótico.
Na semana passada surgiu outra abaixo do peito, o que me deixou desconfiada. Ontem, uma nas costas. Agora já não posso ignorar, tenho mesmo de ir ao médico.
E tenho medo. Eu sei que parece ridículo ter medo de três manchas do tamanho de moedas, que provavelmente é uma coisa fácil de tratar. Mas a minha pele é aquela coisa...
Sempre que me dizem "mas tu tens a pele linda" apetece-me rir. Até tenho, mas tenho que me manter longe do frio, do sol, do ar condicionado, do fumo do tabaco, do álcool, do vento... Não posso usar shampoos, cremes ou um simples gel de banho só porque "cheira bem". Os meus cremes hidratantes não podem conter álcool, perfume ou aromas. E tenho sempre à mão um "SOS Apaisant", que uso na cara antes e depois de situações stressantes. Como por exemplo ir à piscina ou a um bar...
Aprendi a viver com isto e, diga-se de passagem, obrigou-me a ter um estilo de vida um pouco mais saudável.
Passo meses sem beber um refrigerante (corantes, conservantes, etc), raramente como fritos (gordura e o meu fígado não combinam, tenho dores agudas), evito bolos (especialmente tudo o que tiver cremes), só uso azeite transmontano com o máximo de 0,2 de acidez, não como nunca carnes com gordura, o meu pai cultiva cerca de 50% dos vegetais que comemos sem pesticidas e mesmo assim... mesmo assim, hoje fiz umas análises de rotina na farmácia, açúcar, ok, colesterol normal e... triglicerídeos a 305! É o dobro do aconselhável.
E isto deixa-me triste porque tenho consciência que não como disparates. Tenho os valores de uma pessoa que vive enfiada num MacDonalds ou bebe coca-cola todos os dias!
Passei mais de uma década a tomar medicamentos agressivos, acredito que me fizeram muito mal.
Terça-feira vou à médica pedir para me mandar fazer todos os exames necessários, provavelmente terei de ir a um especialista, não sei...
E mais uma vez vou ter de ouvir um médico dizer-me para cortar com fritos, doces e refrigerantes.
Here I go again...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Matei a balança

Hoje, sexta feira, dia de pesagem, matei a minha balança.
Foi uma morte súbita e não me parece que tenha conserto. Lá subi eu toda confiante ( cof cof) e qual é o resultado??? 45 quilos. Ok, eu sei que me tenho esforçado e tal, mas tive sérias razões para desconfiar...
Recalibro a dita. Subo novamente e... 124 quilos!!!!! Largo um "fo..." bem sonoro e pulo da balança, que entretanto fica empacada. Dei-lhe uns murros para a desempancar mas... confesso que já não tenho confiança nela. Entretanto, ver uma gaja nua a dar murros e safanões a uma balança pareceu-me decadente. Levei uns segundos para perceber que a gaja do espelho era eu mesma, confesso.
Adiante.
Fui buscar a digital, que também não é lá grande coisa, mas gorda decidida a pesar-se, é aquela força da natureza...
Peso-me. 76.900. Foi uma bofetada de todo o tamanho, mesmo sabendo que há muito que não é certa.

Nestes casos só há uma coisa a fazer: chamar o pai, que lá vem em pijama e tudo. Pesa-se na velha, quase 70 quilos. Pesa-se na digital e... 73.500.
Agora é ele a pular da balança.. "73???? desde quando? eu nunca fui gordo, porra! quando fui pesado na piscina deu 70 e já tinha almoçado. Como se eu fosse capaz de andar por aí com esse peso!"
Não contente com "73, era o que faltava", o gajo quase se mete dentro do armário do quarto, desarruma tudo e saca as calças do fato de um qualquer casamento. Veste-as, aperta-as sem esforço algum e diz vitorioso "tás a ver? eu tinha 68 quando mandei fazer estas calças. Têm quase vinte anos. Ainda me ficam bem, não ficam? essa balança tá maluca. "

Nestas alturas sou assolada por dois sentimentos distintos: uma pena imensa de não ter herdado aqueles genes capazes de comer 427 bolachinhas sem aumentar uma grama e uma vontade incontrolável de o afogar.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Que dia!

