Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

terça-feira, 18 de março de 2008

Desafio pessoal

Ontem foi um daqueles dias em que não tive tempo sequer para respirar. Muita trapalhada para resolver e algumas pequenas más notícias. Mas vamos por partes:

Estou a participar no Desafio Desistir Jamais da Lu Francesa, que começou na sexta-feira passada e termina dia 1 de Maio. Para mim é excelente, já que faço anos pouco depois e queria ter uma motivação especial.
Ontem de manhã pesei-me, medi-me e fui fazer umas análises básicas de colesterol e triglicéridos. A boa notícia é que estes últimos baixaram um bom bocado, a má é que o colesterol subiu proporcionalmente. Deixou o parâmetro normal e “evoluiu” para alto.

Confesso ter ficado um pouco confusa, na minha ingenuidade, pensava que alimentação mais saudável + perda de peso = baixa desses valores. Costuma ser assim, certo?
Quer dizer, os triglicéridos baixaram bastante, alguma coisa fiz bem… mas o colesterol subir??? Vou ter de fazer alguma investigação para tentar perceber o fenómeno, tá visto!

Medi também pela primeira vez a minha massa gorda e apanhei um susto e tanto. 39.2%. Sem comentários! Ou melhor: se tiverem numa farmácia próxima uma balança das que mede a massa gorda (aka banha pura), aproveitem e informem-se.

Ontem senti-me mesmo mal com isto, desatei logo a imaginar qual seria a percentagem antes destes quilos que perdi. Pura perda de tempo: não medi, não sei, logo é andar para a frente e não pensar mais nisso.

De modo que vou postar toda esta informação e depois do dia 1 de Maio, posto os novos resultados. Assim uma espécie de “para memória futura”…

17/03/08
Peso – 73 kg
Cintura – 97 cm
Pneu – 92 cm
Abaixo do peito – 96 cm
Peito – 110 cm
Anca – 108 cm
Cimo da coxa – 60 cm
Meio da coxa – 50 cm
Joelho – 41 cm
Barriga da perna – 35 cm
Braço – 31 cm

Triglicéridos – 208
Colesterol – 238
Glucose – 80

Índice de massa gorda – 39,2%

Assim, até ao meu aniversário, não irei avacalhar a dieta. Mais importante que perder peso para vestir roupinha janota, é atingir valores saudáveis em alguns destes parâmetros. Aceito sugestões, ideias, links sobre estes assuntos e tudo o mais!

Mas nem tudo é mau: ontem vesti umas calças que não usava há dois anos. Ficaram impecáveis!

Outra coisa: várias ninas perguntam se me podem linkar nos blogs delas. A resposta é sim, e ninguém precisa pedir, ok? Fico até honrada!

Ps – quase me esquecia: já comecei a tomar o ansiolítico. Na primeira noite tive sono aí às 23.30, o que não me acontecia há anos. Fui para a cama, dormi e… acordei despertíssima às 3 da manhã! Agora já estou a habituar-me, esta noite dormi quase 7 horas. Mas confesso que não gosto: não acordo com o speed habitual. Enfim, também é só para tomar 30 dias seguidos e depois os últimos 10 comprimidos serão dia sim, dia não.

13 comentários:

Su disse...

Pois eu também criei um desafio comigo própria que é atingir os 20% de gordura e 48 Kg até 30/4, ou seja na mesma altura desse desafio.

Vamos lá é a ver se consigo...

Quanto aos ansioliticos ainda bem que estão a resultar, sabes que quem dorme menos engorda? Pois é, é que o corpo fica a precisar de mais energia!

Olha e se quiseres ter uma ideia aproximada podes saber qual era a tua gordura com 79 kilos. Isto é, neste momento tu tens 28.5 kg de gordura (39% de 73) e o resto de massa magra, sim?

Então admitindo que a massa magra se manteve, com 79 kilos, terias 34.5 Kg de gordura (+ 6 kilos de banha, hehehhe). Ora 34.5 em 79 é uma percentagem de... 44%!

Isto assumindo que esses exercicios todos não te trouxeram nem mais um graminha de músculo, logo o mais certo é ainda teres tido mais % de gordura!

Portanto são boas notícias, já perdeste muita! :)

Beijocas ***

http://disciplinando-me.blogspot.com

Papoila disse...

porra, Su, só tu para me animares: quer dizer q quase metade de mim era banha pura? vou ali cortar os pulsos e volto já, ok?

:))))

Anónimo disse...

