Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sábado, 30 de agosto de 2008

Pesagem e balanços



Serve o presente post para informar que os esforço, a persistência e a boca fechada dão resultados.

Resumindo: esta semana perdi 1.200kg. Isso mesmo, passei à casa dos 67 e estou com 67.800.


Se estou contente? em parte.

Estive no bom caminho até ao dia 16, quando a balança marcou 68.20. Aí, fui tomada de euforia e comi um hamburguer que me deu cabo do estômago e da pele. Depois ataquei um pedaço monumental de broa de milho com manteiga.

Quando a ventoinha do computar pifou, comi meio pacote de bolachas nessa tarde enquanto olhava para ele. (Toda a gente sabe que se comermos enquanto olhamos fixamente para um computador, ele conserta-se sozinho, certo?)

Tenho também memória de uns pistaches bem salgados, absolutamente geniais. E depois o aniversário do pai, uma balda absoluta. No dia seguinte já tinha 69 quilos e claro, culpei o açúcar e o álcool do dia anterior.


Até poderia ter sido... mas não foi. Olhando racionalmente para as minhas anotações, a verdade é que passei a semana toda a fazer concessões e asneira grossa. Tudo muito direitinho e de repente... zás, uma asneira que compromete todo o esforço do dia.

Tive mesmo que fazer um esforço para perder aquelas 800 gr extra. E fiz tudo tão direitinho, que ainda perdi mais 400 gr. 1.200 numa semana são um recorde para mim!


Hum... e porque é que não estou assim tão contente? Porque continuo da dar dois passos para a frente, um para trás. Este mês perdi apenas um quilo porque tive que andar a correr atrás das 800 gr que ganhei. Poderia já estar nos 67 certos e manter a média de um quilo por mês.


Por um lado estou feliz por fechar o mês com menos um quilo, por outro... sinto que não dei o meu melhor, que não fiz tudo o que poderia... oh well... life goes on!

ps - transformei o meu antigo blog de registo alimentar num blog com as receitas que aqui costumo postar. Fica mais arrumadinho e fácil de consultar. O link está ali ao lado onde diz "Papoila na cozinha" :)))

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Uma sopa e 12 boas razões para a comer



Recebi aí uns pedidos de esclarecimentos acerca de substituições de legumes e outras dúvidas acerca de sopas. Convém dizer que nunca faço uma sopa igual porque não sigo receitas, sigo o instinto ou, mais prosaicamente, uso o que tenho no frigorífico. A regra é não ter medo de experimentar. Durante anos, a sopa foi um "parente pobre" da culinária, algo que se comia quando não havia nada "melhor". Agora, que a obesidade se tornou um problema grave na nossa sociedade, o papel da velha sopa está a ser recuperado.

Agora até há uma Confraria da Sopa, onde podem encontrar as vantagens de comer sopa (nomeadamente em dietas), receitas, entre outras coisas. O único senão é que o site não é lá muito jeitoso para navegar e tem coraçõezinhos, fadas Sininho e outras infantilidades lá pelo meio, o que para uma “anti-glitter” do meu calibre, é profundamente irritante. Creio também que lhe retira um pouco de seriedade…Ainda assim, vale a visita, especialmente para quem não percebe nada de sopa, não está a habituado a comer e/ou cozinhar, precisa de um “empurrão” para dar oportunidade a este prato.

Agora chega de conversa, aqui vai a minha sopa de ontem à noite (que também será do almoço de hoje):

Ingredientes:
1 cebola grande
1 alho francês
1 fatia de abóbora (não sei o nome, são umas redondas e muito laranjas por dentro)
Espinafres
Azeite
Sal

Preparação:
Cozer a cebola, o alho francês e a abóbora na panela de pressão por cinco minutos. Desfazer em creme com a varinha mágica, adicionar água conforme a consistência pretendida e uma pitada de sal.
Levar novamente ao lume, deixar levantar fervura e adicionar os espinafres e uma colher de sopa de azeite. Deixar cozer durante cinco minutos. Tá pronta!