Ontem à noite planeei o meu dia todinho, só boas intenções!
Bom, começou logo a descambar de manhã, programei o despertador para as 8 e não 7h como precisava. Não fui caminhar... Que raiva!
Queria também resolver assuntos chatos da loja, estou à espera de encomendas e preciso ter tudo organizado para me poder dedicar a elas. Treta, nem tive tempo de fazer uns telefonemas, foi um entra e sai de gente aqui na loja, 80 % das quais só para ver, pôr a conversa em dia, pedir informações... sei lá que mais.
As vendas até foram razoáveis hoje, mas tive aqui uma que experimentou ums 10 artigos e não levou nada porque "não gosta de fazer compras sem o marido". Se não gosta, porque raio vai então desmanchar uma loja??? Saiu daqui e entrou na loja da minha vizinha. Cerca de uma hora depois saiu também sem um único saco. Detesto estas desocupadas!!!!
A parte boa: não tive tempo para sair da dieta. Até aqui, tá um dia perfeito!

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

10 coisas parvas acerca de mim

A Muffin desafiou-me e cá está o resultado. Haveria muito mais a dizer mas quando dei conta já estava no n.º 10.

1)
Adoro neve. O dia mais feliz da minha vida foi quando senti a neve a tocar-me no rosto. Eu pensava que a sensação seria tipo chuva mas não tem nada a ver. Porque é que foi o mais feliz? porque chorei de alegria por uma coisa totalmente exterior a mim, à minha vida. Foi uma dádiva da natureza.

2)
Adoro conduzir, especialmente de noite. Na cidade sou muito delicada e paciente... mas dêem-me uma auto-estrada deserta à noite.... e zás! Já atravessei a Ponte Miguel Torga, a mais alta de Portugal, a 190 km/h. Detesto radares.

3)
Morro de medo de vacas. A única vaca boa é aquela que está no meu prato transformada em bife. Parece que há estudos que atestam que elas não são selvagens nem atacam seres humanos. Não acredito, claro.

4)
Usei botas ortopédicas até tarde. Passava os Verões a chorar à frente das montras das sapatarias. Queria umas sandálias a toda a força, mas a mami nunca cedeu.

5)

Nasci com pouco mais de dois kilos e 50 cms, uma verdadeira top model. Nasci também com uma descalcificação grave e tratei logo de engolir placenta durante o parto. Tive de ficar horas inclinada de cabeça para baixo até aquilo sair. A mami diz que era o bebé mais feio que ela viu em toda vida. Eu devia ter percebido logo que a vida não seria fácil...

6)
Nunca aprendi a andar de bicicleta. Numa das tentativas meti um pé nos raios da roda e só não o desfiz porque usava as tais botas. Obrigada, mami.

7)
Passei a adolescência dentro de t-shirts 6 números acima. A ideia era disfarçar as mamas, mas olhando para trás, acho que andei anos disfarçada de cortinado.

8)
Odeio Paulo Coelho. E Nicholas Sparks, Danielle Steel, Margarida Rebelo Pinto e tantos outros que ganham balúrdios à conta dos lugares comuns que escrevem. Eça de Queirós, Jorge Amado, Colleen Mccullough, entre tantos outros, são os meus preferidos. Aqueles que releio constantemente. Tenho cerca de 1500 livros.

9)
Fico fula quando dizem " o dinheiro não é importante, o que importa é ser feliz e ter saúde". Treta. Não há saúde sem dinheiro, sei-o por experiência própria. Muitos dos tratamentos que fiz eram considerados de "cosmética" e a "caixa" nunca pagou nada. Se estou aqui com cabelo, ao dinheiro dos meus pais o devo. Gastaram rios de dinheiro comigo. E também não me consta que haja tratamentos dentários gratuitos ou distribuam óculos... ah... e saber que se vai poder pagar a conta da luz também contribui para felicidade, digam o que disserem..

10)
Tenho uma coisinha má sempre que leio "você" escrito com "Ç". Não há desculpa possível, digam-me o que disserem. Isso aprende-se na primeira classe, carago! De todos os erros ortográficos, este é o que mais me incomoda. Sou até capaz de defender pena capital nestes casos...

