Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Alimento fetiche # 1 - Nabiças *


(não há na net fotos decentes deste nobre ser vegetal... hummmffff)


Adoro nabiças. As de Inverno então... deliciosas! Infelizmente este ano está a ser muito seco e a qualidade das ditas ressente-se.

Para quem não sabe, as nabiças são a rama dos nabos enquanto eles são apenas raíz. À rama dos nabos formados, chamamos grelos, normalmente de travo mais azedo (delicioso, também). Mas nem todos os nabos têm bons grelos e... ok, ok, acaba-se aqui a aula de agricultura!


Como comer:
- cozidas, juntando um fio de azeite no prato. Acompanha outros vegetais, ovos e peixe cozido às mil maravilhas.

Como gosto mais:
Cozer as nabiças com um pouco de sal. Escorrer bem depois de cozidas.
Num tacho, pôr um pouco de azeite, uma folha de louro, um dente de alho, um pouco de pimenta. Quando o azeite estiver a ferver e o alho já aberto, pôr as nabiças e mexer bem, para que todas passem pelo azeite. Pode pôr-se também um pouco de vinagre ou limão.
O que acompanham? tudo. Arroz, massa, batata assada, puré e até batata frita. Fica delicioso!


* este primeiro post sobre alimentos que não dispenso (os saudáveis e os nem por isso) é dedicado à , uma brasileira que não sabe o que são nabiças! tss tsss

4 comentários:

disse...

Uiaaaa que quase caio da cadeira qdo encontro a explicação sobre as nabiças, com a receita e ainda por cima dedicadas à mim!!!!!!!!!!!! Muito thank you, very much obrigada demais!!!! Amanhã vou ao meu hortifrutigranjeiro que me arruma encomendas especiais e vou ver se me traz nabiças. No limite, se não tiver, vou usar as folhas dos nabos que essas é certo que encontro. Muuuuitos bjs. Zá

Papoila disse...

ai Zá, nem imaginas a minha emoção ao olhar para o quintal e vê-las lá frescas e verdinhas, à espera que eu vá lá apanhá-las... nhac nhac! lol
E são lindas: se chover hoje, daqui a dois dias têm o dobro do tamanho, crescem super rápido com humidade fria :)

Muffin de Chocolate disse...

LOL Eu adoro nabos! Uma bela sopinha de nabos...ai que bom! Papoila, as nabiças são um alimento que como com muito prazer, assim como grelos. Os meus pais cultivam alguns vegetais aqui em casa, mas nabiças não temos. No entanto, vivo no meio de campos e também as vejo crescer, lindinhas, à espera que eu as coma, tal como tu disseste, mas misturadas com umas batatinhas cozidas, tudo mesmo misturado numa panela, fica tão bom! E comer isso com uma alheirinha feita no forno! Só de pensar, babo-me. Ahahah! Beijos, Sandra

AnaSakura disse...

adoro nabiças!!!! E grelos... com arroz fica XPTO.