De qualquer modo, aqui ficam as vantagens da sopa:

1. É de fácil digestão
2. É saciante
3. É reguladora do apetite
4. Oferece uma grande riqueza de vitaminas e minerais
5. Tem uma grande quantidade de fibras
6. Fornece muitas substâncias antioxidantes e protectoras
7. Não gera substâncias carcinogénicas
8. Geralmente apresenta um baixo valor calórico
9. Previne a obesidade
10. É importante para o bom funcionamento intestinal
11. É reguladora dos níveis de colesterol
12. Equilibra dietas desequilibradas


Sejam honestas: dá assim tanto trabalho??? Eu nunca congelei sopa, acho estranhíssimo porque é uma coisa tão fácil e rápida de fazer que, honestamente, não vejo vantagens em comer congelado o que posso comer fresco. Comecem por coisas fáceis, nada de sopas tradicionais muito elaboradas. Vinte a trina minutos são mais do que suficientes para fazer uma sopa óptima e super saudável!


Ps – momento “mete-nojo”: desta sopa só comprei o sal e o azeite, o resto desencantei na horta do papi!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Pesar-se diariamente


Eu peso-me diariamente.
Escolhi um dia da semana (sábado) para pesagens oficiais e considero as outras pesagens como referências. Referências de quê? Da água ingerida, de novos alimentos, de excesso de outros, do funcionamento dos intestinos, do exercício físico… essas coisas.

Não há aqui paranóia minha, não caio pró lado de horror cada vez que a balança me “devolve” peso. Faço é um esforço para perceber se é uma variação normal (ciclo hormonal, por exemplo), retenção de líquido (sinal de pouca água ingerida, geralmente acompanhada por dores na barriga da perna…), intestinos preguiçosos (verificar a fibra ingerida…) ou se pura e simplesmente me baldei e comi alimentos ricos em gordura, açúcar ou sal, todos eles engordativos e causadores de inchaço, má digestão e retenção de líquidos. Também já percebi que quando durmo menos horas acordo mais pesada do que no dia anterior, sem que isso signifique asneira na dieta.

Antigamente, fugia de balanças. Sempre que notava a roupa mais apertada, tomava acções drásticas (leia-se dieta rigorosa e desequilibrada). NÃO ME PESAVA. Aliás, deixava para depois, tipo “vou ter cuidado uns dias, perder isto e depois peso-me, este peso não é real”. Ohhhh, simmmmmm…..

Tinha até a desculpa perfeita: “não tenho balança em casa”. Farmácias? Ah, mas aí tinha que me pesar vestida e calçada, logo esse peso também não contava. Gorda decidida a ignorar uma balança é de uma capacidade inventiva impressionante. Quanta imaginação!

Não sei até que ponto pesar-se diariamente pode ser positivo para alguém que esteja a iniciar uma dieta, eu não o fiz porque tinha uma analógica, incapaz de mostrar diferenças menores que 500 gramas.
Mas para quem está já consciente que perder peso não é um percurso linear, aceitar que há perdas e ganhos de peso durante o processo, aí sim, creio que pode ser uma mais valia.

De qualquer modo, enfrentar o nosso peso real e não uma “estimativa”, feita a partir da roupa que vestimos, é essencial. É desagradável? Muuuiittttoooo. Ver “preto no branco” um número bem redondo, perceber que estamos a mandar para o lixo o bom aspecto, a saúde… acima de tudo, sentimo-nos burras. Eu senti-me uma perfeita idiota quando compreendi a extensão desastrosa do meu “deixa andar”. Do meu “logo que a vida estabilize, penso melhor nisso”. Do “tanto problema sério para resolver, isto fica para depois, para quando tiver cabeça para pensar nisso”.

Alto lá… só temos um corpo! Sem um corpo em boas condições, como poderemos enfrentar desafios?
Um exemplo prático? Se eu não tivesse agilidade e rapidez de movimentos para saltar da bicicleta durante as minhas tentativas, quantas vezes já teria ido ao chão? Se eu pesasse 100 quilos e não fizesse exercício, poderia encarar aprender a andar de bicicleta com tão tanta certeza de não me magoar?

