Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sábado, 27 de setembro de 2008

Diogo, sempre o Diogo...


Eu só queria um cão normal. Sabem, daqueles que raramente ficam doentes e nunca se metem em sarilhos?
Mas claro, eu não tenho um cão normal, tenho o Diogo.
E o Diogo não é cão para rotinas. Não, o Diogo tem sempre que arranjar maneira de ser o centro das atenções lá em casa.
Porque é alérgico a proteínas da carne e tem que fazer dieta específica. E depois, tal qual nós, farta-se de ração sem sabor e vai a casa da vizinha comer restos gordurosos e fica 2 semanas a cortisona.
Porque é alérgico a insecticidas, a shampoos agressivos, a… a… o shampoo dele custa o dobro do meu, porra!
Porque tem a mania que é todo o terreno e atira-se para dentro de montes de silvas, mato, carqueja, o raio que o parta., e sai de lá cheio de arranhões, feridas e sabe deus que mais. (ok, eu sei: carraças!)
Porque mete-se com o gato da vizinha e chega a casa todo arranhado.
Porque destrói meio quintal em perseguição de toupeiras e arranca pés de alface só porque está aborrecido e não tem nada melhor para fazer.
Porque… porque…

Ah… e o que é que ele fez desta vez?
Foi a casa da vizinha comer restos dum balde onde ela mete tudo o que sai da cozinha, incluindo plásticos e outras porcarias. Engoliu não sabemos bem o quê, mas seja o que for deu-lhe cólicas violentas, febre e dores em todo o corpo. Ala para o veterinário e depois de raio-x e análises ao sangue, somos informados que Sua Alteza, D. Diogo Cão tem no estômago algo que é impossível de digerir. Agora está sob observação, medicado e… esperamos que aquilo saia naturalmente, caso contrário será internado para fazer cirurgia.

Escusado será dizer que fiquei em choque, quer pela gravidade do caso, quer pela despesa que aí vem… bom, terça-feira vai fazer mais exames e vamos ver se aquilo saiu ou não.
Já agora, alguém sabe quem é o santo protector dos cães? A mami diz que quer comprar-lhe uma medalhinha, que um bocadinho de protecção extra não lhe fará mal nenhum.
Bem… a gente tenta animá-lo, mas está difícil, tem dificuldade em andar com as dores. Nem tenta saltar para o sofá, sinal inequívoco que está mesmo mal. Vamos lá ver como as coisas correm.
Esta noite tive de dormir com uma mão fora da cama para ele sentir companhia, senão gania logo.

Este cão pode ser problemático, mas também é o cão mais meigo e alegre que conheço. Vê-lo a correr é um prazer enorme e quando está ainda mais feliz que o normal, rebola-se no chão, especialmente na relva. É vulgar apanhá-lo a cheirar flores com um ar muito concentrado, é incapaz de tocar num pintainho e gosta de andar de carro com o nariz colado ao vidro. Não gosta de tomar banho mas adora secar o pêlo com o secador, até adormece com o ar quente.

It’s my dog, right or wrong. E mai nada!!!

Ps – não o blog não mudou de nome, não se passou a chamar Diário do Diogo. Continua a ser sobre dietas e afins. Quanto a esse assunto: voltei ao bom caminho, a fome estúpida já passou e deixou mais 300 gr na balança. Que se lixe. A natação começa para a semana. I’m back!!!

Bom fim de semana para todas!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Vencer o desânimo


Fome, fome, fome.
Estes dias tenho tido uma fome cavalar.
Aumentei um pouco as porções do permitido de modo a evitar ataques a comidas menos saudáveis. O peso aumentou 200 gr em relação a sábado, mas considerando estar em red zone, até acho que a coisa está a correr bem.

Enfim, dentro do possível.
Ontem, pela primeira vez desde Março, não me apeteceu ir à aula de Pilates. Bateu-me um cansaço, um desânimo, uma tristeza… eu tinha tudo programado para lidar com certos problemas e até estava a conseguir que não me afectassem mais do que o estritamente necessário. Mas surgiram outros, alguns até pessoais, sem nada a ver com a loja e confesso que me custou a lidar com mais alguns revezes.
Andei uns dias abananada, entre a fúria e a descrença e ontem fui-me completamente abaixo.
Peguei no telefone e liguei a um amigo muito querido e falei, falei, falei… no final senti-me completamente exausta, mas muito mais aliviada. Fechei a loja um pouco mais cedo e fui até à praia, sentei-me na areia e lá fiquei até às 20.15.
Depois? Levantei-me, meti-me no carro e fui à aula de Pilates!
Isso mesmo.
Chatices na vida serão sempre uma constante, o que não vai voltar a ser constante é o dar-me tempo, tirar folga, whatever. Uns dias, umas horas, dependendo da gravidade do assunto, claro. Mas não mais do que isso.
A única prejudicada serei eu, certo?
Fui à aula e fiz todos os exercícios, talvez não com a concentração do costume, mas fiz.
Saí de lá mais calma, com a sensação de dever cumprido.