Reajustes

A balança hoje acusou mais meio kilo. Não estou preocupada porque é normal isto acontecer durante o período. Já cheguei a ter variações de dois kilos que desapareciam misteriosamente, por isso, nada de stress.

Sábado peso-me e vejo se foi mesmo o período ou asneirada. A ver vamos.
Por outro lado, tenho a noção que petisquei demais no Domingo, nada de grave para uma pessoa normal, mas para quem quer fazer dieta, gravíssimo: fatia de pão com marmelada caseira, fatia de pão de deus, duas bolahas Maria com a tal marmelada, dois quadradinhos de chocolate...

Ontem e hoje não caminhei, ontem porque tive de sair de casa antes das 7.30 e hoje por preguiça pura. Acordei, ouvi a chuva a bater na persiana e enrolei-me no edredon. Foi estúpido até porque já comprei até um impermeável muito leve para usar por cima do fato de treino nestes dias. Não há desculpa.
Amanhã vou, faça chuva ou faça sol.

Tenho anotado tudo o que como, apesar de ter preguiça e falta de tempo para postar no blog que criei para o efeito. Tenho de recomeçar. Já estou a apontar o que como hoje, mais logo publico. Já detectei umas falhas básicas, tipo fatia de queijo fora de hora. Adoro queijo. Se calhar devia fazer terapia, sou queijólatra.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O fiasco da picanha

E estava eu tão entusiasmada para ir comer a tal picanha e afinal... uma porcaria!
Tinham-me dito que no tal restaurante se comia muito bem por um bom preço e lá fomos. Tinha duas opções: buffet ou menu. Comecei logo a achar esquisito, o preço do buffet era muito baixo tendo em conta a quantidade de comida que disponibilizava. Se é comida muito barata, desconfio logo!

Bom, lá pedimos a picanha, que era menu e de quantidade limitada. Primeira surpresa: não tinham farofa, estava esgotada. Restaurante brasileiro sem farofa??? Também não tinham cerveja preta fresca, alguém se tinha esquecido de as pôr no frigorífico. Ponto a meu favor: bebi água.

A comida lá chegou, o feijão estava óptimo - alguma coisa tinha de sair bem - mas a carne estava muito passada. Isto depois de eu ter pedido mal passada. O arroz estava razoável, mas...

O restaurante é de um casal, ela portuguesa, ele brasileiro. O fulano cirandava à volta dos clientes brasileiros e não nos passava cartão. Como fui a única a não querer sobremesa, nem se deu ao trabalho de tirar o meu prato da mesa. Ah, e as travessas lá ao lado... Teve que vir a esposa retirar a tralha da mesa, ele estava ocupado a discutir o Flamengo.

Olhem, irritei-me tanto! Não é que eu precise de tratamento VIP, mas há regras de bem servir que qualquer restaurante baratinho cumpre. Nunca vi ninguém comer a sobremesa com as travessas da comida ao lado! Depois, ter que pedir o café segunda vez e ouvir um "o vosso café? nunca mais lembrei, não". Na maior, tipo, isto é tudo nosso. Lá foi mais uma vez a esposa corrigir o erro dele e desfazer-se em desculpas. O gajo tratava-a claramente como se ela fosse uma empregadita, com a obrigação de fazer o que ele não queria. Este tipo de homenzinho mexe-me com os nervos.

O preço foi realmente baixo: 6 euros pela minha parte da picanha, uma água e um café. Mas fiquei com a sensação que paguei demais à conta da pilha de nervos que me meteu estar lá!

Próximo sábado volto à "minha" pizzaria, pode ser mais caro mas vale a pena, as pizzas são deliciosas ( e pequenas...) e o atendimento é quase o de um restaurante de luxo.

Eu sei que isto parece mesquinho da minha parte, mas a verdade é que almoço e janto sozinha durante a semana. Ao sábado à noite e ao almoço de domingo tenho companhia e acho esse tempo é demasiado precioso para o passar irritada por ter de estar constantemente a acenar ao empregado para pedir um simples café...