Agora que o Verão está a acabar (se bem que cá em cima, a bem dizer, nem chegou a começar…. Não tenho memória de verão mais ranhoso que este…), algumas meninas vão desaparecer porque não cumpriram o objectivo de emagrecer e ficar linda e fabulosa até ao verão. Outras, assustadas com as fotos de verão irão iniciar ou reactivar blogs com a esperança de chegar ao Ano Novo com um corpo magro e lindo, daqueles que ficam bem em vestidinhos. Estou aqui há um ano e já deu para perceber esse padrão…


Mas o nosso corpo, o nosso bem-estar, a nossa saúde não pode ser cíclica.

Então… vamos lá a recomeçar a planear, a corrigir os erros que minam os nossos esforços!

E vocês? Como é a vossa relação com a balança?

ps - a balança já acusa 68.4, mas só actualizarei a régua sábado. Se é assim para as subidas, também tem de ser assim para as descidas. Tem que haver coerência, carago!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sopa leve e fresca


A pedido de algumas meninas, que disseram não terem jeito para fazer sopa, aqui vai uma receita fácil e rápida, excelente para o Verão.

1 tomate
1 alho francês
1 cebola grande
1 couve-flor
1 fatia de abóbora
E outras coisas que tenham lá no frigorífico, vale tudo menos batata e cenoura, que têm Índices Glicémicos altíssimos.

Meter na panela de pressão com pouca água (basta cobrir os vegetais), quando começar a ferver, baixar para o mínimo e deixar ferver uns dez minutos.
Abrir a panela (depois de terem tirado o apito e todo o vapor ter sido expulso, não esquecer!), ralar os legumes com a varinha mágica, adicionar sal, uma colher de azeite e água, que deve ser adicionada tendo em conta a consistência pretendida. Tapar a panela deixando uma abertura e deixar ferver mais uns 10 minutos. Está pronta!

Sugestões
- dependendo da cor pretendida, adicionar mais ou menos tomate, brócolos, courgette, chuchu, aipo….
- para ficar uma sopa líquida perfeita, daquelas que se bebem em canecas, convém tirar a pele aos tomates ou passá-la por um coador.
- em vez da varinha, dá para usar o liquidificador… mas só a trabalheira de o lavar…
- juntar feijão verde cortado na diagonal quando se junta o sal, azeite e água: fica deliciosa e linda.
- usar água previamente aquecida nessa altura, poupa uns cinco a dez minutos!
- para quem não está de dieta, basta juntar uns croutons e já está!
- quente também é muito boa no Inverno!


Agora outras novidades: o peso já está a baixar, vamos lá ver como estarei no próximo sábado.
Já andei uns dez metros de bicicleta em linha recta! Infelizmente, estava a ir bem depressa (para o meu gosto, claro!) e decidi travar. Foi nessa altura que percebi que não tinha mesmo decorado qual era o travão da roda da frente nem da de trás… resumindo: pés ao chão e um pulo digno das olimpíadas! Aliás, devo dizer que no departamento “saltar rapidamente sem cair”, a minha auto-estima está óptima!

Agora: porque raio só consigo andar em círculos???? Faço um figureta lamentável, sempre aos círculos… alguma sugestão?

sábado, 23 de agosto de 2008

Pesagem e balanço semanal

Este balanço está complicado: aumentei o peso esta semana. Ontem tinha 68.5, mais 200 gr que na semana passada. Passei a semana a oscilar entre 68.2 (pois, tinha emagrecido!) e os 68.5.
Mas hoje... hoje a coisa tá brutal: uns fantásticos 69!
Tenho cá para mim que este resultado tem tudo a ver com a jantar de aniversário do papi ontem à noite, onde, confesso já, comi muito mais que o habitual. Para além de ter comido carne (coisa rara à noite), comi arroz, bebi vinho, comi tarte de maçã (o meu bolo favorito), pão de , e bebi um magnífico Murganheira Bruto de reserva. Raramente bebo, mas quando o faço... é com qualidade!

