Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Alimento fetiche # 2 - Francesinha

A francesinha acima parece ser simples, sem batata frita ou ovo. Parece, porque esta francesinha é do Capa Negra. Para quem não é do norte, o Capa Negra tem das melhores francesinhas do Porto. * (E os melhores rissóis do mundo, mas isso fica para outro post.)
Este post é um alerta para as meninas do sul e do Brasil que se deslocam aqui a estas terras: nem todas as francesinhas são iguais. Podem até ser bonitas, com carnes de qualidade mas... o molho, o segredo está no molho!
Para quem não sabe: há restaurantes onde os cozinheiros têm contratos de confidencialidade da receita do molho. Sim, porque uma coisa é o molho que podemos encontrar até na net, outra coisa é o molho do Regaleira ou da Cervejaria Galiza. Também há festivais de francesinhas, blogs sobre francesinhas...
Aqui na Póvoa de Varzim há a versão poveira, feita em baguete e que se pode comer na mão. Uma delícia...
A última vez que comi uma tinha sido em Julho. Por isso, este disparate de sábado me soube tão bem! Foi uma escolha consciente de uma comida que adoro e de que não há versão light.
And I'm feeling good...

12 comentários:

Sérgio Pontes disse...

HHHHUUUUUMMMM!

Sai uma francesinha especial para mim, sff! Adoro!

Beijinhos

disse...

Aiiiiiiiiii caraca!!! E vc ainda insiste numa variação sobre o mesmo tema, hehehehe! Meu próximo desafio será economizar kgs e calorias SÓ pra ir a Portugal. Aliás, meu marido já se aninou com a idéia!!! Mas ele precisa visitar também a Espanha, terra de seus ancestrais e que na culinária, não fica nada a dever com suas "paellas". Mas voltando à Portugal, vcs ficm me devendo mais essa - Francesinha! Na França tem isso??? Vou na de Portugal mesmo, hehehehe. Bjs.Zá

Ana Bastos disse...

olá!
Nunca comi francesinha, secalhar porque as que vejo no sul n tem nada a ver!!!mas ia nessa! E essas coisas n se querem light ;)
bjinhus

ximiusa disse...

entao é la k nos levas po mes k vem_???

Muffin de Chocolate disse...

Papoila, tenho de te levar a comer uma super francesinha ao Pintainho, conheces? Um super tasco que serve uma francesinha de comer e chorar por mais...

Quando as renas vierem cá ao Porto temos de ir comer uma francesinha! :D

Beijocas!

P.S. Espero que te tenha sabido muiiiitoo bem, isso é que é importante. Uma vez não são vezes.

Sandra

Mishi disse...

Olá minha querida,

Finalmente aqui estou eu!

Começo por dizer que assim não pode ser!! Acabei de me babar a olhar para essa imagem! Já fui muitas vezes ao norte mas nunca comi as famosas francesinhas... quando for aí eu abro uma excepção à dieta e levas-me a comer uma, tá? :))

Agora quero agradecer-te por o enorme apoio que me tens dado. Tens sido um amor! Muito, muito obrigada minha querida!

Um enorme beijo :)

disse...

Oi Papolia, estou saindo de férias mas fiz questão de vir aqui e me despedir pessoalmente. Vc foi uma das que conheci mais recentemente mas que de cara me conquistou pela simpatia e bom humor. Continue fazendo tudo bonitinho que se não foi em 2007, com certeza será em 2008. Bjs e bom final de ano. Zá

Su disse...

Também já comi uma francesinha no Capa Negra. Não sou do Porto, mas dos sítios gourmet, sei-os todos!

Hahaha, daí eu já ter sido gorda (estou a tentar emagrecer a minha consciência, ainda não me vejo como sendo só rechonchudinha).

Aiiii, mas isso é realmente um golpe baixo, abrir um blog supostamente de dieta e deparar com uma imagem destas! Assim não há RA que resista!

Mas uma coisa é certa, não há RA que resista se não nos permitirmos estes pecados de vez em quando! :D

Beijocas ***

Crazy Cat Lady disse...

Eu nunca fui muito dada a molhos pelo que a imagem não funciona em mim.
Mas se é para pecar, ao menos que peques com algo que seja comida.
Bjs**

Vera disse...

Bem... nham, nham...

Jà se comia uma...
Concordo com as outras meninas... não é justo colocares uma imagem dessas...

Beijocas e bom FDS...

Vera

Muffin de Chocolate disse...

Hello! Eu também gosto muito de ti e o teu apoio tem sido constante. :) O Pintainho fica na Areosa, perto do Hospital de S. João.

Beijocas!

Sandra

Anónimo disse...

Aiiii as francesinhas :D

Eu sou do Algarve e sempre que vou ao Norte, que ultimamente tem sido com alguma frequencia, tenho de comer uma... eu adoro-as :)

Muffin de Chocolate, essa tasca que dizes, o Pintainho é no Porto?

Beijinhos