Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Desabafo

Amanhã volto a nadar. Acho. Pelo menos, fui informada que amanhã a piscina já estará a funcionar normalmente. Às oito horas lá estarei, preparada para começar a manhã com energia.
Agora que o inverno está quase aí (que dilúvio era aquele hoje de manhã?), preciso de exercício que possa fazer em áreas cobertas.
Eu odeio, mas odeio mesmo, chuva. Detesto caminhar, correr, seja o que for e a levar com água nas trombas. Coisa mais sem piada.

A alimentação voltou ao normal ontem, hoje já tinha menos 600 gr na balança. Mais uma vez constato que comer pão é um erro colossal para mim. Inchaço, azia, dores abdominais, retenção de líquidos, gases… a lista é enorme. Mas mesmo assim pareço não aprender, volta e meia lá vou eu comprovar o que já sei de antemão.

E se isto não é um comportamento estúpido, então não sei o que seja.

O problema das dietas é este. Reunir informação nutricional, fazer um plano de exercícios, procurar receitas leves e nutritivas é facílimo. Basta o Google e um pouco de bom senso.

Já cumprir o estipulado… isso é uma coisa completamente diferente. Como se dentro de nós habitassem dois seres, um que se esforça por melhorar e outro que insiste em ajabardar. Em dizer “só um pouquinho”, “uma vez não são vezes”, “não é um pãozinho que vai estragar tudo”.
Mas às vezes é!

No domingo comi dois pães d’água com manteiga. Ontem tinha mais um quilo na balança. É claro que não engordei um quilo. Mas também é claro para mim que sujeitei o meu corpo e metabolismo a um esforço escusado. Sinceramente, o prazer de comer aqueles pães não compensou o mal estar que se seguiu. Bem feita pra mim!

Às vezes zango-me comigo. Não adianta grande coisa, eu sei. Mas pergunto-me muitas vezes como é que eu, razoavelmente inteligente, posso ser tão estúpida perante alguns alimentos.
Tudo o que preciso fazer para emagrecer é retirar algumas porcarias por completo. Atentar bem nas quantidades. Mais nada! E mesmo assim, continuo a parecer não conseguir.

Ao contrário de muitas, eu não tive que lutar para incluir vegetais e fruta na rotina alimentar. Eu não tive que aprender a gostar de leite ou chá sem açúcar. Eu não tive de aprender a fazer sopa e a comê-la. Comer salada diariamente não foi nenhum desafio. Aparentemente, comecei em vantagem.

Então… porque é que mesmo assim é tão difícil fazer o correcto???



Ps – sei que estou em dívida com visitas e comentários, espero pôr isso em dia amanhã. Desculpem!


11 comentários:

Anónimo disse...

é que vai uma distância imensa entre o cérebro e o estômago (rsssssssssssssssss) e no percurso entre a idéia e a ação é que nos quebramos!

Quando falo com alguém sobre dietas e exercícios o olhar da pessoa para mim sempre é "NOSSA, SABENDO DISSO TUDO COMO É QUE VC ENGORDOU TANTO" e antes que a pessoa verbalize eu explico "UMA COISA É SABER, ISSO EU SEI, OUTRA É FAZER".

O Nuno Cobra também diz que a única diferença entre quem alcança o objetivo e quem não alcança é FAZER (porque saber é mais fácil do que parece né?).

Amiga: te entendo bem, isso que quero dizer! Também vivo me debatendo com minha "burrice prática" que não combina nada com a suposta inteligência teórica!

Mas tudo bem!

Vamos superar isso e conseguir!

Né??????????

Crista disse...

Oi papoila,
Eu tb. demorei muito para gostar de fruta, agora como 2 ou 3 peças por dia.


beijos grandes e boa piscina.

Ana M disse...

Ola Papoila! Como eu te percebo... a quantidade de vezes que eu invento desculpas para comer algo que me vai saber bem, mesmo que eu saiba que me vai fazer tão mal...

É difícil combater este ser guloso cá dentro mas desde que eu descobri esta comunidade de mulheres fabulosas a minha força para resistir tem aumentado imenso (eu digo ser guloso, mas a minha perdição nem são doces, são croquetes e pão e massas e bifes grandes com muito molho)

Sou uma novata neste mundo, a única coisa que eu posso dizer é que vendo o teu blog tu já percorreste um grande caminho, e acho que os teus blogs têm as dietas mais sensatas e equilibradas que já vi, por isso sei que vais conseguir. É só um dia mau.