Escusado será dizer que passei a noite a beber água de carvalhelhos, numa tentativa desesperada de aliviar o desconforto. Hoje tinha a pele a escamar e lábios ultra-secos, logo... foi asneira pesada! A minha pele é muito sensível a alterações na alimentação, serve-me muitas vezes de guia para aquilo que posso ou não ingerir.

Hoje já estou a fazer tudo certinho e segunda-feira vou pesar-me novamente para conferir se foi engorda verdadeira ou reacção ao banquete. A ver vamos!

Exercício: muito pouco. Caminhada na segunda, na terça fiquei na cama com medo do mundo, na quarta tive aula de pilates à noite, na quinta tive bastantes dores no pé e não fui caminhar. Sexta? adormeci mesmo!
Hoje não fui caminhar de manhã mas conto remediar a situação no final do dia. Amanhã também irei caminhar bem cedo.

Foi uma semana complicada a vários níveis, mas espero que a próxima marque o retorno ao bom caminho.

E agora vou ali alterar a montra e limpar a loja, que isto de ficar encolhida a pensar na vida não leva a lado nenhum!

Não vou deitar tudo a perder, garanto!

Beijos e divirtam-se no fim de semana!


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Post atrasado - temos ouro!




Como assim, não acreditam que o meu interesse pelo rapaz seja puramente desportivo???
O Nelsinho é um grande atleta, carago!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

The show must go on



Pronto. Acabou-se a cena à la Dama das Camélias. Hoje já acordei bem, pronta para enfrentar tudo. Quer dizer... não lá muito pronta, mas assim mais... arranjadinha!


Queria agradecer à pelo mail, à Flávia e à por terem aturado o meu humor depressivo no msn, e às ninas que comentaram o meu último post, foi muito importante sentir tanto carinho desse lado.



But enough is enough e eu não tenho lá grande jeito para alma torturada nem para fazer concorrência às correntes góticas. No fundo, no fundo, não passo duma parola que gosta de sol e riso. Como costumo dizer a um grande amigo "não tenho densidade psicológica para dramas".
A sério, cansam-me.



Isto não quer dizer que não bata no fundo do poço muitas vezes. Isso é que era bom! Bato e não é raro. Mas lá está: não tenho paciência para me aturar, quanto mais esperar que os outros a tenham comigo.



E tudo isto começou com um hamburguer, acreditem ou não!


No sábado fui para o Porto passear com uma grande velha amiga que vive na Madeira. (conhecemo-nos há 30 anos, mais mês, menos mês). Acabámos por almoçar no Mac com os meus amigos que vivem em Lisboa, mas estavam cá em cima. Muita conversa, muito riso, muito boa disposição. Então, o que é que correu mal?
Nada. Simplesmente, dei conta da falta que estas pessoas me fazem no dia a dia. Senti falta de uma outra amiga que vive na África do Sul. De repente, percebi o quanto a minha vida social - e emocional - foi alterada nos últimos dois anos. As pessoas mais chegadas, aquelas com quem mais me identifico, seguiram rumos profissionais e pessoais bem longe. A mais perto está a 370 kms!
Não que eu não tenha outras pessoas com quem tomar um café, ver montras, essas coisas. Ter, tenho. Mas não é o mesmo. Falta-me aquele olhar rápido de partilha de uma piada, por exemplo. Não precisar explicar gostos, paranóias, manias. Podermos gozar com as "misérias" umas das outras, essas coisas.

