Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

domingo, 30 de novembro de 2008

Brrrrrr...... Passem o chá quente!


Mas o que é isto? uma nova idade do gelo?????
Exercício? hummm... vestir casaco por cima de casaco conta?
Incapaz de beber água (a temperatura ambiente é de 3 graus... tá tudo dito, certo???), bebo chá e cevada às litradas.
Mas estou com maus pensamentos... leite com chocolate, bem quentinho... nhac... nhac... :)))
Amanhã não vou trabalhar e vou aproveitar o feriado para ficar por casa... quem diabo anda na rua a fazer compras com este frio, chuva e granizo?
Aqui não neva, mas a chuva de neve derretida é geladérrima!
Bem, vou mas é pra beira do aquecedor :)))

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Peso e foto da Diana


Uma passagem muito rápida apenas para dizer que após 7 (sete!!!) dias consecutivos com 68.1, aqui a je desempancou e está com 67.9. Não é lá grande diferença, mas estou contente.

Quanto à gatinha, aqui fica a foto dela, tirada sob protesto e de mau modo. Mas ontem foi um dia muito especial: pela primeira vez fez "romrom".
O Diogo é que anda um bocadito triste porque quer brincar e ela não está para lhe dar confiança. Mas nada que não passe com uma sessão de aquecedor, encosta-se e fica ali até ao pêlo começar a cheirar um bocadinho a esturro.
Até amanhã!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Abaixo a balança, viva a fita!


Ora cá estou de volta!
O peso continua empancado, mas a alimentação tem sido boa e tenho feito exercício todos os dias. Hoje fui andar de bicicleta às 7 da manhã, de blusão, gorro e luvas!
Por falar em bicicleta, o meu pai comprou uma em segunda mão, do tempo da Maria Cachucha, sem velocidades e em ferro. As rodas são maiores que as da Guidinha, umas fantásticas rodas 28”. Aquilo em plano é fantástico, anda que se farta. O pior são as ladeiras… tenho ainda que treinar muito, mas mesmo muito para deixar de passar pela vergonha de subir com a bicicleta… à mão!
O papi já me disse que tenho de levantar o rabo e pedalar de pé… mas confesso que tenho ainda medo de perder o equilíbrio. Mas eu chego lá!
Também tenho treinado em terra batida e gravilha, o meu objectivo é ser assim a modos que uma ciclista todo o terreno.

No sábado resolvi tirar algumas medidas e surpresa! Menos quase 3 cms de cintura! Estou nos 89/90, bem longe dos 105/107 iniciais. Os joelhos também estão mais finos, as coxas mais modeladas. A celulite desaparece a bom ritmo, sem cremes maricas, que eu cá não tenho dinheiro para essas tretas!

No domingo fui fazer uma caminhada deliciosa depois do almoço. Dei por mim a pensar no quão idiota é essa mania de ao domingo ter folga de dieta e exercício. Até entendo a parte da dieta, há sempre algo mais elaborado e tal. Mas… de exercício? Porquê? Eu adoro o meu exercício ao domingo! É o único dia em que posso fazer sem olhar para o relógio, sem controlar o tempo, porque ainda tenho de ir para casa, tomar banho, preparar o almoço, apanhar o autocarro, trabalhar.
É exercício sem qualquer tipo de stress!

Talvez não fosse má ideia repensar essa folga, esse “hoje não quero pensar no emagrecimento, nem dieta, nem nada”.

Este domingo teve ainda uma coisa boa: encontrei uma gatinha bebé abandonada e trouxe-a para casa. Chama-se Diana, ainda não se deixou fotografar e já me mordeu!
O Diogo tem um bocado de medo dela, foi lá tentar lambê-la e levou uma chapada de todo o tamanho.
E por falar em Diogo, acima fica a foto dele no domingo, sujo até às orelhas mas feliz por estar a descansar um pouco enquanto eu tomava café, a meio da caminhada.
Faz todos os dias exercício e está saudável como uma besta. Se não fosse aquela mania de se esfregar na terra, seria um cão perfeito!