E de repente, percebi que sou muito mais forte do que aquilo que eu mesma pensava.
Como cantava a outra, I will survive!

E por falar em sobreviver, o Diogo está cada vez melhor, até já corre e a ferida está limpa, sem sinal de infecção. Claro que dentro de casa, particularmente perto do frigorífico ou do sofá faz a cena do coitadinho semi-inválido e esfomeado, mas já ninguém lhe liga puto. Muito obrigada pela vossa preocupação!
Aí em cima está uma foto tirada no domingo, atentem bem no ar de vítima dele. Está acastanhado porque se magoou numa zona de terra húmida e não lhe quis dar banho com a ferida. Mas a franja é cinza brilhante e, sim, é muito raro vermos os olhos do estafermo. :))))

sábado, 20 de setembro de 2008

Pesagem e outras coisas # 2




E hoje a balança portou-se bem!

Dos 68.2 da semana passada passei aos 67.8. Enfim, não será uma descida acentuada mas tendo em conta a semana atribulada que tive, foi até um resultado muito positivo.



Tinha planeado falar hoje sobre umas coisas mas terá que ficar para outro dia. Daqui a pouco vou fechar a loja porque o Diogo ontem se magoou bastante na omoplata num prego ou arame, não sabemos bem.

Já está medicado mas talvez tenha que o levar ao veterinário ainda hoje.

O problema é que o Diogo é um fiteiro de todo o tamanho e nunca sei muito bem quando está a ganir com dores ou com mimo. Ontem, bastou-lhe olhar para o frasco da água oxigenada para desatar a ganir como se eu o estivesse a espancar. Só fico sossegada quando o veterinário confirma que está tudo bem.
Essa foto aí acima é de uma outra vez em que ele esteve doente, mas dá para ver a ar de vítima da sociedade que ele consegue fazer.
Está sem fome para nada, excepto fiambre de frango ou peru, só bebe água das nossa mãos, arrasta-se pela casa como se não tivesse forças para nada... mas a mami disse-me agora mesmo que ele se distraiu e saltou para o sofá. Tenho cá um feeling que há ali muita mimo!

Beijocas a todas e bom fim de semana!



sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Estou viva :))



Eu sei que não parece, mas estou por aqui.
Tenho-vos acompanhado mas estou com pouca vontade de escrever. Não é preguiça, apenas preciso de um tempo para reformular decisões e opções tanto em termos de dieta como pessoais.
Mas a dieta não está abandonada! Esta semana até está a correr razoavelmente, se amanhã a pesagem oficial for igual à de hoje, até ficarei muito contente.

Por outro lado, tenho que organizar algumas coisas aqui na loja, se tudo correr bem na segunda-feira inicio uma tradução e quero deixar tudo direitinho para ser só atender clientes e traduzir. Isso implica limpar (outra vez, santo deus!) a porcaria dos vidros. Odeiooooo limpar vidros. Pronto, já desabafei.

Tenho é tido uns desejos insanos de pão e chocolate, mas como estou em pleno TPM, resolvi respirar fundo e tentar comer um pouquinho para matar o desejo. Tenho muito medo de insistir na privação e depois ter um vaipe, et voilá, morfar um chocolate inteiro ou 2 ou 3 pães. Não seria a primeira vez!

A bicicleta? Eheh… comprei uma campainha. Agora quando o Diogo se distancia muito, basta-me fazer trimm trimmm e ele vem a correr, logo no primeiro dia memorizou o som. É extremamente divertido andar de bicicleta com ele a correr ao meu lado. Já sei mudar as velocidades razoavelmente bem e subo ladeiras. Não muito íngremes, claro!
Mas reconheço que o trimmm trimmm pode ser um bocadinho irritante às 7 da manhã e espero apedrejamento dos vizinhos a qualquer momento. Era o que eu faria se não fosse madrugadora!

