Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Iogurte da Zá - edição revista (e traduzida!)


Na onda dos meus dotes culinários recém-descobertos (cof… cof…), aventurei-me a fazer o célebre iogurte da . Não sem antes precisar de algumas traduções básicas, do tipo “leite de caixinha = leite de pacote”. Estas brasucas mandam ideias do estilo “usa leite de caixinha” e a gente fica por aqui a imaginar que é leite em pó Molico. Sim, porque caixa que é caixa é em cartão, certo???

(No fundo, eu ainda estou traumatizada por “pipa” no Brasil ser o nosso “papagaio” e não ter nada a ver com barris. Isto claro, depois de ter lido uns parágrafos em que as crianças brincavam alegremente com pipas na praia. Eu já ia lançadinha, a imaginar as crianças dentro de barris, quando vi que, seja aqui, seja no Brasil não há forma de pipas/barris voarem ao sabor do vento. A não ser que seja um tornado, claro!)

Mas voltando ao iogurte: é óptimo dos dois lados do Atlântico!
Aqui vai a receita:

Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 2 ou 3 colheres de sopa de leite em pó (Molico ou Nido)*
- 1 iogurte natural (meio é suficiente e um dá para fazer até dois litros)
- 1 colher de sopa de frutose ou 2 de açúcar (opcional)

Pôr metade do leite com o leite em pó ao lume (bem mexido) e desligar quando estiver quase a ferver. Juntar o restante leite. Se estiver morno (de modo a não queimar um dedo), juntar devagar o iogurte, para que este se desfaça no líquido.
Mexer bem.
Se quiser um iogurte sem o sabor amargo natural, basta juntar açúcar, adoçante ou frutose. Eu uso frutose por ser natural e ter um IG baixo.
Pôr a mistura num frasco grande de vidro, tapar bem e embrulhar com uma toalha.
Pôr o embrulho no forno previamente aquecido (e desligado, não esquecer!). O forno não precisa estar muito quente, basta estar ligado numa temperatura média por uns 3 – 5 minutos.

Deixar os bichinhos fermentarem durante umas 8 horas e depois comer! **
Fica excelente!

* Eu usei Nido, comprei uma latinha de 350 gr. O Molico torna o iogurte mais magro, mas é capaz de perder um pouco de consistência.

** É super fácil fazer à noite, enquanto se organiza a cozinha e comida para o dia seguinte. E de manhã, voilá!, iogurte super cremoso e fresco!


Bom feriado!

12 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonito seu blogue! Adorei as cores, os temas, e o humor! Conte comigo na sua torcida e força aí!

disse...

Clap, clap, clap (aplausos!). Vc está me saindo mesmo a uma boa (e organizada) cozinheira. Logo sua mamys vai estar com ciúmes, se é que já não está. O maior segredo do iogute é manter os bichinhos aquecidinhos enquanto se acasalam, hehehe. E quanto às pipas, ok, os mais antigos até usam esse termo para barris. E quanto aos seus papagaios, eu achava que já estava velha demais, pois no meu tempo chamávamos as atuais pipas de papagaios, ou quadrados! Bjs e ótimo feriado. Zá

Lisa disse...

parece-me bem, ei de experimentar um dia destes.... beijinhos e bom feriado

Beth disse...

Oi querida, gostei de ver, está até aprimorando seus dotes culinários, hem?
Amiga, gostei tanto, mas tanto do seu post de 20 de maio que no post que vou publicar HOJE (logo mais) eu vou fazer menção a ele, tá? Você me inspirou totalmente, o meu próximo post será baseado no que você escreveu.
Beijos e parabéns por tudo, em frente minha amiga!
Beth
http://aconquista.zip.net

Crista disse...

fartei-me de rir Papoila com essa cena do português e do brasileirês (risos) mas por vezes me sinto assim tb. Acho até que estou a escrever mais brasileirês que português!!!

Tens umas coisinhas para fazer lá no meu blog.
Beijocas

Cristiana disse...

Não sou mto fá de iogurtes, e evito-os a tdo o custo.... Mas a tua receita é uma ideia a ser concebida um dia destes...

Bj, e bom fim de semana

Anónimo disse...

É a primeira vez que visito o seu blog e foi uma surpresa muito boa! Morri de rir com a história da pipa. Sou brasileira e a Zá tem razão: aqui tb já foi comum chamar pipa de papagaio... mas agora ninguém mais chama.
Vou visitar sempre o seu blog agora. Gosto de blogs assim, de bem com a vida. Emagrecer já é uma tarefa difícil demais então precismaos enfrentá-la com bom humor.
bjs

Unknown disse...

olá venho através do blog da amiga beth,lhe conhecer,gostei mto daqui,espero não ta sendo invasiva.um abraço e bom fim de semana!lucia(vencendo-obstaculos.zip.net)

Victória disse...

Olá, deixei-te 1 desafio no meu blog,se já respondeste desculpa.Bjs

ximiusa disse...

vais ter iogurtes para um batalhão. vale a pena o esforço para o preço k custa um dos de compra?

Anónimo disse...

Oops.. deixei meu comentário mas escrevi o endereço errado do meu blog. O certo é:
desafio2008emagrecer.blogspot.com
bjs e bom feriado!

Marisa disse...

Ando há uma série de tempo para experimentar com leite de soja. Ontem decidi-me e à ultima da hora descobri que tinha comido o último iogurte de soja, pode?! rs

(Isto ainda pode dar voltas e vir uma daquelas fases mais complicadas, mas desistir, não desisto mais. ;) )

Beijinhos