E agora vou visitar os vossos cantinhos!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ainda sem tempo! :(

Quando penso que tenho tudo organizado para voltar ao sossego do blog… volta tudo ao princípio!
Tenho tido algumas traduções inesperadas, o que é óptimo porque preciso mesmo de dinheiro extra para regularizar algumas coisas. Hoje à tarde irei começar outra, estou só à espera que a enviem… que bom, ainda por cima nesta época do ano cheia de despesas extra!

Assim, tenho lido os vossos posts, ainda que às vezes apenas de raspão… mas o tempo para comentar tem sido pouco. Prometo que logo que possa remedeio isso!

Por aqui continua a campanha “limpeza geral”, ontem dei uma secretária que tinha lá em casa a apanhar pó. Esse é um dos problemas das casas grandes: compramos uma coisa nova e metemos a velha “lá nos fundos”. Eu e a mami estamos a tornar a casa mais leve e funcional, apesar dos fortes protestos do meu pai que até uma TV avariada queria guardar com o pretexto de “poder dar para tirar peças”. (Como se ele percebesse alguma como de consertos…)

Ontem fui à médica de família mostrar umas análises e uns exames do pé. Com o pé não se mete e mandou-me para a Ortopedia do Hospital da Prelada. Ainda tenho que ir marcar consultas e tal.
Agora a parte boa: elogiou imenso o peso que perdi e principalmente os valores das minhas análises. Tudo impecável! Sou oficialmente uma gaja saudável! Nem pontinha de colesterol, triglicéridos, ureias, creatininas e outras “miudezas”. Coração e pulmões excelentes!

Frisou imenso o facto de eu ter baixado tanto o colesterol e os triglicéridos sem medicamentos, só com “boca fechada”. “Teresa, não fique chateada por estar a emagrecer tão devagar, com calma tudo vai… e estes valores dizem-me que você está saudável. O resto vem por si, acredite e continue neste bom caminho”.

Escuso de dizer o quanto fiquei contente, certo? E deu-me um novo alento. Ok, ok… por fora o corpinho pouco tem mudado nos últimos meses… mas por dentro… o ganho de saúde em valores que eu nem sei ler foi fantástico! (eu cá abro sempre as análises para ler antes de ir à médica… há sempre coisas que a gente não sabe interpretar!)

O peso está mais ou menos empancado entre os 67.7 e os 68.3… mas a alimentação, ainda que longe de perfeitinha, está já sem disparates. Exercício diário, muita água e chá. Ainda tenho problemas para dormir, mas esta noite consegui dormir seis horas… muito bom mesmo!

E é isso: persistir, persistir sempre, mesmo quando os resultados parecem “invisíveis”.

E agora vou ali compor a porcaria dos anjos da montra e pôr luzinhas a piscar. Grrrrrr!!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Guarda-roupa renovado!


Limpar a casa.
É isto que tenho andado a fazer, tanto no sentido literal como no figurado.
Propus-me uma série de tarefas antes de voltar a blogar regularmente ou, como diz a minha avó “primeiro a obrigação, depois a devoção”. Ainda me faltam cumprir algumas tarefas aborrecidas, mas a coisa vai no bom caminho.

A alimentação voltou aos trilhos, nada de escabroso a assinalar. A balança ainda não foi simpática, mas se tiver em conta que andei uns quantos dias a fazer asneiras consecutivas sem que ela desse sinais de subida… it’s only fair!
O exercício continua regular e diário. Caminhadas de 4/5 kms cinco vezes por semana, natação duas e uma vez de Pilates.

Voltei a ter problemas com o sono, dificilmente durmo mais que quatro horas seguidas. Vou tomar Valdispert a ver se a coisa melhora. Daí que eu não esteja muito preocupada com o peso, sei por experiência que quando durmo menos estaciono ou aumento. O importante é não comer porcarias, o resto virá por si.

Agora as “limpezas”: reorganizei todo o meu armário. Peguei em todas as calças, saias, casacos, camisolas que me estavam grandes e dei-as. Roupa de Verão e de Inverno, dei tudo o que me estava grande. A minha vizinha é que ficou feliz, já que também está em processo de emagrecimento e estava com pouquíssima roupa decente.