Ps - A foto aí de cima é a da ciclovia da marginal da Póvoa de Varzim, que se estende até à cidade vizinha de Vila do Conde. Só encontrei foto desta parte, quanto a mim a mais desinteressante. A sul a zona é mais calma e a ciclovia fica mesmo juntinho ao mar, é um percurso muito lindo que costumo fazer a pé. Tou mortinha por conseguir guiar no meio de outros ciclistas sem me atrapalhar, quero muito fazer este percurso de bicicleta!


quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ainda a bicicleta


“Sejam exigentes com o próprio corpo”, repete constantemente a minha professora de Pilates durante a aula.

Depois de anos de descaso e desleixo, de entradas e saídas de ginásios, resolvi ser exigente. Tentar sempre um pouco mais. De nada me adianta ir para uma aula de um exercício “ideal” para perder peso ou modelar ou seja lá o que for, se não o fizer com esforço. Tentar sempre mais é obrigatório.

Já não caminho uma hora. Caminho uma hora na máxima velocidade possível.
Não faço uma hora de piscina. Faço uma hora de natação, seguida, o que é bem diferente de “ir à piscina e relaxar a nadar”.
No Pilates, esforço-me ao máximo para fazer correctamente todos os exercícios e repetições.
Não gosto de subir 300 ou 400 degraus. Mas faço-o e pronto.

E se aparentemente os resultados tardam a aparecer, pois a balança pouco se mexe, posso dizer com toda a honestidade que há anos que não me sentia tão saudável, tão flexível, tão tonificada. Ainda há dias uma amiga se queixou que era difícil acompanhar o meu passo…e eu convicta que estava a andar a passo de caracol!

E isso leva-me à bicicleta.

Por incrível que possa parecer, tive várias pessoas que me tentaram demover da ideia de aprender a andar. Deram-me uma lista de “razões”: os meus 37 anos (que supostamente transformariam qualquer pequena queda em visita obrigatória ao hospital…), o facto de não precisar dela para me deslocar, a possibilidade de ser gozada pelos espectadores das minhas tentativas, etc, etc.
A melhor de todas? “Compra antes uma estática que sempre dá para fazeres exercício nos dias de frio. Vai-te dar mais jeito para emagrecer que aprender a andar nas normais”

E eu, que nunca fiz grande questão de saber andar na dita, tomei aquilo como um desafio pessoal. Chateou-me profundamente tanta ave de mau agoiro.

Ao princípio foi complicado: o equilíbrio que não tinha, os pedais que fatalmente me batiam nas canelas, a frustração constante. As risadas da vizinhança…
Mas continuei, insisti. Fui exigente com o meu próprio corpo e consegui.

Aprender a fazer algo físico foi muito bom. Com a idade, tendemos a aceitar apenas desafios intelectuais ou vá lá, na melhor das hipóteses, manuais. A aprender uma nova língua, restauração de móveis, coisas assim.
Andar de bicicleta obrigou-me a desafiar o meu corpo, o meu equilíbrio, os meus músculos. Sobretudo, a vencer medos muito, mas mesmo muito antigos.

Na fase profissional complicada que atravesso, “sair de mim” e dedicar-me a algo aparentemente tão estapafúrdio, foi fantástico. Sem falar no aumento brutal da minha auto-estima.

Ainda preciso aprender muito: a controlar melhor as curvas, a perder o medo dos carros, a andar em pisos irregulares…

Mas sabem que mais? Sou uma gaja que sabe andar de bicicleta. Essa é que é essa!!!

Então é isso… sejam exigentes com o vosso corpo. Ele agradece!



Pps – a foto é da minha rua. Percebem agora porque é que o meu pai tinha medo que eu andasse de bicla?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Resumo do fim de semana




O muro não se desviou. O poste também não.
Uma canela esfolada, um virilha pisada, um ombro dorido e um dedo que dá estalidos.
Mas tecnicamente não caí. Só me esbarrei!

Mas não será um poste de electricidade a demover-me!
Ai. Ui. Ai. Ui. Volto amanhã. Acho
.

sábado, 6 de setembro de 2008

I want to ride my bicycle... I want to ride my bike!


Pronto, é oficial: já sei andar de bicicleta! Hoje, às 8.30 da manhã, fiz os primeiros 800 mt non-stop da minha carreira de ciclista!
E só não continuei a andar (ou melhor, a pedalar) porque a rua começou a subir muito e eu ainda não sei mudar as velocidades na Guidinha.

Por falar nisso: alguém me explica porque raio uma bicicleta precisa de cinco velocidades para a roda da frente e outras tantas para a de trás??? Um carro tem cinco para as quatro rodas, carago! Que megalomania…

Ontem à noite tive um feeling que estava quase, quase lá. Fiz aí uns 50 mt e ainda me desviei de um caixote do lixo. Esta parte de me desviar das coisas é muito importante porque já fui contra mato e piquei-me toda. Mas não caí. Aliás, gostaria de dizer que a minha… humm… rapidez e elegância a sair da bicla têm sido muito elogiados. (Que é uma maneira muito simpática de dizerem “pra gorda, saltas como o caraças”.)

