Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Resolução para Agosto


Ando descontente com a minha atitude. Não que tenha sido má, ou que tenha engordado. Em Julho emagreci 1.300 mas… mas estive longe de dar o meu melhor. Fiz umas quantas excepções totalmente descabidas, uma vez que nem sequer eram coisas particularmente boas.
Um exemplo? Este domingo comi pão branco com manteiga e café ao pequeno-almoço. À tarde ainda jabardei mais, acrescentando 1 mini Kit Kat (que roubei do saco de doces da avó… sério!) e diversas peças de fruta fora de horas. O jantar? Melão dividido com o papi, acompanhado de fatias de presunto. Uma delícia, claro.
(para as ninas brasileiras: aqui come-se melão com o nosso presunto – que é o vosso presunto fumado – e é uma combinação excelente!)

Engordei? Não. Mas também não emagreci, o que é o meu objectivo. Tirando este domingo meio idiota (que já foi em Agosto), os desvios têm sido mínimos. Mas estão lá! E um desvio aqui, outro ali… e percebemos, já foi um desvio e tanto!

Dei conta que estava a seguir o meu cardápio estilo “piloto automático”. Por um lado é bom: quer dizer que já interiorizamos uma série de princípios básicos, que são seguidos sem stress, sem dilemas. Mas mal gerido, este piloto automático pode criar uma sensação de segurança pouco apropriada.
Eu passo pelas prateleiras de bolachas, biscoitos, gelados, cereais doces, sem pestanejar. Onde é que eu sistematicamente me espeto? Na fruta. Eu tenho um grave problema com fruta. Há blogueiras que lutam para introduzir a fruta nas suas rotinas diárias. Comem uma maçã de sobremesa e até fazem um post comemorativo do milagre.
Eu? Sem disciplina, como umas 6 a 8 peças de fruta sem sequer dar conta. E fruta em excesso engorda e muito!
De que me vale policiar a colherzinha de arroz se depois como fruta a rodos??? Nada!
(provavelmente, a única coisa positiva disto é eu não ter nenhuma deficiência vitamínica!)

Num mundo perfeito, fruta engordaria tanto como água!

A coisa piora sempre no Verão, com tanta fruta da época: ameixas, melancia, melão, meloa, uvas, pêssegos… e não venham com a estória que agora há disso todo o ano: eu evito frutas de estufa e/ou que não sejam nacionais.
Não há aqui nenhum nacionalismo bacoco, é mesmo uma questão prática: se um alimento que se consome cru vem do outro lado do mundo, isso quer dizer que foi colhido verde e amadureceu em câmaras frigoríficas. Não amadureceu ao sol, o açúcar não teve tempo de amadurecer… mnhan mnham!
As laranjas do Algarve são excelentes, mas já vi pessoas a comprarem laranjas do Chile porque “a casca é mais bonita e brilhante”. Sei lá, se calhar é suposto comerem a casca!

Bom, resumindo: este mês vou voltar a controlar a fruta. Três peças por dia e nem mais uma! Quando fiz isso em Março emagreci 3 quilos. Vamos lá a ver se o “milagre” se repete!

E vocês? Qual é o vosso “desvio” favorito?

13 comentários:

Just me!! disse...

Eu por acaso sou das tais para kem comer fruta é uma excepção, mas entendo-te na perfeição!!
O meu desvio favorito de verão?? umas bebidas com alcool (tipo caipirinhas ou mm uns panachés) em mto boa companhia, bem refasteladinha numa esplanada até altas horas....
Desvio-me do exercício físico com mta frequência, pk as noites e os fins de tarde são para passar em amena cavaqueira com os amigos e família....
Pecados estes k se reflectem na balança...e é como dizes, não é k até engordem por aí fora...mas tb não deixam é emagrecer grande coisa...
De kk maneira, nunca pior...e não tarda está aí o setembro e nós voltamos ao nosso ritmo...
Bjcas

Anónimo disse...

