Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ressaca de aniversário...

Há posts que custam a começar a escrever. Este é um deles. O meu peso aumentou. Quase um quilo. Culpa da genética? Do metabolismo? Dos outros que me convidam para fazer refeições fora?

Não. Culpa minha! Culpa minha por ter ignorado regras básicas.

No sábado fui almoçar pizza com uma amiga. Nada de grave, bebi água, não comi sobremesa. Mas também não comi sopa nem salada.
À noite, em vez do planeado jantar em casa, comi um hambúrguer enquanto andava às compras. Escusado será dizer que também não comi nem sopa nem salada. Sim, porque aquelas folhinhas de alface e duas rodelas de tomate não contam, pois não?

Domingo: arroz de polvo, acompanhado por uma boa salada. Nada de sopa. O pequeno-almoço também deixou a desejar: café e pão branco com manteiga. O jantar? Cereais com leite, não me apeteceu cozinhar.

Resultado: uma prisão de ventre horrorosa, dores abdominais e tudo o resto. Só resolvi o problema na quarta à tarde com ajuda de um medicamento.

E agora? Posso culpar os meus intestinos por terem parado quase quatro dias? Claro que não! Fui eu que não comi vegetais suficientes, fui eu que comi gordura a mais. Culpa minha!

Ontem, fui almoçar com amigas, comi meia fatia de bolo de sobremesa. Lanchei também fora, um croissant. À noite? Comi duas fatias de tarte de maçã, um docinho de amêndoa e um de feijão.
Eu sei que era o meu aniversário, mas o facto é que exagerei! Se eu sabia que ia ter as minhas guloseimas favoritas à noite, por que raio comi durante o dia? Se eu tivesse dito “não” alguma das minhas amigas teria empurrado a comida pelas minhas goelas abaixo? Não me parece!

Mas nem tudo é negativo: noutros tempos teria comido tudo isto e nem me teria pesado. Teria considerado um “direito” andar a comemorar várias vezes o meu aniversário.
Teria ficado revoltada com a balança, a dieta, a tendência a engordar facilmente, tudo. Teria tido pena de mim. Teria até comido um chocolate para acalmar, consolar.

Agora não tenho pena: tenho é que voltar à linha, fazer tudo aquilo que já me permitiu perder o peso que já perdi.

Acho que o sucesso duma dieta depende disso: pararmos de termos peninha de nós, de nos vermos como vítimas, das coitadinhas que não podem andar vários dias a fazer asneiras sem engordar.
Só somos vítimas da nossa própria gula!

E assim, hoje, do alto dos meus 37 anos estreados ontem, afirmo:

Não é com lamentações que vou emagrecer, mas sim com acções!

20 comentários:

Flávia disse...

Bah, esse post foi combinado?

Isso mesmo, Pa, temos que ter consciência dos nossos atos e encarar a responsabilidade sobre as nossas escolhas e principalmente as consequências dessas escolhas...ação/reação.

Beijosssss
Flávia

Marisa disse...

Revi-me em boa parte deste post. É sempre mais fácil atirar a culpa para a prisão de ventre do que para as nossas escolhas alimentares. Estás certíssima! Assumir e correr atrás do prejuízo. O kilito veio, mas num instantito também vai.

Já agora, parabéns! :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Amiga antes de mais parabéns pelo teu aniversário ok.....qto ao que falas no post sim, fizeste a asneirica da pizza, humburger e doces....no caso dos doces tens uma excelente desculpa, mas talvez não tenhas engordado quase um quilo, não acredito...tu fizeste exercicio e tudo. Pode ser tb retenção de liquidos...e uma vez não são vezes, importante importante é k tens plena consciencia dos teus actos e vontade de mudar qd erras , bjocas e bfs :)

Su disse...

Em primeiro lugar, parabéns atrasados! Em segundo lugar, só se faz anos 1 vez por ano, e portanto agora tens os restantes 364 dias dos teus 37 anos para compensar esse quilo...

Não tenho a menor dúvida de que conseguirás fazê-lo :)

Nos sabemos como fazer tudo certo, sabemos aquilo que nos faz e não faz bem, só que às vezes escolhemos não o fazer!

Não te culpes por isso, um dia não são dias!

Beijocas ***

http://disciplinando-me.blogspot.com

Just me!! disse...

Oh minha linda....ontem foste "bébé" e como tal...td te era permitido...hoje é um novo dia, e o importante é estares consciente k ontem já passou e hoje estás de volta ao caminho...o kilinho até tem o seu lado positivo, obriga.te a vires á razão...se não tivesses engordado nada, podias ficar nakela tipo..oh afinal não há crise e tal....mas há, o organismo mostrou-te k há..e agora é compensar os pecadinhos k logo logo esse kilo é uma recordação....
Bjos e keep going!!

disse...

Oi Papoila, depois de uma volta ao mundo, cá estou de volta aos comentários no blog, hehehe. Aquele Twitter não me encantou muito não. Vou deixá-lo lá e ver o que me rende. Mas, de toda forma alterei o comunicado de arquivamento do blog, deixando-o aberto a comentários. Assim, se ao comentar aqui ou em outro blog o proprietário desejar fazer uma réplica, é só clicar no "zá" que a famosa janela de comentários se abre e já vai automaticamente pro meu e-mail. Bem, expliquei tudinho pq no Twitter não cabe e vc, assim como a Go se dispuseram a testar o recurso. Tks pela tentativa.