Na segunda-feira, já estava tristonha e a ventoinha foi o golpe final. Analisando friamente, nada na minha situação financeira e profissional se alterou durante o fim-de-semana. E e ventoinha nem sequer é uma peça cara, desde que seja a do processador. Aliás, se for mesmo a do processador, sou até gaja para a trocar!
Mas ontem acordei armada em Calimero! É claro que continuo a ter problemas graves para resolver, decisões complicadas a tomar. Mas ficar na cama de manhã em vez de ir caminhar não me fará bem nenhum. (sem falar que a celulite adoraaaa dorminhocas depressivas!).
Assim sendo, tomei algumas decisões:
  1. Abrir o pc logo que encontre a minha pastinha das ferramentas. Pelo ar atrapalhado dele, suspeito que o esfafermo do meu pai a tenha usado e não faça a mínima ideia do seu paradeiro. Ele sabe que está proíbido de brincar com as minhas ferramentas!
  2. Cancelar algumas encomendas feitas.
  3. Tentar negociar mensalidade do terminal de MB. (bom... resultou com a internet/telefone! saquei um desconto de 22.50 € ontem)
  4. Reorganizar a minha rede pessoal, se possível, conhecer novas pessoas, alargar os horizontes.
  5. Aprender a andar de bicicleta! Não tenho tido tempo para treinar, mas tenho de o fazer antes do Inverno.
  6. Fazer a vontade à minha mãe e lavar o carro.

E por agora é tudo! Acima de tudo: não voltar a comer broa de milho com manteiga, só porque a vida não me está a correr bem. Como se comer aquilo e engordar me fosse ajudar!

Beijos mil e muito obrigada a todas pelo carinho e paciência!

ps - Não, Crista, não me esqueci de ti, lindolas! Mas quando falámos ao telefone eu já tava animadita e não tiveste direito ao meu número de "ó pra mim que sou uma vítima da sociedade", ihihih

pps - este pc continua lento na internet :(((

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Do cansaço



Hoje não fui caminhar, não me consegui levantar, tamanha a angústia. Fiquei ali quieta, a ignorar o dia, como se ficar na cama impedisse o dia de continuar, as coisas de acontecerem, os problemas de se amontoarem.

Já eram 8h quando finalmente me obriguei a pôr os pés fora da cama, a preparar o almoço e lanches, a tomar banho, a lavar os dentes.

Ontem o meu pc deu sinal de ter problemas com a ventoinha, desliguei-o logo antes que queimasse a fonte de alimentação ou algo do género. Usei este pc, cuja internet é à velocidade de uma tartaruga lesionada. Não consegui visitar quase ninguém, não consegui comentar, não consegui fazer parte do meu trabalho, já q este pc é de um ponto de venda e nem tem o word ou o excel.

Estou cansada, muito cansada de tanto problema financeiro, de ver a vida a andar para trás aos 37 anos. Tenho compromissos e contratos que preciso honrar até Dezembro deste ano. A seguir? talvez feche a loja e procure outro sonho.

Quase desatei a chorar à conta da ventoinha. Eu sei que nem é uma peça cara... mas não a sei escolher nem instalar. E um técnico tem de ser pago... e a renda, o condomínio, as comunicações, a electricidade, os impostos, a segurança social... Eu tinha tudo mais ao menos controlado desde que não surgissem imprevistos. Claro que já surgiram.. e alguns bem dispendiosos. E agora a ventoinha do único pc onde tenho acesso à internet? Além de tesa, ainda tenho que ficar isolada?

O meu pai faz 70 anos sexta-feira e nem tenho dinheiro para lhe dar uma prenda decente. Ah.. já sei que o que conta é a intenção e tretas afins... mas não é! Eu gosto de dar prendas bonitas, que tenham a ver com a pessoa, com os seus gostos e não coisinhas limitadas pelo meu orçamento. Tenho saudades de ter dinheiro para fazer férias a valer e poder levar a minha irmã a reboque e pagar-lhe tudo. Saudades de oferecer carteiras lindas e jóias à minha mãe. De sair de casa sem saber onde ia dormir... de estar com a neura e ir desanuviar para a Serra da Estrela, no meio da neve... de comprar um livro sem olhar sequer para o preço.

Admito: odeio viver assim limitada. E odeio ainda mais o meu pc por me ter pregado esta partida, logo este mês. Sei lá, de qualquer modo vou tentar arranjar uma ligação à internet mais económica, esta já está a sair das minhas possibilidades.
Perdoem-me o desabafo. Mas estou tão cansada de fazer boa cara na loja e chegar a casa e ter de continuar a fingir que nada se passa para não preocupar ainda mais os meus pais.

