Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Dia de S. Colesterol

Ontem foi dia de comilança. A minha irmã (que estuda longe) passou este fim-de-semana cá e claro, tivemos que fazer um almoço com tudo o que a menina gosta. O problema é que temos gostos muito parecidos!
Assim, tivemos: entrecosto e costeleta assados na brasa com uns chouricinhos crioulos para “dar outro gosto”. A acompanhar, arroz solto com pedacinhos de bacon, molho de cogumelos salteados com natas (de soja, valha-nos isso!*), salada e caldo verde. Enfim, tirando os chouriços (e só comi um) nada disto seria particularmente grave, se me ficasse por um alimento “extra”. Mas não, aqui a menina teve duas sobremesas: castanhas assadas no forno a lenha e pão-de-ló húmido. Tudo isto acompanhado de quase meia garrafa de tinto alentejano.
Terminei com um café com adoçante, porque não parecendo, tenho cuidado com a minha linha. (cof cof…)
Devo dizer que não comi nenhuma destas coisas desalmadamente, mas comi várias coisas calóricas numa mesma refeição. Foi um daqueles almoços longos, cheios de conversa fiada e risos. Não posso dizer que estou arrependida: é raro os meus pais alinharem em almoços copiosos (por isso estão perto dos 70 anos e com óptimo aspecto e saúde). A mãe da minha mana também não é dada a excessos,** de modo que ontem estávamos lá na cozinha a comemorar o Dia de S. Colesterol. Castrol, para os amigos…
A tarde foi passada a chá verde e com uma caminhada leve com o Diogo, que resolveu perseguir um gato e uma bicicleta. Fartei-me de pedir desculpas aos vizinhos… mas como foi com os simpáticos, não houve problema.

À noite bebi chá e comi um bocadinho de pão, coisa pouca, e uma maçã assada. Hoje estou a tentar recuperar, mas nem coragem tive de subir à balança….


*as natas eram de soja porque não posso comer das outras ;)

**a minha irmã não é irmã biológica. Tem uns pais fantásticos que a adoram mas foi criada por nós desde os 3 meses até aos 14/15 anos. Tem 20 e é a única irmã que tenho, não é irmã de sangue mas é irmã do coração. Há pessoas que ficam confusas pelo facto de eu dizer “irmã” ou os meus pais dizerem “a minha mais nova”. Não percebem que família é quem nós amamos e não quem nos calhou em sorte genética.

9 comentários:

Papoila disse...

Mulheri, tu vais-me dizer que castanha não engorda muito??? se for verdade, sou uma mulher feliz, carago!

Quanto a irmãs: acho que se pode bater em todas :))) mas como a minha é mais nova 16 anos, aí seria abuso de menores... tsss tssss.... acho que em toda a vida lhe dei 2 palmadas no rabo e por motivos justificados. Ela era maluca mas boa menina :)

disse...

Oi Papoilinha, quando eu for a Portugal vou visitá-la e queeeeeeeero um almoço desses!!! E meu café pode ser com açúcar e natas verdadeiras, hehehehehe. Vamos combinar? Vou começar a economizar nas calorias desde já. A propósito já estou curiosa em saber o que são nabiças e de experimentar o vinho alentejano. Uma ótima semana e grande beijo! Zá

PS: Se vc vier antes para o Brasil, te preparo uma PICANHA a qual tenho certeza que vai comer rezando!

ximiusa disse...

viva papoila, bem o almoço s foi puxado e por um bom motivo tá mais que justificado ora essa, e como houve passeio depois não me parece nada mal.
o thermos é todo xpto o meu so tem 2 caixas mas este ano s andar d Bento em poupa cago na cena e como spe frio, ora bolas.
s me habituei a beber água natural no verao tb posso comer comida fria no inverno, o unico prob é nao comer sopa, enfim logo s vê.
hoje n bentei p isso no stress.
e na sexta logo decides se actualizas ou nao

Ana Bastos disse...

olá!!!
esse almoço está justificado... com a mana em casa!!! E irmã é sempre irmã seja ela de sangue ou não!!!
Agora compensas...
Ai, lamento dizer mas as castanhas engordam... a n ser q tenham sido 2 ou 3...
eu tb abusei nelas!!! uhummm... e o resultado n foi positivo, ainda por cima com jerupiga á mistura ;) !!!

bjinhus

AnaSakura disse...

em época de festa é sp axim... Uns excexos... masn há excexos tds os dias e portanto valha-nos ixo!

OBS: Este ano ainda n comi castanhas!!!

Bjs

Anónimo disse...

Tu mereces uma desses almoçaradas, ainda para mais com um motivo desses. Desse ser especial essa relação e eu percebo, não acho estranho, pelo contrário, acho lindo e de louvar um sentimento desses com alguém k nem é do nosso sangue. Muitos beijinhos .

disse...

Só esclarecendo: carne de jacaré por aqui é uma iguaria exótica. Na região centro-oeste (Pantanal Matogrossense) é muito comum. Nos grandes centros só em restaurantes sofisticados. Se vc não conhece, imagine uma fusão de peito de frango com peixe de carne branca. É mais ou menos isso. Ah, e é deliciosa também, hehehe. Bjs.

Papoila disse...

tu deves é ser louca! comer um bicho feio daqueles?????? ia ter congestão, aposto! :))

já agora: quem foi o idiota que olhou para um e pensou "deves dar um bom churrasquinho" e foi lá matar o gajo para o cozinhar??? :)))

. disse...

Colesterol em alta é uma coisa muito boa, principalmente para as mulheres - http://www.canibaisereis.com/2010/06/05/mulheres-e-colesterol-coisas-muito-complicadas/