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Típico dia de TPM

Hoje acordei com fome, muita fome. Mas não era fome de cereais, pão ou fruta. Era fome de doce, especialmente chocolate. Tentei evitar como pude mas fui a uma ervanária e vi lá umas barrinhas supostamente dietéticas com sabor a chocolate. São umas da Slimbel, não sei se conhecem.
Lá fui trincando aquilo durante a manhã e não comi a minha fruta, armada em gulosa. Bom... aquilo caiu-me no estômago tipo argamassa, fiquei super cheia e desatei a beber água desalmadamente para tentar tirar aquilo do corpo. (Ok, eu sei que as coisas não funcionam assim, mas...)
Resumindo: almocei metade do que devia comer porque ainda estava cheia e, para cúmulo, passei a tarde a sentir picadas na zona do fígado. Para piorar a coisa, tive uma tarde de fome estúpida porque tinha almoçado mal. E claro, comi o que não devia: 4 bolachas de água e sal e 2 maçãs fora do meu esquema.
Não é muito? Pode até ser que não, mas só comi isto porque estava fechada na loja e não trago para aqui porcarias. Estivesse eu em casa e teria assaltado frigorífico e armários.
No fundo isto só veio provar uma coisa que já sei há muito: o meu corpo não se dá particularmente bem com alimentos super processados. Barras energéticas, refrigerantes, batidos dietéticos, comidas pré cozinhadas... dá asneira e eu já o devia saber.
O ridículo disto tudo é que só comprei a tal barra porque tive medo de comprar chocolate verdadeiro, mesmo a versão light, tipo o da Canderel. Porquê? Porque só fazem barras de 100 gr e seria demasiado tentador ter chocolate por perto em pleno TPM.
Porque raio não fazem tabletes de chocolate light pequeninas como há do chocolate normal em qualquer quiosque???
Outra coisa: amanhã vou comer picanha. A farofa tem muitas calorias? Que quantidade de arroz e feijão poderei comer sem comprometer demais a dieta? Linguíça e essas coisas nem toco, só mesmo na carne, claro. Alguma brasuca aí tem ideia das calorias contidas neste pecado?

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sopa de legumes para principiantes

Tou farta de meninas que dizem que não comem sopa porque não sabem fazer. Isso acabou-se!

Material:
- panela de pressão
- varinha mágica

Preparação:

Passo 1
Os ingredientes

Meter na panela cebola, alho francês, nabo, chuchu, cenoura, couve, tomate... o que houver no frigorífico. Atenção que não vale pôr presunto e depois dizer "ah pois, mas estava no frigorífico, pensei que podia..."

Passo 2
Decidir a cor da sopa.

Verde? basta pôr umas couves extra, uns espinafres..
Cor de Laranja? meter uma cenoura e um tomate extra.
Bege? equilibrar as cores do que espetou para dentro da panela.
Outras cores? mas vocês querem cozinhar ou ter aulas de arte? não me lixem!

Passo 3
Fazer a sopa propriamente dita

Pôr água na panela até aí mais ou menos 2 ou 3 cms acima do nível da erva, digo, dos legumes.
Pôr sal. Pouco, afinal não queremos reter líquidos, certo?
Tapar a panela muito bem, ligar o fogão e esperar que ferva.
(Está a ferver quando aquele apita parvo começa a fazer "psss psss" e a deitar vapor. Se estiverem para aí viradas, aproveitem para fazer uma limpeza de pele.)
Pôr no mínimo. (o fogão, claro!)
Esperar uns 20 minutos e desligar. Tirar o apito da panela e deixar que todo o vapor saia. Abrir a panela. Pelo amor da santinha, não abram a panela ainda com vapor!

Passo 4
Terminar a sopa

Passar tudo com a varinha mágica. Verificar a consistência, acrescentar água se necessário.
Voltar a pôr ao lume. Se acrescentaram água, deixem ferver novamente, depois é só pôr uma colher de sopa de azeite e mexer.

Bom, isto também serve de base para sopas mais elaboradas, mas tenho mais que fazer hoje. Inté!




Adenda - onde escrevi "10 min" deveria ser "20 min". Os dez minutos é apenas quando esta sopa simples serve de base para outras mais completas.



Para as brasucas de serviço, isto é uma varinha mágica :))




quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A minha história

está hoje no blog do Desafio Entrar nos Eixos.

Para o caso de alguém se importar! lol

74

Hoje pesei-me para avaliar os danos do fim de semana e... surpresa! Menos meio kilo! 74!!!