Só não consegui ontem mais porque tenho que dividir a Guidinha com a mami e ela resolveu andar de um lado para o outro, supostamente a ensinar-me. Agora que penso nisso, gostaria imenso de agradecer à mami a compra da bicicleta, ressalvando que as suas práticas pedagógicas são do piorio. Desde um “não olhes pra roda, palerma” até um “és mesmo estúpida, endireita as costas”, ouvi de tudo.
(Mas considerando que uma vez, em pleno desespero para a ensinar a nadar, lhe disse “ou paras de gritar ou eu afogo-te a sério para veres a diferença”, diria que estamos quites. Já agora: a mami aprendeu a nadar aos 60 anos, sob ameaça minha de não ir com ela à hidroginástica à conta dos seus guinchos de cada vez q a água lhe dava pelos cotovelos. Quem disse que a idade pesa?)

Ontem a mami cravou um miúdo para lhe ensinar a meter as velocidades (o mesmo que foi procurar o Diogo) e deixou-me ali a subir e descer degraus. Só peguei na bicicleta depois de ela se ter fartado.
Hoje cedo, tive que usar o argumento “mas eu tenho de ir trabalhar e vocês não” para conseguir pegar na Guidinha. Mami e papi já estavam a combinar quem seria o primeiro a ir andar. Isso é muito bom: têm, respectivamente, 67 e 70 anos e continuam a fazer exercício diariamente. A diferença de agilidade física entre eles e os amigos da mesma idade é enorme! Para quem vê o exercício apenas como um modo de emagrecer mais rápido, ver pessoas como os meus pais pode dar um estímulo extra.

Ainda não percebi se me canso assim tanto a andar de bicicleta ou se é por ter pouca prática que o coração acelera tanto e depois fico num frangalho. Seja como for: o ventinho nas trombas é uma coisa fantástica! Ah… como pude viver tantos anos sem saber andar de bicicleta?

Quanto ao peso: subiu um pouco, está nos 68.4. Aliás, os 67.8 só duraram um dia, no seguinte já tinha 68.3… deduzo assim que esta semana mantive. Umas asneiras, muita ansiedade, pouco sono e muitas preocupações. Noutros tempos, teria mais dois quilos.
Não é que não ligue a este resultado. Mas a verdade é que estou tão entusiasmada com a possibilidade de poder fazer meia hora matinal de bicicleta, que nem estou para me preocupar muito.
Aumento de peso? Frankly, my dear, I don’t give a damn!


Ps – para quem não conhece o Diogo Cão, podem ver fotos dele aqui e aqui. Tem quatro anos, gosta de correr atrás de bicicletas, perseguir coelhos indefesos e acredita que mantas de malha polar são um direito inalienável de qualquer cão. Já ouviu uns rumores acerca de cães que não estão autorizados a dormir no sofá mas não acredita nesse tipo de mito urbano.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Piscina fechada e mau tempo... grunnnnfffff

Estou lixada. Primeiro, uma Primavera miserável, depois um dos piores Verões de que tenho memória e hoje… hoje está um dia de Inverno! Chuva e vento dignos de um qualquer dia de Dezembro. Ainda estamos no Verão, caraças!

Escusado será dizer que hoje não houve treino para ninguém. Ontem fiz tudo direitinho, até de bicicleta andei (os meus círculos estão cada vez mais largos, estou confiante que daqui a trinta anos serei capaz de andar mais do que dez metros em linha recta….).
À noite ainda fui “passear”, que é como quem diz, andar a fazer figura de parva atrás do meu cão que arranjou uma namorada vadia. Onze da noite e eu na rua a assobiar e de trela na mão. O que me valeu foi o meu vizinho, um puto de 15 anos, que resolveu fazer-me companhia e também assobiar. Claro que não encontrámos o Diogo, mas reunimos uns cinco cães à nossa volta, o que ainda vai contribuir mais para a nossa reputação de palermas. (o meu vizinho de uns 5 anos trata-me respeitosamente por “senhora dos cães”. Acho que tá tudo dito).

A piscina só reabrirá em Outubro, estou mesmo aborrecida porque preciso fazer exercício a valer na parte superior do corpo, os meus braços precisam urgentemente de nadar para tonificarem. Mas com a piscina fechada e mau tempo… pouco mais me resta que o Pilates. Vou investigar uns exercícios específicos que possa fazer em casa.