Estou cansada, muito cansada. Volto logo que possa.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Pesagem e outras coisas

Eu tinha estipulado a actualização do peso no blog para os sábados, mas como amanhã é feriado, vou aproveitar e fazer um fim-de-semana prolongado. Aqui a tesa não tem internet em casa (não posso pagar em dois sítios!), assim, só voltarei na próxima segunda-feira. Para quem trabalha seis dias por semana e sem férias superiores a uma semana há quatro anos, a perspectiva de três dias seguidos de liberdade é… priceless!

Mas vamos ao que interessa:
No sábado passado pesava 68.9. Hoje, quinta-feira, peso 68.3. Para ser sincera, espero ver um 68 redondo no próximo sábado, dia da pesagem “oficial”. Vou esforçar-me para isso.

E aí está o busílis da questão: esforço. Eu andava ali a pastar, positivamente. Cheguei aos 70, aos 69… toda animada. Depois, comprei uma balança nova digital e descubro que afinal ainda tinha 70. Ter que emagrecer um quilo “extra” para mexer na régua desanimou-me um pouco. Não me perguntem porquê, já que não engordei, mudei foi de balança. Incrível como apesar de tudo podemos ter comportamentos perfeitamente infantis. Já passou.

Voltei a controlar a ingestão de fruta, aboli o pão e os resultados já se notam. E não apenas na balança! Este mês o meu pneu perdeu dois centímetros. Mais uma prova de que o fermento usado no pão me faz muito mal. Sinto-me animada, já que finalmente começo a ver grandes progressos na minha zona crítica.

Continuo com as caminhadas e o Pilates, a natação está em stand by porque a piscina fecha em Agosto para manutenção. Recuso-me a ir para piscinas ao ar livre sem pistas definidas e tal.
Não tenho pachorrra para aturar povo a divertir-se na piscina, confesso.
Nesse aspecto, sou uma elitista nojenta. Irrita-me andar ali a nadar e a tentar desviar-me de criancinhas barulhentas, gajos com pêlos nas costas e matrafonas que gritam de 5 em 5 minutos “Rúben, anda à mãe, olha que me vou chatear, obiste? Rúben, ó Rúben!”.
(Ando a desenvolver uma teoria acerca de putos chamados Rúben. Não vai ter conclusões simpáticas, aviso já!)

Quanto à bicicleta: já andei dois metros! Não tenho tido tempo para me dedicar ao assunto ou, pior ainda, quando tenho… chove! (Que porcaria de Verão é esta?).
Ver se estes dias melhoro a marca para… dois metros e meio! Eheheh

E agora… o meu sonho tornado realidade:



Comprei uma “pencil skirt”, que é como quem diz em português, uma saia justa abaixo do joelho. É mais ou menos como esta. Serve-me, apesar de ficar perfeita com menos um ou dois quilos. Com saltos altos fica elegantíssima!
Custou uns 15 € em saldos da Zara. A minha é o 42, o maior tamanho deles nestes modelos. Há uns anos que procurava esta saia, adoro roupa inspirada nos anos 40, 50 e 60.

E é tudo por hoje, volto segunda-feira. Vou ainda tentar pôr as visitas em dia, sei que estou em falta com muita gente.

Ps – a balança velha dá 67 quilos. E depois admiram-se que eu ainda goste dela!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Bicicleta 10 - Papoila 0

Esta beleza acima é a Guidinha, a minha bicicleta.
A rua que vêem atrás é uma das razões pelas quais nunca me interessei muito por bicicletas. Mas agora temos uma ciclovia bem plana e estou decidida a usufrui-la sem ser apenas para caminhadas.

Se a pergunta é “então, já aprendeste?”, a resposta é… “não, mas tenho muito jeito para deixar cair a bicicleta e saltar para o outro lado!”.
Parecendo que não, esta coisa de ainda não ter aterrado de fuças no chão com a Guidinha em cima tem sido animadora. Pelo menos as aulas de flexibilidade de Pilates não têm sido em vão!