Beijocas grandes e boa piscina :-D

Andy disse...

não curto muito natação, mas izem que é uma atividade excelente.Sorte e sucesso
bjaum

nina disse...

ha palavras tuas que poderia por no meu post , porque pensamentos teus vão os mesmos na minha cabeça ...
vamos tentar melhorar isso tudo , boa sorte e boa piscina ..
beijinhos nina .

Su disse...

Se fazermos o que sabemos ser correcto fosse assim tão fácil, não teríamos sequer engordado...

Enfim, o que importa é que estás de volta à alimentação saudável e à piscina :)

Aproveita!

Beijocas ***

http://disciplinando-me.blogspot.com

Anónimo disse...

Papoila, há uma contradição entre sabermos e fazermos, né?
Pra dizer a verdade sabemos muito ou quase tudo sobre dieta, exercícios e emagrecimento, mas colocar isso na prática significa abrir mão dos prazeres (comer é um prazer!). E este prazer nos custa kilos na balança que depois são cobrados pelas roupas, pelas pessoas que nos olham reprovando a nossa estética,por nossa saúde... não disse que sabemos quase tudo? Até os prós e os contras.
O problema é que nem todo dia a gente está disposta a abrir mão do prazer... afinal, tem tantas coisas gostosas, né?
Então, o que acontece é esse efeito sanfona: a gente vai e volta. Porque a gente vai mt bem, mas de repente a gente (nossa cabeça) quer relaxar um pouco, quer deixar de se cobrar tanto...
Acho q é por aí.
Mas a gente não pode desistir, né?
bjus

estelinha disse...

Oi, Papi!
Pois eu aqui cometo o mesmo erro que tu: sempre o pão!Há dias que podem me apresentá-los quentes, saindo do forno, com aquele aroma que só o pão d'agua quentinho tem, que resisto na boa. Mas tbm há dias em que como até pão velho.E depois, sempre depois, vem o arrependimento. Porque, é claro, na hora do "crime" não penso nada. É por essas e outras que ainda sou gorda.
Beijão e bom dia!

Anónimo disse...

Ahhhhh, me identifiquei 100% com esse post. :) hahaha Adorei! Bjão! Cris

Anónimo disse...

Oi Papoila!!
Concordo plenamente com o teu post
...Saber o que fazer correctamente até sabemos, mas aplicar diariamente esse é que é o verdadeiro desafio...pq somos confrontadas com situações e circustância diferentes todos os dias e a predesposição para manter a racionalidade nem sempre está em alta...
Um beijo e continuação de boa R.A.

Anónimo disse...

Olá papoila!!!
Estou passando por essa "crise existencial" tbm!Pq raios eu jogo todo meu esforço no lixo quando me deparo com alguma porcaria?
Mas tamo aqui pra aprender diariamente e um dia vamos superar essa dificuldade de hj!
Pois bem....
Como sou uma chata incherida que adora dar palpites, vo te falar o que me fez largar do pão!
Então, até ano passado era viciadona em pão,comia todos os dias pelo menos uns 2!É claro que pão faz mau pra mim assim como pra vc, todos os efeitos colaterais batem!Então segui o pensamento da dieta de south beach, retirei do cardapio drasticamente todos os carboidratos simples, qualquer um deles, até batata inglesa!nos primeiros 14 dias nem pão integral vc deve olhar (biscoitos, massa, arroz branco,qualquer coisa que vá farinha, amido, fécula...)Nos primeiros dias sofremos com a abstinencia (tremedeira, dor de cabeça, irritação)antes mesmo da semana acabar já não sentia mais vontade de comer pão (e tbm essas crises)!A ideia dessa dieta é que um carboidrato simples leva vc a consumir outro logo em seguinda e assim por diante até chegar o final do dia sofrendo de gases, inchada e cheia de pão!
Tbm superei minha vontade absurda de comer toda hora balas e doceS de padaria!Quem resolveou o problema foi minha nutri, to tomando todos os dias antes de ir malhar suco de cetrifuga é tiro e queda!Não sinto mais vontade de doces durante o dia!

Espero que se supere mais uma vez, to aqui aguardando sua vitoria!

grande bjo

selma
http://abatalha.zip.net