Comecei a registar semanalmente o meu peso e estou a aperceber-me de um padrão: estou cerca de duas semanas sem alterações, mesmo tendo muita atenção ao que como. Depois, de repente, perco um kilo em cerca de cinco dias. Isto acontece a mais alguém por aí?


Agora sei que até ao fim do mês vou andar empancada nos 74... mas saber isto dá-me mais força, pois sei que voltarei a ter uma surpresa boa...


Gostaria também de dizer que esta comunidade tem sido de grande importância para mim, ter encontrado pessoas com o mesmo problema que eu e deixar de me sentir um extraterrestre...

Quando leio os blogs da Beth, Gordinha, , Ximi, Crazy Cat (e tenho a certeza de me estar a esquecer de tantos outros!) sinto-me inspirada a continuar a minha dieta e, mais importante ainda, a recuperação do meu corpo saudável. Também elas tiveram que mudar radicalmente hábitos, tropeçaram na dieta, voltaram a levantar-se... e aí estão, verdadeiras vencedoras!

Nenhuma delas é uma super mulher, mas conseguiram grandes vitórias. Não foi fácil.

Mas é precisamente por não lhes ter sido fácil que me inspiram! Precisamos de exemplos de mulheres reais para sentir que apesar de não ser fácil é possível.

É possível e está ao meu alcance. And I'm feeling good...

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Isto hoje...

foi um dia para esquecer! O meu pc está armado em parvo e bloqueia nos blogs com música. Além disso, tive que fazer uma encomenda via net. O site é francês mas enviam-me os mails em inglês. Como penso em português, estive ali a lutar com as três línguas no raio do site, porque a dada altura já misturava tudo... lol...
Mas vou ter coisas giras e com bons preços, espero que tudo corra bem. Até porque já paguei!

Lá fui lendo os blogs do costume, mas o pc hoje não estava para ajudar e não consegui comentar em vários. Amanhã será melhor!

ps - um dia (até agora) exemplar em termos de papinha :)

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Fim de Semana de exageros...

Este fim de semana foi complicado. O descalabro começou no sábado à noite: pizza e vinho tinto. Pouco de cada. Mas mesmo assim, alimentos proibidos...

No Domingo esperávamos visitas, vai daí comprámos uns croissants para eles.
Antes disso tive o almoço, bem razoável mas que decidi avacalhar com azeitonas. As azeitonas são aquelas bolinhas de gordura pura... e para sobremesa? castanhas assadas! Sim, porque há vários castanheiros junto à ciclovia onde caminho. Sou lá capaz de passar pelas castanhas e não as apanhar! Isso e nozes... tudo de borla e sem pesticidas! :)

Bom, as visitas acabaram por não poder vir e eu lá comi um dos croissants. Não me pareceu correcto deitá-los fora. Aliás, gordas não deitam nada fora, nem os restos do tacho, verdade?

Resumindo o fim de semana: vinho tinto, pizza, azeitonas, croissant. Ah! e um pãozinho de alho com paté de atum. Isto está lindo, não acham?

Hoje tou a sopinha de aipo, peixe cozido e pão integral...

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

E lá vai mais meio...

Pouquinho, eu sei, mas sair do número redondo dos 75 já é bom!
A reguinha acima não era actualizada há 15 dias... dá 250 gr por semana... isto custa mas lá se vai descendo!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Marginal



A foto acima é da marginal da Póvoa de Varzim. Pouco depois da rotunda que vêm no fundo da foto começa Vila do Conde, a cidade vizinha. É uma marginal larga, linda, limpa, iluminada e super segura de vários quilómetros. A par do passeio tem ciclovia e até se podem alugar bicicletas. Com muita pena minha, trabalho na Póvoa mas não vivo cá, logo não aproveito esta marginal tanto como gostaria.

E isto a propósito de quê, perguntam vocês...
Hoje uma vizinha de loja comentou que eu estava mais magra e perguntou o que estou a fazer. Disse-lhe que fazia dieta e uma hora de caminhada diária.
"ahh... eu dieta não posso fazer porque o meu namorado vai lá a casa jantar. E também não dá jeito andar, para onde é que eu ia?"
Esta gaja mora a uns míseros 200 metros da marginal, acreditam? Deu-me uma raiva! Quando a lembrei do facto sabem o que respondeu? "ah... mas tem vento".