Mas, comentando seu post, tá tudo muito dentro do normal, uma vez que se trata de um único aniversário ao ano e vc sabe exatamente qual o caminho de volta. Nos aborrecemos sim por não estar com o comportamento à prova de qualquer tentação, mas convenhamos, mesmo com hábitos remodelados, vez por outra todas nós tomamos uma bebedeira, ou gastamos demais num shopping, ou deixamos de visitar nossa tia-avó no asilo. O mesmo se dá com as eventuais farras pantagruélicas, ou não? É só mais um recomeço. Beijos, minha querida, obrigada por "me seguir" e ótimo final de semana. Zá

Anónimo disse...

Oi papoila!
Quando comecei a ler o teu post fiquei preocupada a pensar que estavas a ir a baixo...mas a tua conclusão revela que não...que tens consciência que erraste e agora toca a agir Right?
Como outras meninas já disseram Aniversário é só um dia tens mais 364 para compensar HE HE (Gostei desta)
Bjinhos

Crazy Cat Lady disse...

se andas com prisão de ventre, a diferença de peso pode só ser disso. apesar de não teres comido nada de extraordinário para um aniversário, sabes que tens tendência a engordar e que devias ter mais cuido, mas n vou bater no ceguinho, segue em frente, bjs

ps: a história da piscina foi genial, isso aconteceu mesmo ou estás a treinar para escrever um livro de comédia? surreal mesmo, lol

Estela disse...

Sabemos bem que não adianta "chorar sobre o leite derramado", assim como sabemos que este peso, ganho com estas pequenas asneiras, depressa o conseguimos eliminar!!!

Ânimo, gaja!
Beijinhos

Filipa disse...

Papoila,

Muitos parabéns (embora atrasados), pelo teu 37º Aniversário!!. Estás no bom caminho e conseguirás atingir com sucesso o objectivo a que te propuseste. Parabéns!

Um Bom Fim de Semana!

1 Beijinho light

Cristiana disse...

Antes de mais, os meus parabéns :D

Depois da tempestade bem a bonança por isso mta força nessa tua luta. Pois tu já sabes que és capaz e que consegues tudo o uqe queres.

bj grande e bom fim de semana

Crista disse...

Oi Papoila,
Antes de mais: MUITOS PARABÉNS.

Não te deves sentir assim tão culpada, dia de festa é dia de festa, e o dia tem 24 horas, por isso agradece não teres comido doces enquanto dormias (risos).
Tu agora recuperas, por vezes uma jacada ajuda a me manter nos eixos.

Beijosgrandes e bom fim de semana.

Muffin de Chocolate disse...

És uma porca...nem os parabéns te dei! Como é que ia adivinhar?!

Por isso...cá vão eles...atrasados..

PARABÉNS PORCA!

Beijocas!

Cristiana disse...

OIii e pra te dizer k tens um desafio no meu blog.
beijo

Barbara Lucas disse...

ô querida
esta é a nossa força,
porque o segredo não é não errar...
é não DESISTIR
beijinho, e boa semana light

Ana Bastos disse...

Parabéns atrasados(eu n sabia...)!!!
tudo de boooooooom para ti!
Que sejas muuuuuuuuito feliz!!!
Quanto á alimentação... agora já tá, esquecer e voltar ao ritmo saudável, p diminuir os estragos.

Força, essa... tu tens!!!
Boa semana!!!

Luna Leve disse...

Olá Papoila!!!

Obrigado pela chamada de atenção por causa do umbigo.

De facto a cintura é em torno do umbigo, o que meço também é cerca de 5 cm abaixo dele...a cintura descaída...já pûs uma adenda no post!

Boa semana para ti!
bj

disse...

Bem, bem, bem, Pá. Tal como uma Madalena arrependida, estou de volta ao blog. Com vergonha da palhaçada, claro, mas explico tudo no post-retorno. Bjs e continuemos a luta! Ótima semana prá vc. Zá

Beth disse...

Seu aniversário amiga!!! Parabéns!!! Atrasados, mas vão com juros e correção monetária de carinho tá?
Então, COMEmorou né? rssss
Por isso dizem que os "reeducandos" não devem COMEmorar e, sim, CELEBRAR. Assim, ao menos na palavra a gente se segura haha
Olha, você está certa. Deixou de lado algumas regras, sim, isto tem preço e a conta chegou rapidamente. Embora este peso a mais tenha muito a ver, também, com o intestino preso. Ajustando-se durante toda a semana, voltando aos eixos, funcionando direitinho o intestino e tudo mais, logo estaremos comemorando seus progressos de novo.
Você mostra maturidade e bom senso, a sua reação foi absolutamente ótima. Nada de raiva, o que está feito já passou, agora em diante é o que vale.
Beijão, felicidades hoje e sempre!
Beth
http://aconquista.zip.net

Mishi disse...

Olá minha querida!!
Que saudades tinha de te ler!!

Antes de mais nada, MUITOS PARABÉNS! São atrasados mas muito sentidos! Que o teu dia de aniversário se repita durante muitos e muita anos, com saúde, alegria e muito amor! :))

Este post poderia ter sido escrito por mim. Este fim-de-semana fiz a mesma coisa, mas em vez da pizza e do hamburguer, comi fondue de carne ao jantar de sábado e esparguete com almondegas ao jantar de domingo. Para rematar comi tostinhas com mel e outras tantas com leite condensado!! UM HORROR! Claro que também engordei... tadinha de nós não é? BAH! Gorda! (eu que tu já estás bem jeitosa!! :P)

Beijinhos enormes!