Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Balanço de Julho (e da dieta...)


Finalmente consegui conciliar o peso da minha balança digital com o da régua aí de cima. Ando a pairar entre os 68.8 e os 69, portanto, não lhe mexo por tão pouco.
A partir de agora as pesagens oficiais serão ao sábado, com a digital já dá para perceber ganhos e perdas de menos de 500 gr. A velha balança continua simpática: uns 68 a dar pra os 67.5… (coisinha mai linda!!! ternurinha da mamã!!!)

Seja como for, perdi cerca de 1.300 na digital e mais de um quilo na outra. Resultado positivo!

Mas tem mais coisas positivas, essas sim, muito melhores que um reles quilo na balança:

1 - Perdi 3 cms de cintura este mês! Sim, aquele imenso pneu, que a qualquer momento poderia ser requisitado pelo Ministério da Agricultura para equipar tractores, está a desaparecer!
Comecei a dieta com 105 cms de cintura, com um claro problema de obesidade abdominal, que como sabem é a mais perigosa de todas para a saúde. Em bom português: eu estava a rodear os meus rins, pulmões, coração, fígado, pâncreas e mais meia dúzia de órgãos vitais com banha. Em risco de ficar com Síndrome Metabólica, que acarreta coisas tão desagradáveis como diabetes, complicações cardiovasculares, apneia do sono, entre outras coisas.
A nossa cintura não deve exceder os 80 cms e acima dos 88 as coisas complicam-se imenso. Imaginem-me com 105! Era uma bomba relógio ambulante!
Venham-me lá falar da necessidade de nos amarmos gordas e tal. Sim, sim, porque cobrir os nossos órgãos vitais de gordura é mesmo de quem tem auto-estima alta, está-se mesmo a ver!
A minha cintura está neste momento com 92 cms, ainda longe do completamente saudável, mas também mais longe do risco em que se encontrava. E vai continuar a encolher! (até porque tenho ainda duas saias lindas de morrer que não me servem, diga-se de passagem…)

2 – Colesterol, triglicéridos e outras coisas que tais: o colesterol está em níveis normais! No início da dieta estava a 270, muuuuiiitoooo acima do indicado. Os triglicéridos? De uns espantosos (cof, cof..) 386 para…. 173! O ideal é entre 50 – 150, mas sei que é uma questão de tempo, disciplina e cuidado para que fiquem também dentro dos valores normais. A glicose nunca foi problema, mantive-me sempre abaixo dos 80 (o normal é 70- 110).
Tudo excelente na parte de hematologia, creatinina e ácido úrico e restantes miudezas. Sou oficialmente uma gaja saudável! (com um pé marado e dentes problemáticos, é certo…)

Agora o meu orgulho: a Gama-Glutamil Transferase (GGT) serve para despistar lesões hepáticas que tenham origem em excesso de gordura, álcool e drogas. O valor deve ser menor que 32, acima disso já estamos a prejudicar o fígado. Também descobri que nas pessoas com muita gordura abdominal este valor costuma ser alto e, se não for corrigido, continuará a subir até termos a tal Síndrome Metabólica. Eu tinha 36 e agora tenho 27!

É obvio que o propósito deste post não é vangloriar-me das minhas conquistas (ok, ok, talvez um bocadinho…), a ideia é passar uma imagem positiva da dieta.

Ter cuidado com o que se come não pode ser visto como sacrifício em nome da moda, dos modelos sociais e de tantas outras tretas.

Ter cuidado com o que se come é, fundamentalmente, a maior prova de amor-próprio e auto estima que poderemos fazer.

Um ganda beijo e que venha Agosto!

Ps – Vou procurar alguns links interessantes para meter no post, acerca destes termos médicos.

Pps – a papoila da foto foi comprada hoje e ainda não sei onde a vou meter. Aquela mãozinha é a minha, imaginem o tamanho dela!

17 comentários:

Tágide disse...

Parabéns pelas tuas conquistas.
Que papoila lindaaaaa. Imagina que tava aqui a pensar te perguntar se é verdadeira. kkkkkkkkk
Depois é que tb reparei na mão. Qe bronca eu!
Beijufasssssssss

Conquistando Sonhos disse...

Parabéns, percebesse que esta a se endireitar e conquistar seus objetivos

Flávia disse...

Vixi Maria,

Nunca vi uma papoila grande desse jeito!!

Parabéns pelos excelentes resultados dos exames!

:)

Beijos

Teresa disse...

Opá, nos valores de referência do laboratório onde fui diz que a GGT deve ser menor que 43 e eu tenho 44... Vamos a ver o que a médica diz!

Grande papoila! Onde arranjaste??

Quanto ao post anterior, só tenho um comentário: lololololololol

Beijocas

Anónimo disse...

Parabéns!