Mas está tudo maluco? eu vivo numa aldeia que por acaso tem uma ciclovia sem iluminação onde ando e já acho uma sorte! Ter um local sem carros já é raro hoje em dia, quanto mais ainda bonito!
E esta gente, com uma marginal daquelas... onde já fiz caminhadas depois da meia noite sem sentir pingo de apreensão... dassss!!!

Sabem como rematou? "olhe veja lá se não emagrece muito, porque emagrecer faz ficar toda flácida". ?????? Isto vindo duma gaja que nem precisa emagrecer para ser flácida! Já abana por todo o lado porque é uma rabo sentado, mai nada! grrrrr

Só me faltava esta...

Fui comprar levedura de cerveja.. Há anos que a uso durante umas temporadas, é excelente para o cabelo e pele, que são os meus pontos fracos. Não vou aqui entrar em detalhes, uma vez que enviei a minha história para o desafio, mas adianto que devido a um problema hormonal, passei a ter cabelo e peles muito sensíveis e propensos a alergias. Volta e meia lá ando eu com os corticoides... que são uma bomba para engordar!

Mas voltando à vaca fria: lá fui comprar a dita, a pensar na queda de cabelo típica do Outono. Vai daí, a menina da ervanária...

M - Sabe que para emagrecer tem que a tomar sempre antes das refeições, não sabe?

eu - ????? Desculpe? mas isto não é levedura?

M - Sim, mas para emagrecer tem de ser tomada antes das refeições, se tomar após tem o efeito contrário, até se dá a crianças e idosos mal nutridos.

eu - ??? mas eu sempre tomei de qualquer maneira... é para o cabelo...

M - Então tome antes das refeições, não se esqueça!

Nem sei o que me aborreceu mais: se descobrir que sempre a tomei ao calhas, nunca tendo sido avisada desse pormenor, se a facilidade com que ela supôs que eu a usaria para emagrecer!

ps - Por acaso também vos enchem o saco das compras de folhetos de produtos "fantásticos" para emagecer?


pps - não me imaginem com uma pele horrorosa, eu tenho muito cuidado com ela e aparenta ser absolutamente saudável!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Chá Verde

ok, ok... rendo-me!
Hoje comecei a tomar chá verde. Estou a fazer batota porque bebo um da Lipton com um toque de jasmim. O puro ainda não consigo, acho mesmo um nojo :(

Mas tenho lido tanto parlapié acerca das vantagens deste chá... lá vai ter de ser!

Upgrade: Muffin, vi agorinha o chá de que falas! O que tenho lá em casa é outro, é uma caixinha. Mas valha-me a santa: desde quando é que um chá precisa ter no rótulo que é light??? isso é mesmo marketing apanha gordas! O chá nunca engordou ninguém, não existe chá light! good grief!

Ansiedade e fome

Ontem tive um ataque de fome terrível à noite. Até uma fatia de pão com marmelada comi. E duas lasquinhas de bacon. E dois quadrados de chocolate amargo.
Hoje de manhã, tive que me segurar dentro da loja para não ir à rua fazer disparates.

Ontem pensei "tenho que ligar ao fornecedor". Passei a manhã a reunir coragem para ligar ao fornecedor e pedir-lhe para adiar por 8 dias um cheque.

Liguei acerca de meia hora. Não houve problema ele vai adiar na boa. Respirei fundo de alívio.

Onde está a fome que há uma hora atrás me consumia? Não sei, a sério que não sei.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Da roupa



A foto não ajuda muito... mas foi melhor que consegui.

Uma amiga não acredita que eu tenha 75 kilos. Acha que tenho muito menos, no máximo dos máximos 70. Eu acredito que isso tem a ver com a forma como me visto.
Um exemplo? Como sou de gorda estilo “maçã”, o meu excesso de peso concentra-se no abdómen e costas. As mamas sempre foram granditas, não entram em conta.
O que faço? Uso calças brancas, beges, gangas claras, saias floridas…. E camisolas de uma só cor (90% dos casos…) e sempre mais escuras. Se eu vestisse uma túnica branca com umas calças pretas, era o descalabro total! Iria parecer um fantasma obeso com pernas de moribundo, no mínimo!