Comida? Hum… tudo direitinho, dentro do estipulado, não fossem uns ataques de ansiedade. Dei por mim a comer um mini-twix da minha avó. Pode parecer estranho, mas não me consigo lembrar sequer de ter metido aquilo na boca. Só depois de engolir é que reparei no que fiz. Em condições normais nunca faria aquilo: eu odeio chocolates com caramelo! Twix, Mars, Sneakers ou afins são-me absolutamente repelentes.
Resumindo: não fosse o sabor desagradável daquilo e eu nem me lembraria de o ter comido. E isso preocupou-me…. Não pelo chocolate em si, mas pela possibilidade de andar a comer sem dar conta. Na loja não tenho problemas, recuso-me a ter aqui comida para mais que um dia. Tenho apenas duas maçãs para casos de “emergência”. Resta-me apenas a consolação de não estar assim tantas horas por dia em casa.

O peso anda a flutuar um pouco acima do resultado de sábado passado, mas nada de dramático. Costuma acontecer isso: baixo um bom pedaço, nos dias seguintes sobe e de repente desce de vez. Depois volta a descer e subir… e lá vai descendo assim um quilo por mês!

Estou mais preocupada com a minha dificuldade em dormir, dificilmente durmo mais de três ou quatro horas seguidas e isso é muito mau para a minha saúde. Sinto-me cansada e sei por experiência que isso é meio caminho andado para o desânimo, o “deixa andar”. E fome de coisas escusadas, como se procurasse algo que me “arrebitasse”. Alguém por aqui tem esse problema? Tomam alguma coisa, algum chá? (não, não me venham com a camomila, aquela coisa é adocicada demais para mim!)

Ps – o Diogo chegou a casa depois da meia-noite, comeu como uma besta, bebeu imensa água e caiu num sono pesado. Até ressonou!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mudança de exercício


Sexta-feira volto à natação. Acho. Parece que ainda estão a arranjar não sei o quê. E eu que já estava a imaginar-me na água amanhã!
Estou a rever o meu exercício físico, a fazer os ajustes possíveis.
À conta do pé, não consigo ultrapassar uma certa velocidade na caminhada. As caminhadas de uma hora perderam o sentido: já não me cansam nem apresentam novos desafios, correr está fora de questão. Pensei em prolongar as ditas mais uns kms mas surgiram dois problemas: levantar-me ainda mais cedo e hipótese de forçar o pé. E daqui a pouco estamos no Outono e logo depois no Inverno… 6 da manhã no Inverno??? Pois….

Deixei a ciclovia para as caminhadas de 8 kms de domingo e passo a ir exercitar-me a uma urbanização pertinho de minha casa. O piso é alcatrão super liso (logo posso aumentar a velocidade das caminhadas) e tem… escadas!

Isso mesmo, 97 degraus a fazer comunicação entre as três ruas da urbanização. De modo que hoje passei a subir os ditos em passos bem rápidos (mas não a correr, o pé, sempre o pé!), desço pela rua e lá volto às escadas. Faço isto quatro vezes, mais as caminhadas curtas no ritmo mais acelerado que consiga. Suei e fiquei cansada. Melhor ainda: faço a coisa em meia hora, já só preciso levantar-me às 7.15.

Andei a ver opções de hidroginástica, que adoro… mas neste momento os preços estão um pouco fora das minhas possibilidades. Há um sítio onde poderia fazer hidro e natação, mas a piscina é curta, tem só 17 metros… não gosto de nadar em piscinas com menos de 25 m.

Resumindo: o meu exercício passará a ser Pilates uma vez por semana, natação duas e nos restantes dias, degraus, muito degraus! Bónus: os degraus são de borla!

Portanto, nada de desculpas para não fazer exercício, especialmente financeiras: há sempre hipótese de fazermos algo interessante e bom para a nossa linha sem gastar um tostão. Procurem também piscinas municipais, associações… os preços costumam ser bem mais simpáticos do que os dos ginásios tradicionais.

E é tudo por hoje, vou preparar-me para a aula de Pilates!

Ps – estou a dever respostas, quer nos comentários, quer no mail… nada está esquecido, apenas adiado, ok?



segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um ano de blog



Pois é, aqui o tasco fez um ano de funcionamento e eu nem me apercebi!
Gostaria de ter escrito um bom texto acerca do blog, da dieta, das amizades que aqui fiz, mas... ficará para outro dia que está na hora de fechar a loja e apanhar o autocarro! :)))
Muito, mas mesmo muito obrigada pela companhia, incentivo e puxões de orelhas!