Temos sim de dar muito valor para nossas vitórias: só nós sabemos o quanto nos custam e o quanto nos fazem felizes!

Logo chegará numa cinturinha legal, pode ter certeza, porque está caprichando, dia a dia, e sempre disposta a melhorar.

Beijos e continue assim!

Muffin de Chocolate disse...

Parabéns gaja boa!

:D

Adorei a papoila, é linda!

Beijocas!

Sandra

Mishi disse...

Oh minha querida, o que eu aprendo contigo!

Quanto mais vos leio pior me sinto... eu tenho MESMO de marcar umas análises! Não faço ideia de como estou, and it's not good!

Minha querida Parabéns por estas conquistas. Sem dúvida que a nossa saúde é muito mais importante que o nosso aspecto exterior.

Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Oi querida, saudade!!!! Linkei você de novo, pra não nos perdermos mais de vista.
Gostei de ver os resultados da tua dieta!!! Não só no físico, mas na saúde, principalmente.
Essa Síndrome Metabólica é um perigo, e acima do peso caminhamos a passos largos pra isso...
Meus exames também estão nromais, alguns no limite (como esse que indica a gordura no fígado), mas logo melhora, com a cirurgia tudo vai se resolver.
Beijo

Anónimo disse...

Papoila, me empolguei, escrevi umm monte mas a conexão caiu. Sacanagem!

Bem, serei rápida pra não perder o comentário de novo: parabéns pelo novo peso, pelas novas medidas e principalmente pelo fato do exame estar direitinho. Vc merece realmente um bom resultado pois se empenhou.

Qto ao post anterior eu concordo com vc que os pais são responsáveis pela alimentação dos filhos. Com certeza!

E qto aos velhinhos... bem, eu tive q rir. rs

bjs

Anónimo disse...

Muito bem, Papoila! Parabéns! Temos de ir falando pelo MSN... Bj

Amendoinha disse...

Viva!
Muitos parabéns por tão bons resultados.
Quanto à papoila, é linda, é feita de que material, papel, tecido?
Olha, Viva!
Onde compraste a balança? Também quero que dê desses resultados... eheheh
às tantas e balança velha é que dava o peso errado, e a nova dá o peso real. De onde se poderá concluir que estás mais magra do que pensavas... tsssst... que chatice, heimmm???
Olha, deixei-te um desafio/brincadeira lá no meu blogue. A mim deu que pensar e concluí que perder peso não é assim tão importante para a minha vida futura... é importante agora, neste momento, mas não no todo da vida, não sei se me percebes...
Beijokas e bom fim de semana!

disse...

Olá Papoila!! Que bom que a encontro firme e confiante, com ótimos resultados a exibir depois de esplêndidos dias de férias! Melhor, estraga. Parabéns pelos resultados e mantenha a força que o resultado continuará bom, independente da balança.
Agora essa da papoula gigante eu não entendi: ela é mesmo imensa ou é uma montagem? Isso é o que dá ficar fora da net muito tempo: meu cérebro atrofiou, hehehe. Bjs e sigamos na luta. Zá.

Crista disse...

Maravilhoso Papoila!!!
O mais importante é mesmo a medida da cintura!!!
Baixaste todos os níveis considerados de risco, melhor ainda.

Ganda MULHER!!!

Beijos grandes e bom domingo

Just me!! disse...

Mais uma a deixar-te os parabens pelos excelentes resultados k tens tido, pela determinação (sim, é mm pk só com mta é k se nada á hora k tu o fazes DE INVERNO!!)...mas tem valido a pena sem dúvida, os resultados mais importantes..na nossa saúde pois claro (k já não somos propriamentes catraias de 20) e a juntar a esta mais valia...td o resto..a boa relação com a balança, com o espelho, com o nosso "sótão" lol, com os k nos rodeiam....com as montras (lol) com os nºs das etiquetas...um sem numero de razões para seguir em frente....pk para frente é k é o nosso caminho!!
Um beijinho grande como a tua papoila!!

Ana in UK disse...

Olá olá!!

Ao tempo que aqui não vinha!!

Estou muito feliz por ti. É fantástico como conseguiste reduzir esses valores todos, mereçes todo o mérito!!!

Jinhux e continua nessa batalha que eu tb continuo na minha ;)


Jinhux

Taty Carioka® disse...

Parabéns,
Pelo seu corpinho está a cada dia mais saudável.
Eu tinha 120 de cintura...affe!
É difícil resistir as tentações e ter disposição para malhar.
Mas quando chega os resultado dos exames médicos...
Vale a pena todo o "sacrifício"
Parabéns!
Beijaum

Marion disse...

ainda bem que estás a conseguir alcançar os teus objectivos. Quando alcançares a meta final do teu peso, vais ter força suficiente para tentar ser multimilionária e dona de uma cadeia de lingeries em Portugal.