Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

terça-feira, 13 de maio de 2008

Actualizar a régua... grrrrr!!!

Actualizei a régua. Voltei aos 70, logo é esse peso que tem de lá estar. Sem drama, sem síndrome do “ó pra mim que sou uma vítima, tadinha!”.

Quantas vezes já andei para trás e para a frente com um determinado peso? Inúmeras! Os 75/74 davam pano para uma trilogia! Então porque é que desta vez me custa engolir o aumento de peso? Porque significava sair da casa dos 70, tão só. Porque significa aproximar-me dum IMC na casa dos 26, mais “para o lado” do peso saudável do que do da obesidade.

Porque é que nos prendemos a estes detalhes? Qual é realmente, em termos práticos, a diferença entre pesar 69.5 ou 70??? Nenhuma!

O que eu tenho mesmo de fazer é ter atenção ao que como e manter a meta final em perspectiva. Para já, tenho de voltar a conseguir regular os intestinos, que sempre foram presos, já em bebé tinha de tomar ocasionalmente medicamentos. Estou numa daquelas fases em que nem farelo, nem linhaça, nem maçãs resultam.
Assim, nos próximos dias o objectivo será aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra e a água. Vou tentar beber no mínimo 2 litros + 0.5 de chá. Não vai ser tanto uma dieta focada no emagrecimento, mas sim na regulação deste aspecto. Com um bocado de sorte, o peso também baixará, mas não será esse o objectivo principal.

Por outro lado, tenho de domar a fome “pós-séries da RTP2”. Ali por volta das 23 e pouco, levanto-me do sofá, vou à cozinha e… como um bocadinho de pão, uma bolachinha, uma porcariazinha qualquer perfeitamente escusada. Não é fome… é vontade de comer. Não é sequer a quantidade, é mesmo vício de comer. Um hábito a eliminar!

Mas nem tudo são chatices!
No domingo à noite fiz uma salada linda com molho de iogurte! Sem falsa modéstia, parecia até aquelas da !
Eu nunca me considerei grande cozinheira, talvez porque sempre me comparei com a minha mãe. Por outro lado, nunca me entusiasmei muito com a ideia de passar horas a olhar para um assado ou a rechear um animal qualquer. Mas agora estou a descobrir os prazeres da culinária!
Ontem ao almoço salteei peixe com cogumelos e ficou óptimo! E a minha mãe nem meteu bedelho! (porque estava ocupada, claro, que aquilo é uma ranhosa com a posse do fogão, tachos e afins…)

Tenho lido sobre dietas baseadas no índice glicémico dos alimentos, ainda não estou muito segura, mas lá vou cozinhando uns petiscos todos catitas com alimentos que considerados em termos calóricos estariam quase proibidos.
Também estou a dar uma segunda oportunidade às massas e arroz integrais, coisinhas às quais nunca achei a mínima piada.
Claro que ainda não estou ao nível da mami, que até chouriço de soja grelhado come! (chouriço de soja??? chouriço de soja??? Poupem-me!)

E pronto, como diz a … “ a luta continua, companheiro!”


Ps – Fiquei a pensar no chouriço de soja. Perdi a fome.

10 comentários:

ximiusa disse...

bem, olha do mal o menos, afinal foi só meio kg e realmente nao axo k t esteja a mandar abaixo, antes pelo contrario, cheira-m a fôlego novo! mto positivo!!

Just me!! disse...

Nem sempre um passo á rectaguarda significa andar para trás...parece-me k neste caso foi o click..e a ser assim (k espero k seja) bola em frente....k este passito atrás te motive para rápidamente dares 1 ou 2 adiante!!
Da minha parte fico a torçer por ti!!
Bjs

Flávia disse...

Oi Pa,

Morri de rir com a sua trilogia,rsrsr. Eu fiquei nos 89-88 um tempinho também, achei que ia se repetir nos 85 e não aconteceu mas parece que vai acontecer agora, nos 76-75. Quando fico ansiosa seja pela casa decimal, seja para agilizar o processo´, dá asneira: ENGORDO. Esse meio kilo é só isso, uma casa decimal! Não se prenda mesmo à isso! Muito do emagrecimento é um processo mental e eu acho que quando mais relaxamos a nossa mente melhor para o nosso corpo. Bah, vou fazer um post sobre isso! rsrsrrs
Olha, eu também tenho ciúmes das minhas panelas, viu!!

Beijooos

Marisa disse...

Se estás com o intestino preso, esse meio kilo que se calhar nem existe mesmo. Também ando numa fase dessas, apesar da alimentação rica em fibras. Da última vez, resolvi a coisa a tomar um probiótico para reequilibrar a flora intestinal. Não cria os efeitos chatos dos laxantes (a mim fazem-me logo passar do 8 ao 80 rs)nem habituação.

Eu também não achava grande graça ao arroz integral. Depois li algures que ficava mais saboroso se o colocasse de molho umas horas (tipo 8/10 horas) antes de o cozinhar. Gostei muito do resultado. Faço sempre assim.

A parte do passeio nocturno à cozinha, nem comento. É a história da minha vida. Ó vicio maldito. rss

Beijinhos

Estela disse...

Oh faxavor de partilhares essas receitas/descobertas, não sejas egoista!!!!

(embora ache que dispenso o chouriço de soja...)

E dos 70, não te stresses, não tarda vens cá pr baixo outra vez, é como dizes, quantos patamares não apanhamos já?

Beijinhos

Su disse...

Uma pergunta simples a ti mesma quando te aparece essa vontade de beliscar "Estou com fome?"

Se não estás com fome porque vais comer? Pensa na tua meta e a felicidade de a atingires e essa sensaçao irá preencher o vazio que parece surgir no teu estomago.

Força nisso!

http://disciplinando-me.blogspot.com

disse...

Oi Pá, tô aqui lendo, na boa e lá aparece uma salada a altura das minhas, hehehe. Acredito mesmo que estava boa. E cozinha prá mim é uma questão de fases. Tenho as fases dos elaborados (cada vez mais remotas) e a das fast foods caseiras (as crianças dão a maior força). Mas chouriço de soja é de amargar, hehe. O que vcs chamam de chouriço prá nós é linguiça. Chouriço aqui é um salsichão feito só com o sangue temperado do porco. Fica uma tripa preta! Assado até que vai, mas se parar prá pensar, não dá. Talvez seja até melhor que seja de soja! E calma aí com 70, pois nada está perdido. Bjs. Zá

Sarapatica disse...

E k tal antes de partilhares as receitas, olhares para o frigorifico e partilhares :) passa no meu blog tens desafio:) jocas

Juh disse...

sim querida não é preciso fazer um drama vais ver que depressa o perdes outra vez!!!

beijao

Juh

Ana in UK disse...

bdebe mt água pode ser que te ajude a voltar atrás...
jinhux e não fiques triste