Eu não quero e não vou voltar a engordar, então, porque raio estava eu a guardar as coisas e a ocupar espaço? Seria medo de voltar a precisar?
Se eu voltar a precisar de calças daquele tamanho é porque falhei. E eu não admito isso, não desta vez.

Fiz um inventário rigoroso do que tinha e do que precisava e dei cabo do meu orçamento este mês! No meio da confusão fiquei com calças sem nenhuma camisola que combinasse, blusas sem parte “de baixo”… Ficou um armário muito organizado mas… pobrezinho, com várias peças bonitas mas desgarradas. Agora estou absolutamente tesa mas já tenho roupa suficiente para não ficar meia hora de manhã a pensar “mas que raio vou vestir???”. Há lá sensação mais estupidificante que ficar a olhar desconsolada para um armário cheio como um ovo e não ter nada para vestir?

No meio disto tudo tive um golpe de sorte: a Estela, uma amiga muito querida que passou do virtual ao real, veio de férias para o norte e trouxe-me umas roupas bem bonitas que já lhe estão grandes. Resolveu-me o problema das calças jeans, deu-me uma blusa que fica espectacular com um pullover que tenho, uma saia de ganga como eu andava à procura… Bigada, Estelinha!

Achei muito engraçado este círculo de oferta de roupa: eu dei a minha, a Estela deu-me a dela.
Espero no próximo Verão poder dar grande parte da minha roupa deste Inverno!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

De volta! (e mais gorda...)


Erro em cima de erro. Foi este o lema da última semana. Não erros daqueles grandes, tipo comer uma tarte inteira. Não senhora! Aqui a Papoila faz 90% certinho e depois… avacalha.
Sopinha, frutinha, exercício diário, tudo ok.

Pensei, pensei e conclui que… a culpa não é minha! A culpa é da mudança de temperatura, de hora, do raio que parta. De todos, menos minha!

Pronto. Talvez seja um bocado minha. Mas só um bocadinho!

O grande culpado é: O frio! Odeio este frio húmido!

Hoje olhei para o meu stock de garrafas de água e percebi logo: eu não tenho andado a beber a água que devia. A verdade é que com estas temperaturas, a sede é mínima. Se tiver bebido um litro de água por dia…
Por outro lado, apesar do exercício “planeado” correr bem, não tenho feito as caminhadas da hora do almoço, nem as nocturnas com o Diogo. No verão, à meia noite ainda ando na rua com ele, quer a pé, quer de bicicleta. Agora? nove da noite estou fechada em casa. Saio por volta das onze durante uns cinco minutos com o Diogo por motivos higiénicos e olhem lá. Nem ele pede mais, faz logo xixi e volta para a sua manta de malha polar.

Também tenho cá para mim que a mudança de hora me alterou alguma coisa. Eu estou condicionada para ter fome ao anoitecer. Mas agora anoitece pouco depois das cinco da tarde e começo logo a ter fome de jantar. E as noites são tão longas, que lá para as onze da noite, volto a ter fome! No verão tenho, acima de tudo, sede. Bebo água, como fruta. Agora? café para aquecer, de preferência acompanhado com três ou quatro bolachas Maria. No inverno passado fazia isto na boa e mesmo assim lá fui emagrecendo. Mas tinha bem mais que 70 quilos… tenho a noção que essas pequenas “extravagâncias” têm de ser cortadas, eliminadas.
E confesso que me está a custar cortar com esses pequenos “luxos”.

(nem me vou alongar sobre o quão patético é ter como luxo gastronómico umas bolachas Maria…)

De modo que o fim de semana passado comi tudo o que me apeteceu. Puré de batata e azeitonas alentejanas incluídas. E comi pão com manteiga e queijo amanteigado.
Pronto, foi a minha despedida. Foi consciente: comi tudo aquilo que me apetecia, ainda que tivesse tido cuidado com as quantidades.

Segunda-feira voltei à dieta, ontem e hoje idem. Não me voltei a pesar, mas sei que ando a rondar os 68. sexta-feira peso-me, espero ter voltado aos 67.5.
Não me vou impor metas este mês, vou é motivar-me para fazer tudo certinho, se isso não se reflectir na balança, pelo menos tenho a certeza que se reflecte na minha saúde.

Pronto: tou de volta!!!