Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Pilates - desafio pessoal



Como vocês estão fartas de saber, eu adoro Pilates. Faço uma vez por semana - o dinheiro não dá para mais - mas nunca falho uma aula ou estou lá só a fazer corpo presente. Como estive mais de dois anos sem fazer, perdi muita da minha flexibilidade e equilíbrio, mas sinto que estou a recuperar a passos largos. Recomecei em Março, o que quer dizer que devo ter feito cerca de 15 aulas desde o início.




Em Março, voltar a fazer isto foi um desafio. Para as mais distraídas, isto pode parecer um exercício de braços. Mas não... a força é toda feita abdómen. É daí que vamos buscar estabilidade para não deixar a bola fugir enquanto fazemos flexões.


Depois de me habituar novamente à bola, gatinhar com os cotovelos foi fácil...


Et voilá! O início do pike! Este exercício depende da concentração, equilíbrio.. e claro, força no pneu, digo banha, ai que porra... abdómen!
Voltei a fazer isto no mês passado.



Pike mais desenvolvido: neste momento faço mais ou menos isto (a bola fica na canela, mas junto ao tornozelo).
É mais fácil do que parece: basta concentrar, respirar certinho e dizer mentalmente todos os palavrãos que conseguirem... (para quanto uma postura mais zen??)



Este ó o meu objectivo: fazer um pike perfeito, cheio de elegância.


Falei neste exercício como poderia ter falado noutros. Mas este é ilustrativo de como estou a vencer barreiras físicas e psicológicas (o medo de mergulhar de trombas no chão é muito real!).

Emagrecer, para mim é isto: reencontrar tanto a minha boa forma estética como a minha boa forma física.
De nada me valerá emagrecer muito se me cansar facilmente ou for incapaz de ter agilidade física.
Entre ter 60 quilos e estar em grande forma física ou ter 50 e não poder com uma gata pelo rabo.... escolho os 60, sem a mínima hesitação.

Meninas: vamos parar de ver o ginásio como parte dolorosa do percurso! Desde Março emagreci apenas 3 quilos, mas o que ganhei em condicionamento físico é muito vísivel.
Pilates dá-nos uma sensação de poder, de controlo sobre nós mesmas. E nós precisamos muito disso, não é?

Além disso, para quem está muito fora de forma ou gordinha, tem a vantagem adicional de não ter saltos (logo não se sobrecarrega ainda mais as articulações nem se faz figura de ursa a tentar seguir uma coreografia doida que toda a gente conhece de cor... excepto nós!).
Reforçar os nossos músculos e articulações antes de voltar a correr ou saltar a toda a força é uma atitude muito inteligente, não acham?


ps - fora que poder dizer "ok, sou gordinha mas equilibro-me em cima do bola de cabeça para baixo", dá um gosto do caraças. Acho que vou imprimir isso numa t-shirt!

21 comentários:

Muffin de Chocolate disse...

Um belo desafio pessoal! Gosto do teu empenho nas coisas...acima de tudo não fazes as coisas por fazer, vais a fundo na questão e tentas conhecer todos os pormenores sobre aquilo que estás a praticar, assim como os teus limites e a situação em que te encontras.

Aprendo muito contigo, cara amiga Papoila! :)

Agora tens é de escrever um belo post sobre "aquelas" vantagens do Pilates. Vá...toca a preparar isso para a malta! Ehehehe...

Beijocas!

Sandra

Su disse...

Bolas que essa cena parece ser dificil como o raio!!! E eu preocupada com o meu equilibrio a tentar começar a dar voltas triplas na salsa!

Olha parabéns porque se consegues fazer isso é porque tas mm mta bem!

Beijocas***

http://disciplinando-me.blogspot.com

estelinha disse...

Oi, Papi!
Não sei como é em Portugal, mas aqui no sul do Brasil aulas de Pilates são caras.Pra te dar um exemplo: com o preço de 2 horas de aula(em academias que utilizam apenas a bola e elásticos)consegue-se frequentar qualquer academia fazendo musculação e outras ginásticas com horário livre,todos os dias da semana.Mas,na minha opinião, nada se compara ao Pilates.É uma sensação maravilhosa de controle dos movimentos, sem contar que trabalhamos também concentração.Sem dúvida é um exercício pra corpo e mente.
Tenha um ótimo findi! Beijão!