Olá, cheguei até aqui pois somos parceiras de desafio. Não vejo a hora de entrar em algumas calças antigas também.
Até mais

Neblina Orrico disse...

Legal esse desafio! Também tenho que tomar vergonha e tirar minhas medidas. Não fiz isso no início do emagrecimento, mas ainda dá tempo. Eu te linkei! Beijão, Neblina.

Flávia disse...

Desafio é?

Não tenho a menor idéia como são medidos esses indices...
Essa taxa de gordura já te falei:
vai num ginásio e faz uma avaliação física, ou pelo menos pede para verificarem com o compasso de dobras cutâneas. Eu não confiaria nessa balança.É bom ter certeza antes de se deprimir,
né?

Beijos

Sarapatica disse...

Papoila os ansiliticos vao fazer-te bem, é uma questão de e habituares....qto ás análises se isso te conforta aconteceu exactamente o mesmo, ma eu tinha os tri e o total no lmite, os tr baixaram para 80 e o total subiu para 270 e esta hein???? sabes o k disse a medica, posso ter uma insuficiencia a nivel de figado...sim pk eu as vezes ate faço umas asneiras, mas nesta boca ão entram fritos, nem chouriças, presuntos, reduzi ao sal....ok mais ao fds tenho feito algumas asneiritas, mas faço as caminhadas e hidroginastica.....não entendo, NAO EMAGREÇO E COLESTEROL SOBE....OS TRIGLICERIDEOS descem abruptamente....enfim...e ela passou á frente pk tava concentrada na infecção renal ms eu vou qurer repetir a análise um dia estes...milbjos

disse...

Oi Pá, sem dúvida, a saúde em primeiro lugar.Mas vamos agradecer as calças entrando tb, porque não? Estou na época de fazer meu check up também já que faço sempre em abril, mês do meu niver. Vou ver se consigo uma medição da massa gorda também. Espero não ter surpresas como as que vc teve, mas prá tudo isso há controle. Se informe mesmo, é o melhor que tem a fazer. No momento não me ocorre nada om relação a colesterol alto. Já pensou em consultar um Cardiologista? Ah e eu tb apelo prá um ansiol'tico de vez em quando. Sempre me faz bem. Dá uma recuperada legal. Enjoy it. Bjs. Zá

Crista disse...

Hoje já vou investigar se alguma farmácia mede a massa gorda!!!
É uma óptima ideia. assim fico sabendo se estou engordando ou ganhando massa magra.
Isso do colesterol é estranho. A minha cunhada que pratica exercício, tem uma alimentação saudável sempre tem altissimo. Mas é genético, acontece com muita gente, pergunta ao teu médico.
Mil beijocas

ximiusa disse...

epa, o porque só mesmo quem entend. eu também axo tudo ito uma trampa.
mas fica provado k a idade é a unica coisa k mudou d maneira má, enkto a alimentaçao e tudo foi pa melhor na idade o tempo passou. e sei lá s calhar é o caminar pa velhas k nos tras estes alertas.
eu ja n sei nada!

Luna Leve disse...

OI
Quanto ao colestrol...bem-vinda ao grupo dos "Mas que raio porque é que os níves estão altos se tenho uma alimentação saudável?"

A minha médica diz que é do organismo. Há do tipo de aniquila o colestrol e o tipo que precisa de um empurrão químico (medicamento).

por exemplo: eu e o meu pai temos uma alimentaão super cuidada e colestrol acima dos 230.

O meu irmão (23 anos) farta-se de comer fritos e doces, tem um físico altamente e o colestrol, triglicéridos e etc, abaixo do mínimo desejável!!!...

(Inveja......) Enfim, ainda bem pra ele, menos uma preocupação pra mim.

"Ó rapaz, come praí fritos à vontade que eu e o pai somos coelhinhos e comemos alface!"

eheh
Tem um bom dia

estelinha disse...

Oi, Papi!
Estou aguardando ansiosa a avaliação da academia, mas já sei que vou tomar um susto tbm.Mas é melhor encarar os fatos, não é? Só assim temos a dimensão dos nossos atos e podemos fazer algo pra melhorar.
Beijão e ótima quarta!

estelinha disse...

O percentual considerado normal de gordura deve variar entre 15% e 25% da massa corpórea.

Mishi disse...

Olá minha querida,

Fico muito feliz por estar motivada, força no desafio, tu vais conseguir! :)

Já não és a primeira menina com essas dúvidas em relação às análises, e depois de vos ler tenho mesmo que pensar em marcar umas, para ver como ando...

Beijinhos grandes