Outros truques:
- uso decotes, mesmo no Inverno. Se for preciso, uso uma echarpe. Só mesmo quando está muito frio é que uso golas altas. Porquê? Tenho o pescoço curto e gordinho. Se o tapo, fico atarracada e com mamas enormes. (atenção, são decotes decentes, nada até ao umbigo, tá? Como se eu fosse capaz de mostrar o umbigo ao maralhal…lol)

- uso o tamanho acima. Confusas? É que eu odeio, mas odeio mesmo o look “gorda a rebentar pelas costuras”. Acho horrível. Assim, sempre que visto uma camisola na loja e ela parece ficar bem, faço uns test drive. Como? Sento-me. Aparecem pneus que não se vêm quando estou de pé? Não serve. Passem aí o xxl, a ver se me importo. Está bem à frente mas notam-se as regueifas das costas? Ok, uso o tamanho acima.
Com as calças faço a mesma coisa. Sento-me, dou uns saltos… e nunca, mas mesmo nunca compro umas calças que me estrangulem o pneu. (E acreditem que o meu faz concorrência ao da Michellin! )

Nunca compro roupa mais pequena como incentivo a emagrecer para ficar melhor. Ou antes, se comprar, espero até emagrecer mesmo para a usar. Hoje comprei duas camisolas de algodão larguinhas e lindas. O tamanho abaixo até me servia… mas os pneuzinhos apareciam. E aquela banha ranhosa logo abaixo dos sovacos nas costas, sabem como é? Nojentaaaaa…. O que fiz foi comprar roupa económica, já que planeio que ela me deixe de ficar bem aí até Janeiro…

Conheço mulheres mais leves que eu 10 kilos que parecem pesar o mesmo que eu. Porquê? Porque insistem em vestir roupa rés-vés Campo de Ourique. Aparecem regueifas por todo o lado, sentam-se no café e é só banha a sair das calças de cintura descida, a camisola sobe e não tapa a barriga cheia de celulite… uma tristeza! Como diz uma amiga minha brasileira “ó gentinha sem noção”!

Ahhh… ainda bem que sou gorda…. Fosse eu magra e seria estrangulada por escrever isto… eheheh... mas... é verdade ou não?» a roupa justa não é o pior que uma gorda pode usar?

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Sopa mata fome de gajas desesperadas

Ingredientes:
- água
- cebola
- lentilhas cor de laranja
- sal qb
- 1 colher de sobremesa de azeite

Preparação:
Pôr água numa panela. Picar lá para dentro uma cebola, juntar o azeite e o sal.
Deixar ferver 5 minutos. Pôr um punhado de lentilhas. Deixar ferver mais cinco minutos. Tá feita.

Ricas em proteínas e outras coisas, as lentilhas fazem esta sopa/canja deliciosa, que me deixa satisfeita e sem fome. Excelente para comer à noite para evitar apetites pouco recomendáveis.

Agora venham-me dizer ai e tal não tenho tempo para fazer sopa e tal...

ps - nesta receita estou a partir do princípio que sabem que para fazer sopa é preciso ligar o fogão! :P

sábado, 6 de outubro de 2007

Ainda a lingerie...

Adoro lingerie sexy. Não é que eu não tenha cuecas de algodão básicas, mas nada se compara ao prazer de vestir algo lindo junto à minha pele. Defeito de fabrico, a minha mãe sempre me ensinou que usar lingerie bonita e de boa qualidade é uma questão de respeito pelo nosso corpo.
Compro jeans baratas, arranjo t-shirts económicas, mas nunca compro um soutien sem comprar as cuequinhas a condizer. A não ser quando se trata de um soutien de desporto ou assim..

Tenho robes e camisas de cetim, pijaminhas de renda. Odeio dormir com pijamas que a minha avó usaria.