Agora, estou a ser vítima de discriminação. Sério. Ando desde a escola primária a ouvir “Como assim, não sabes andar de bicicleta? Toda a gente sabe!”.
Eu até já estava habituada à coisa. Mas desde que tenho a bicicleta, a coisa piorou:
“Com essa idade é que vais aprender?”
“Vais cair e olha que já não cais como quando eras miúda”
E a minha favorita:
“Mas queres aprender a andar para emagreceres mais?”

Já para nem falar nos risinhos da vizinhança que servem de banda sonora às minhas tentativas. Aparentemente, já tenho idade para ter juízo e não me meter nestas aventuras.
Vale a alegria do Diogo (que fica encantado por poder correr atrás de coelhos…) e a paciência da mami, que diz que tenho jeito e que vou conseguir.

E vou! Nem que seja daqui a meses!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A minha nova aventura!



Não, não é uma destas!
Mas a mami ontem comprou uma bicicleta linda.
E… é desta que vou aprender a andar de bicicleta!


(se eu desaparecer não se preocupem: estarei no hospital com as pernas engessadas, ok?)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Resolução para Agosto


Ando descontente com a minha atitude. Não que tenha sido má, ou que tenha engordado. Em Julho emagreci 1.300 mas… mas estive longe de dar o meu melhor. Fiz umas quantas excepções totalmente descabidas, uma vez que nem sequer eram coisas particularmente boas.
Um exemplo? Este domingo comi pão branco com manteiga e café ao pequeno-almoço. À tarde ainda jabardei mais, acrescentando 1 mini Kit Kat (que roubei do saco de doces da avó… sério!) e diversas peças de fruta fora de horas. O jantar? Melão dividido com o papi, acompanhado de fatias de presunto. Uma delícia, claro.
(para as ninas brasileiras: aqui come-se melão com o nosso presunto – que é o vosso presunto fumado – e é uma combinação excelente!)

Engordei? Não. Mas também não emagreci, o que é o meu objectivo. Tirando este domingo meio idiota (que já foi em Agosto), os desvios têm sido mínimos. Mas estão lá! E um desvio aqui, outro ali… e percebemos, já foi um desvio e tanto!

Dei conta que estava a seguir o meu cardápio estilo “piloto automático”. Por um lado é bom: quer dizer que já interiorizamos uma série de princípios básicos, que são seguidos sem stress, sem dilemas. Mas mal gerido, este piloto automático pode criar uma sensação de segurança pouco apropriada.
Eu passo pelas prateleiras de bolachas, biscoitos, gelados, cereais doces, sem pestanejar. Onde é que eu sistematicamente me espeto? Na fruta. Eu tenho um grave problema com fruta. Há blogueiras que lutam para introduzir a fruta nas suas rotinas diárias. Comem uma maçã de sobremesa e até fazem um post comemorativo do milagre.
Eu? Sem disciplina, como umas 6 a 8 peças de fruta sem sequer dar conta. E fruta em excesso engorda e muito!
De que me vale policiar a colherzinha de arroz se depois como fruta a rodos??? Nada!
(provavelmente, a única coisa positiva disto é eu não ter nenhuma deficiência vitamínica!)

Num mundo perfeito, fruta engordaria tanto como água!

A coisa piora sempre no Verão, com tanta fruta da época: ameixas, melancia, melão, meloa, uvas, pêssegos… e não venham com a estória que agora há disso todo o ano: eu evito frutas de estufa e/ou que não sejam nacionais.
Não há aqui nenhum nacionalismo bacoco, é mesmo uma questão prática: se um alimento que se consome cru vem do outro lado do mundo, isso quer dizer que foi colhido verde e amadureceu em câmaras frigoríficas. Não amadureceu ao sol, o açúcar não teve tempo de amadurecer… mnhan mnham!
As laranjas do Algarve são excelentes, mas já vi pessoas a comprarem laranjas do Chile porque “a casca é mais bonita e brilhante”. Sei lá, se calhar é suposto comerem a casca!

Bom, resumindo: este mês vou voltar a controlar a fruta. Três peças por dia e nem mais uma! Quando fiz isso em Março emagreci 3 quilos. Vamos lá a ver se o “milagre” se repete!

E vocês? Qual é o vosso “desvio” favorito?