Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Rabanadas à minha maneira

A Ana Sofia pergunta ali em baixo "onde anda a Papoila que não gosta de doces". Pois, não sei... Ou antes, sei: nesta época há doces caseiros que são típicos do frio.
Não tenho grande coisa por bolos normais, mousse de chocolate, profiteroles e afins porque - lá está - estão disponíveis todos os dias do ano. As rabanadas, por exemplo, são uma paixão desde miúda.

Aqui vai a minha receita:

- 1 cacete já com uns 2 dias
- 1 litro de leite
- 1 pau de canela
- 1 vagem de baunilha
- raspa de um limão
- 5 ovos (+/-)
- canela em pó
- açúcar amarelo

Aquecer o leite com a baunilha, a raspa do limão e o pau de canela. Aquecer ao lume para que os aromas "abram", não se deve aquecer no micro-ondas. Também não deve ferver.
Colocar as fatias do pão num tabuleiro fundo. Regar as fatias com o leite quente para que fiquem bem húmidas. Passar pelos ovos batidos e fritar. O óleo deve estar bem quente para que elas não quebrem nem absorvam muita gordura. Pôr as fatias já fritas em papel absorvente.
Num prato, colocar a mistura de açúcar amarelo e canela em pó, previamente peneirada para que não haja grumos.
Comer! São deliciosas e muito aromáticas....


Quanto às filhozes da minha mãe: não sei dar uma receita capaz, ela faz tudo "a olho".
É feita com abóbora-menina, daquela muito laranjinha e doce, previamente cozida e escorrida. Deve escorrer algumas horas dentro dum saco de pano, ela garante que fica muito melhor. Depois junta farinha, açúcar (aquele light resulta muito bem...) e ovos para ligar a massa. Um cálice de Porto ou até de aguardente apura o sabor. Com duas colheres fazem-se filhozes aí do tamanho de um bolinho de bacalhau, fritam-se como as rabanadas, absorve-se a gordura excedente e passam-se pelo açúcar com canela.
Lá em casa usamos açúcar amarelo para envolver os doces, o aroma e o sabor são muito melhores que o refinado.
Para além destes dois desastres, confesso um grave problema com frutos secos. Pinhões, nozes, figos secos (mas só os Pingo de Mel), avelãs, pistaches... adoro todos. E cada um mais calórico que o outro, nem é preciso comer grande quantidade! bolas!
Percebem agora porque digo que não foi um problema de quantidade de comida mas sim da qualidade da mesma???

10 comentários:

Gordinha disse...

vixi

Que rabanada gostosa essa!!!

Ai ai ai!

Esses filhozes eu ainda não entendi muito bem o que são. Acho que são bolinhos de abóbora fritos... Deve ficar tipo um bolinho de chuva, só que com gostinho de abobora! hehehehe

Outra coisa ruim!

Ah! Procurei por fotos de filhozes no google e realmente o aspecto é de bolinho de chuva!

Nham nham!!!!!!!!! Bem coisa de inverno, pra tomar com um chazinho, um café!

Só que aqui está um forno de quentura! Então pra mim eu quero um suco, um sorvete, um picolé..........

Beijão Pá!

Mishi disse...

Aham... eu, infelizmente, percebo-te lindamente...!

Coisas ruins aparte...

Desejo-te um Feliz Ano Novo, que todos os teus desejos se concretizem. :)

Muitos beijinhos :)

Jojozinha disse...

aii até me poes agua na boaca!
Deve ser tudo optimo xD
Beijinho grandE*

Ana Garras disse...

Desejo-te um Reveillon, recheado de bolos de que não gostas para não os comeres e assim ser mais facil para ti não ganhar peso nesta epoca cheia de descuidos.
E que este ano seja o melhor de sempre e que consigas realizar tudo o que pretendes.
Jinhux e feliz ano novo

Ana Sofia disse...

passei apenas para te deixar os votos de umas boas entradas em 2008
BJS E FELIZ ANO NOVO

Gô! disse...

OIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Minha querida amiga de além-mar! =D

Vim dizer que voltei de férias e estou na luta de novo!

Porque hoje já é ano que vem e a hora é agora =D

Mil beijos e um ótimo 2008 =D

Muffin de Chocolate disse...

Menina Papoila, onde é que anda? Hummm??!! Quando é que a menina volta ao seu blog e nos brinda com um novo post! Já não leio nada de ti desde o ano passadoooo! Volltaaaaaaaa, qual D.Sebastião no meio do nevoeiro!

Beijocas

Sandra

ximiusa disse...

bem papoila, nao sei como esta a ser o rescaldo. mas aki pos meus lados a coisa esta negra.
valha-nos a sexta feira pa ver s ainda consigo ir atras do prejuizo.
anyway mtas felicidades e bom ano novo

Su disse...

Eu como não gosto muito de rabanadas, nem me fazem grande falta nesta época :)

Passei para desejar um bom ano de 2008 e dizer-te que mudei de casinha, se me quiseres visitar!

http://disciplinando-me.blogspot.com

Beijocas ***

Miss Slim disse...

Feliz 2008:)