Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A receita do salteado

A Estela pediu a receita do peixe com cogumelos e cá está ela. Todos os ingredientes têm baixo Índice Glicémico. Desculpem não pôr nem as quantidades nem os tempos exactos, mas a verdade é que não tenho muito jeito para essas coisas. Eu cozinho de acordo com o que vejo e cheiro!

Ingredientes:

Filetes de peixe cortados em 3 ou 4 bocados (usei peixe gato riscado)
Cogumelos frescos laminados (de lata também serve)
Azeite
Alho
Louro
Pimenta preta
Orégãos
Sal
Vinho maduro branco (cerveja tb dá)
Leite (ou natas)

Pôr uma colher de azeito no fundo de um wok. Juntar um alho golpeado e uma folha de louro. Quando o azeite estiver quente, pôr o peixe e ter o cuidado de o virar. Juntar os cogumelos, o sal, mexer bem e tapar por um ou dois minutos.
Juntar aí meio copo de vinho (conforme a quantidade de peixe e cogumelos), uma salsa, orégãos ou o que tiverem a jeito. Mexer bem e tapar por uns minutinhos.
Voltar a mexer bem, rectificar o sal, pôr pimenta preta moída na hora, mexer mais um bocado e tá pronto. Para ter um molho extra, uma solução light é juntar leite ou natas de soja… iogurte nunca experimentei, mas não deve ficar mal, basta ferver menos tempo.
Acho... Eu experimento e depois digo, ok?

Excelente para acompanhar arroz, massa (integrais, claro!)… e não esquecer a salada, tá?


5 comentários:

Su disse...

Nham nham!! :D Até fiquei com água na boca! O que vale é que agora já não como por fome psicológica, senão esse teu post era um risco!

Beijocas ****

http://disciplinando-me.blogspot.com

Ana Bastos disse...

uhummm, a sra d. Papoila tá inspirada... parece-me bem essse petisco ;)))

bjinhus

disse...

O quêee? Prá quem se diz pouco inspirada ou inexperiente com as panelas a receita está com cara de ser uma daquelas "gourmet" de chefs famosos, hehehe. Aqui o tal gato riscado me parece ser o "pintado" que tem a carne mais rija e que os pescadores daqui de casa matam e morrem para conseguir fisgar um (e depois passam meses se vangloriando, heheh). Mas nos mercados também tem. Bjs. Zá

Marisa disse...

Confesso que não faço ideia do que seja peixe gato riscado..Mas gostei da receitinha. Há-de ficar bem com outros peixes também. rs Vou experimentar com legumes a substituir os cogumelos ( q n posso comer)

Estela disse...

Agradeço a publicação!
Qd dominar o "aparelho", vou experimentar!

Beijinhos