Flávia disse...

Bah,

Agora até eu quero fazer esse Pike!

OLha, tou com a Muffin...conta aí os outros benefícios do Pilates...

kkkkkkkkkkkkkkkk


Beijooooos

Ana Bastos disse...

:)))
fazes muito bem! Pilates é excelente para tudo
e concordo contigo mais vale ter 60 e ter energia; do que 50 e n mexer as "botas"
força!!!
e eu q sou tão preguiçosa... tb queria ter essa força (eu sou a q n mexe as "botas"!)

bjinhu
booom fdsemana!

Anónimo disse...

Amiga, mas é tão caro! Desde que você me indicou estou procurando e uma seção dá para pagar um mês de academia! Tenho certeza de que deve ser uma delícia... mas ainda não me pertence snif...

Tem o tal do bodybalance que mistura yoga com pilates, vou ver como é na prática affffff

Fiquei morrendo de vontade de usar a tal camiseta!

Porque sabe, ultimamente tenho percebido que estar gorda é o menor dos meus problemas: estava sem alma mesmo, vivendo no automático, sempre alhures... não existia um "aqui e agora" para mim, tudo estava no passado (quando eu era magra, quando eu era jovem, quando eu era feliz) ou no futuro (quando eu estiver dando aulas, quando estiver magra, quando estiver feliz)...

Então equilibrar-se (em todos os sentidos, incluído aí o físico, rsss) com qualquer peso é algo de um valor imenso!

Uma terapeuta me disse uma vez: "ok, você quer emagrecer, já entendi, mas 'o que é que você quer com isso'"? E eu larguei a terapia porque achei a pergunta sem cabimento: queria emagrecer e ponto. Para quê? Para ser magra. Para quê? Para não ser gorda. Para quê? Para ser magra afffffff

Agora entendo que alguns rococós são necessários que entendermos para que estar nesse mundo ...

Vou continuar procurando algum lugar em que eu possa fazer pilates sem ir a falência rssssss

bjs

Crista disse...

Oi TUGA,

Quando for ao Porto vou comprar uma bolona dessas, talvez compre hoje se for à SPORTZONE!!! Fiquei super entusiasmada com essas posições.

Este fim de semana e o próximo vou andar super ocupada, mas quando tiver férias, marcamos um encontro lindo maravilhoso e light (risos).
O meu nº é:
917637975


Beijocas grandes

Tágide disse...

Experimentei uma vez Pilates aqui num Parque ao ar livre e gostei muito.
Fiz yoga durante vários anos e realmente este tipo de exercícios onde a força não vem só do físico é muito mais interessante.
Quando aqui o meu dinheirito melhor e depois de colocar o meu nariz no lugar, acho que vou me increver.
Ahhhhhh tenho feito o iogurtinho. Olha tu fazes com leite magro ou quê?
Beijufas e bom fim de semana

Anónimo disse...

Sabe que foi um comentário seu que me lembrou o que mamãe sempre dizia: "temos de estar sempre prontas, da hora que acordamos até a hora de dormir" e ela dá exemplos, do tipo, se chega uma visita sem avisar, se sofremos um acidente, etc, rsss

Ela está adorando minha fase jeans!

Bjs

Beth disse...

Que maravilha!!!!!
É isso aí, garota, bom senso, saber o que quer, e porque quer.
Assim vale a pena mesmo. Parabéns.
Beijocas mil
Saudades dos seus e-mails!!!!
A gente papeava tanto!
Beth
http://aconquista.zip.net

Anónimo disse...

Adorei a aula de ecologia, a aula de economia e fiquei amarradona na aula de pilates. o meumedo é dessa bolona estourar... rs
Está certo: brincadeiras à parte realmente pilates é excelente pra postura e equilíbrio!
bjs

Amendoinha disse...