Motivação: gostar de mim. Aviso já que neste momento nem namorado tenho, logo não se trata de "fase de enamoramento". Adoro andar de jeans e t-shirt e saber que por baixo tenho roupa sexy. (sem falar nos efeitos surpresa que já causei... ihihi)

Ao ver que havia tanta dificuldade em arranjar números um pouco maiores, resolvi tê-los na minha loja. As reacções não poderiam ser mais díspares: ou amam e compram sem sequer olhar para o preço (já tive uma que desatou a chorar de felicidade no provador por ter algo lindo que lhe ficasse bem) ou ficam totalmente indiferentes, dizendo "eu não tenho corpo para usar coisas bonitas". Ainda que essas coisas tenham sido feitas para mulheres grandes.

"A mim nada fica bem". Uma camisa simples de cetim não fica bem??? E uma de algodão básica, com botõezinhos no decote e rosinhas bordadas, já fica???? Disse e repito: não entro dentro de um pijama ou camisa de noite que a minha avó fosse capaz de usar. E porque se infantilizam usando sistematicamente lingerie juvenil? Bem, eu adoro a Kitty e a Betty Boop, por exemplo, mas não seria capaz de usar essas coisas numa base diária. Não que use sempre rendas, gosto muito de estampados, por exemplo. E adoro algodão pela sua frescura, mas procuro sempre um detalhe bonito e elegante.

E olhem que eu estou longe de aceitar o meu corpo gordo. Odeio. Mais ainda odeio mais olhar para o espelho e ver um corpo gordo e mal vestido.
É como o bikini. Eu uso bikini na praia. Eu detesto o meu pneu, mas ainda detesto mais ter os braços e as pernas morenos e uma imensa barriga branca, a armar ao Moby Dick. Quem não quiser que não olhe. Se a praia for sossegada, até topless faço. Que se lixe a opinião dos outros, adoro sentir o sol na pele...

Não consigo compreender que se gastem balúrdios em jeans de marca, carteiras, camisolas e por baixo se ande em "serviços mínimos".

Ah... o que eu quero emagrecer para voltar a usar o meu conjuntinho das papoilas estampadas!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ora bem...

Estava a tornar-me demasiado confiante, de modo que o melhor é voltar a escrever tudo o que como. Já me estava a esticar com o "pãozinho"...


Pois, voltei a anotar tudo no blog do lado...

Um aparte...







Quando abri a minha loja de lingerie, certifiquei-me que iria ter coisas bonitas e sexy em tamanhos grandes.
Quase 3 anos volvidos, ainda tenho alguns dos artigos da primeira encomenda. Peças lindíssimas foram vendidas em saldo sem lucro, só para realizar dinheiro.
Hoje estou a fazer uma encomenda de lingerie americana e não vou comprar nada superior ao L, no máximo.

Porque é que as mulheres gordas raramente compram lingerie sexy? Será pela esperança de emagrecer e de não quererem gastar dinheiro em coisas que deixarão de servir?

Aceitam-se sugestões!


UPDATE - inseri fotos de dois modelos para que vejam do que estou a falar. Não me digam que mesmo redondinhas não ficam lindas????

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ai, ai...

Andava eu aqui tão contentinha com os meus progressos...
Ontem e hoje não me foi possível caminhar, tive que sair cedo de casa para ir a fornecedores. Estou a receber coisas novas e o trabalho acumula-se (para variar dos dias em que nada de especial se faz!)
Ainda por cima, dei por mim "distraidamente" a comer pãozinho.
Qual é o meu problema com o pão???

Hoje (à tarde, claro!) já estou a vigiar melhor a coisa. Amanhã volto para as caminhadas. E como de manhã vou renovar a montra, vou andar a mexer-me a manhã toda. (E a dizer palavrões de mim para mim...)
Sexta está quase aí e eu a comer broa de milho. Ganda lorpa, é o que é!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Meio Desafio - Balanço

Bom, o Entrar nos Eixos vai a meio e so far, so good. Já perdi metade dos quilos a que me propus no início. Se no dia 1 de Novembro estiver com 73 kilos, estarei muito feliz. Se calhar 2 kilos por mês não parecem nada de jeito, mas para mim será excelente. Se mantiver este ritmo, na próxima Primavera poderei usar muitas das minhas roupas guardadas...

Se calhar é um objectivo modesto, especialmente quando o compararmos com ninas que perdem 15 kilos em 2 meses... mas é o meu objectivo e espero conseguir manter-me "nos eixos"!