Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Dia de S. Colesterol

Ontem foi dia de comilança. A minha irmã (que estuda longe) passou este fim-de-semana cá e claro, tivemos que fazer um almoço com tudo o que a menina gosta. O problema é que temos gostos muito parecidos!
Assim, tivemos: entrecosto e costeleta assados na brasa com uns chouricinhos crioulos para “dar outro gosto”. A acompanhar, arroz solto com pedacinhos de bacon, molho de cogumelos salteados com natas (de soja, valha-nos isso!*), salada e caldo verde. Enfim, tirando os chouriços (e só comi um) nada disto seria particularmente grave, se me ficasse por um alimento “extra”. Mas não, aqui a menina teve duas sobremesas: castanhas assadas no forno a lenha e pão-de-ló húmido. Tudo isto acompanhado de quase meia garrafa de tinto alentejano.
Terminei com um café com adoçante, porque não parecendo, tenho cuidado com a minha linha. (cof cof…)
Devo dizer que não comi nenhuma destas coisas desalmadamente, mas comi várias coisas calóricas numa mesma refeição. Foi um daqueles almoços longos, cheios de conversa fiada e risos. Não posso dizer que estou arrependida: é raro os meus pais alinharem em almoços copiosos (por isso estão perto dos 70 anos e com óptimo aspecto e saúde). A mãe da minha mana também não é dada a excessos,** de modo que ontem estávamos lá na cozinha a comemorar o Dia de S. Colesterol. Castrol, para os amigos…
A tarde foi passada a chá verde e com uma caminhada leve com o Diogo, que resolveu perseguir um gato e uma bicicleta. Fartei-me de pedir desculpas aos vizinhos… mas como foi com os simpáticos, não houve problema.

À noite bebi chá e comi um bocadinho de pão, coisa pouca, e uma maçã assada. Hoje estou a tentar recuperar, mas nem coragem tive de subir à balança….


*as natas eram de soja porque não posso comer das outras ;)

**a minha irmã não é irmã biológica. Tem uns pais fantásticos que a adoram mas foi criada por nós desde os 3 meses até aos 14/15 anos. Tem 20 e é a única irmã que tenho, não é irmã de sangue mas é irmã do coração. Há pessoas que ficam confusas pelo facto de eu dizer “irmã” ou os meus pais dizerem “a minha mais nova”. Não percebem que família é quem nós amamos e não quem nos calhou em sorte genética.

10 comentários:

Gordinha disse...

Você tá chique ainda com esse almoção! Teve motivos, pelo menos! Eu naõ tive! hehehe

Ah! E castanha é oleaginosa, então pode! HEHEEHEH É que tem inúmeras vitaminas e sais minerais que só as oleaginosas têm =D

Que legal isso de irmã não de sangue! Eu tenho duas, de sangue! Nas irmãs só de criação tão se pode dar uns solopapos? HEhehehehe

Beijaõ

Papoila disse...

Mulheri, tu vais-me dizer que castanha não engorda muito??? se for verdade, sou uma mulher feliz, carago!

Quanto a irmãs: acho que se pode bater em todas :))) mas como a minha é mais nova 16 anos, aí seria abuso de menores... tsss tssss.... acho que em toda a vida lhe dei 2 palmadas no rabo e por motivos justificados. Ela era maluca mas boa menina :)

disse...

Oi Papoilinha, quando eu for a Portugal vou visitá-la e queeeeeeeero um almoço desses!!! E meu café pode ser com açúcar e natas verdadeiras, hehehehehe. Vamos combinar? Vou começar a economizar nas calorias desde já. A propósito já estou curiosa em saber o que são nabiças e de experimentar o vinho alentejano. Uma ótima semana e grande beijo! Zá

PS: Se vc vier antes para o Brasil, te preparo uma PICANHA a qual tenho certeza que vai comer rezando!

ximiusa disse...

viva papoila, bem o almoço s foi puxado e por um bom motivo tá mais que justificado ora essa, e como houve passeio depois não me parece nada mal.
o thermos é todo xpto o meu so tem 2 caixas mas este ano s andar d Bento em poupa cago na cena e como spe frio, ora bolas.
s me habituei a beber água natural no verao tb posso comer comida fria no inverno, o unico prob é nao comer sopa, enfim logo s vê.
hoje n bentei p isso no stress.
e na sexta logo decides se actualizas ou nao

Ana Bastos disse...

olá!!!
esse almoço está justificado... com a mana em casa!!! E irmã é sempre irmã seja ela de sangue ou não!!!
Agora compensas...
Ai, lamento dizer mas as castanhas engordam... a n ser q tenham sido 2 ou 3...
eu tb abusei nelas!!! uhummm... e o resultado n foi positivo, ainda por cima com jerupiga á mistura ;) !!!

bjinhus

Ana Sofia disse...

em época de festa é sp axim... Uns excexos... masn há excexos tds os dias e portanto valha-nos ixo!

OBS: Este ano ainda n comi castanhas!!!

Bjs

sarapatica disse...

Tu mereces uma desses almoçaradas, ainda para mais com um motivo desses. Desse ser especial essa relação e eu percebo, não acho estranho, pelo contrário, acho lindo e de louvar um sentimento desses com alguém k nem é do nosso sangue. Muitos beijinhos .

disse...

Só esclarecendo: carne de jacaré por aqui é uma iguaria exótica. Na região centro-oeste (Pantanal Matogrossense) é muito comum. Nos grandes centros só em restaurantes sofisticados. Se vc não conhece, imagine uma fusão de peito de frango com peixe de carne branca. É mais ou menos isso. Ah, e é deliciosa também, hehehe. Bjs.

Papoila disse...

tu deves é ser louca! comer um bicho feio daqueles?????? ia ter congestão, aposto! :))

já agora: quem foi o idiota que olhou para um e pensou "deves dar um bom churrasquinho" e foi lá matar o gajo para o cozinhar??? :)))

O Primitivo disse...

Colesterol em alta é uma coisa muito boa, principalmente para as mulheres - http://www.canibaisereis.com/2010/06/05/mulheres-e-colesterol-coisas-muito-complicadas/