Viva!
É assim que se consegue avançar e evoluir na vida: marcando objectivos pessoais a atingir.
Grão a grão...
Parabéns pela força e determinação, continua!
Beijocas!

Marisa disse...

Ai mulher fiquei tola a ver as posturas. Realmente, para além da flexibilidade e equilíbrio, deve ser um excelente treino de concentração. Acho que comigo não era só o medo de ir de trombas ao chão que era real, é que ia mesmo...descoordenada como sou. rss

Olha lá, uma curiosidade já falaste que pilates é muito bom para a coluna e também articulações. Também é adequado a pessoas que tenham problemas na coluna e coisas como tendinites?

Agora respondendo, com atraso (n tenho andado por aqui): vim morar para Odivelas e a cena passou-se na piscina municipal de Odivelas. entretanto até li o regulamento interno e fiquei a saber que os 2, 40 euros eram por 30 mns dentro de água, para além da tal 1h15 contada desde a entrada até à saída pela recepção. O teste de natação que eu pensei que se limitava a saber se as pessoas sabiam nadar e tinham preparo fisíco para não se afogarem na piscina principal (tb têm tanque de aprendizagem)afinal implica o domínio de 2 técnicas: crawl (nem se isto se escreve assim) e costas. Resumindo: isto e os valores absurdos de inscrição, fazem-me pensar que está tudo preparado para desincentivar idas à piscina que não sejam para aulas (que também não são mais baratas que no privado).

Vou-te adicionar sim. Raios..nem tinha visto que tinhas aqui o teu msn, senão já estava resolvido. ;)

Beijinhos

Juh disse...

bem isso é um belo de um exercicio confesso que não sei se conseguia fazer isso!!!

brijinho

Juh

Anónimo disse...

Oi Paipola!! Primeira vez que passo aqui no seu cantinho e gostei mto!!

Mto legal o seu desafio! Com certeza vc chegará lá. Com disciplina e persistência tudo é possível.

Me parece ser bem difícil as aulas de pilates, mas um dia ainda me arrisco. Acho o máximo!

Voltarei aqui mais vezes!

Uma ótima semana pra vc!

Bjs
Mari

Estela disse...

Olá!

Tu és demais, tive que sair daqui e dar um saltinho à sanita, para fazer um xixi de tanto que me ri com as tuas saídas!!!

Faço até à segubnda posição, mas gatinhar, não gatinho (só noutros contextos...lol)!

Ah...e o medo de bater de trombas no chão passa...quando caires uma e outra...e outra e outra vez da bola e bateres com os cornos na porta do armário!!!!

Qué feito de ti, que não me ligas nenhuma?! Tenho saudades tuas, pah!

Beijos!

Taty Carioka® disse...

U-hu!
Muito interessante seu relato.
Menina,eu não conseguia fazer nada na academia.
Sei muito bem quando conseguimos passar pelo obstáculo.
A felicidade que nos sentimos.
As academias daki que tem Pilates (igual a essa aula) são mais caras.
E aquelas aulas que tem aparelhos de madeira...é mais caro ainda.
Abafa!
Parabéns,
Boa sorte no seu desafio pessoal!
Beijaum

кιкα disse...

Oi

Deixa-me que te diga que eu adoravaaaaaaaaa fazer essas aulas mas o orçamento não dá para tudo e já ando no cardio + musculação não me posso queixar...

E tu se já fazes a posiçõ que dizes está mtoooo bem!!! qq dia já estarás a fazer a última posição ;)

Beijo Light
CC

Barbara Lucas disse...

eu morria de curiosidade prá entender o pilates, finalmente consegui visualizar alguma coisa... obrigada querida por dividir isso com a gente
beijinhos

Anónimo disse...

Fiz a primeira aula de bodybalance afff acho que nunca tive equilíbrio rssssss

bjs

Luna Leve disse...

Eu nunca fiz pilates mas estou muito curiosa. Além disso, a direcção da associação (eu incluida) onde faço step quer comprar bolas para arrancar em Setembro com essa nova modalidade. Tou ansiosa por experimentar!!

Bjokas