Queijo. Adoro queijos! Qualquer um. E tb sou louca por pão. Agora só como integral e controlado. Mas são 2 coisas que não fico sem. Mas estou aprendendo a controlar a quantidade e a escolher melhor o tipo: pães integrais e queijos brancos. :-)

Luna Leve disse...

Mini preta e chocolate negro....

Ai.

Anónimo disse...

Estou tentando conter os desvios (comecei pelo doce, mes que vem vou conter a carne vermelha e por último o mais difícil: carboidratos refinados)...

Me adiciona no msn porque não consegui com a quele e-mail... o meu é:

vania_usp@yahoo.com.br

Vamos tricotar quando for possível.

Beijos

Conquistando Sonhos disse...

Aff, quero comntar no momento pelo melão com presunto urg!!!

Vou ver como é!1

Beijos

Anónimo disse...

Meu deus, eu queria muito ter esse problema!!! Eu gosto de frutas, mas tenho uma preguica incrivel de come-las (quando estou comendo adoro, mas falta a iniciativa).

Meus problemas? Queijos, vinhos e cerveja. E mais queijo.

AnaSakura disse...

tomara eu k o meu desvio fosse a fruta. o meu desvio é lá + p os lados da despensa. sou desvairada por salgados. 1 médico dixe-me ké por ser hipotensa k tendo a ter + apetite por salgados ( o k n faz sntido pk tb sou hipoglicémica o k faria c k tivexe apetit d açucares).Mas kt à fruta realmnt fazes bem em não exagerar pk a fruta em excesso é p kem tem metabolismos mta bons!!!! e s n o tiveres n é d fato nada bom...
Espero k exa redução te tire + 3 kgs

Anónimo disse...

nossa!
mto interesante seu blog!
Não sei quase nada de sua terra,mas aki no brasil tem fruta o ano todo,claro que cada estação tem suas especies!Vejo muita fruta importada nas capitais mas em cidades do interior (eu moro no interior do estado de sp) tudo é da região mesmo.
É interessante sua disposição em comer tanta fruta, como vc disse por aqui a grande maioria (eu estou inclusa)comemoram quando come uma maçã por dia!Mas como tudo na vida, todo exagero faz mal, e vc falou bem fruta em demasia ENGORDA MESMO!
O jeito é diminuir aos poucos,controlar cada pedaço..hehehe!
As vezes eu me descontrolo por besteiras mesmo!
Bala é um grande mau que eu tento tirar da minha vida mas sempre volto a consumir!
Não desanime com o peso eliminado, quando se tem uma perda moderada, como a sua, é o mais saudavel e seguro para seu corpo!
Fique feliz por seus passos!
Volte sempre pra eu te visitar!!!

grande bjo!


selma
http://abatalha.zip.net

Neblina Orrico disse...

Vinho, queijos, vodka e batatas fritas! Amo, adoro. Evito o quanto posso, mas nas férias de julho não quis evitar nada disso e o resultado foi trágico. Agora, de volta ao normal. Beijo, Neblina.

cindy disse...

oi! te achei no blog da ana paula,. posso te linkar?
estou na luta da balança tb...bjsss

Crista disse...

Oi

O meu desvio é sempre o mesmo, tenho dificuldade em controlar a quantidade de arroz que como. Devia ser chinesa.
Tento só comer com legumes, as proteínas iriam acrescentar umas calorias mirabolantes!!!

Tânia disse...

Olá Papoila!Compreendo perfeitamente o que queres dizer com isso da fruta. Tal como tu, a mim apetece-me comer todo o tipo de fruta e frtua a mais, faz mm engordar! Espero que Agosto te corra melhor :) Deixo o meu novo blogue pk tive um pequeno acidente com o outro http://rumo-ao-bem-estar.blogspot.com/ **

Ana Bastos disse...

não é fácil escolher um "pecado" ;)))
adoro fruuuuuta (como tu!!! de loucura!) e queijos, e pão, e...etc
bem temos que controlar os impulsos! 3-4 peças de fruta p dia no máximo!


bjinhjuuuuuuuuu