Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sábado, 3 de novembro de 2007

Da importância de falar

Sempre tive uma imensa dificuldade de falar dos meus problemas. Normalmente falo deles quando já são passado, coisas resolvidas.
Ontem foi um dia muito duro: cheguei à loja e um puto tinha espalhado leite achocolatado na montra. Um nojo para limpar.

Depois, uma novidade linda das Finanças: como tenho sistema informático, sou obrigada a instalar um software que permita às Finanças chegar a qualquer momento à loja e sacar dados das minhas vendas.
Eu tenho tudo legal, não é aí que reside o problema. Aliás, o programa que uso faculta esse tipo de listagem, entre outras, rapidamente. A questão é que as Finanças impõem um programa específico, que me custará 400 a 600 euros para fazer interface com o meu.
O ridículo disto tudo é que quem tem uma simples caixa registadora e passa facturas à mão, está isento desta lei. A lei é claramente injusta para com os comerciantes que têm computadores e controlam desta forma os stocks e as vendas.
Sempre que vendo um artigo, o talão especifica o modelo, o tamanho, tipo de pagamento, hora da compra.... as caixas registadoras limitam-se a registar a quantia.
No entanto, é em cima de mim e de outros idiotas como eu, que acreditam nas novas tecnologias, que as Finanças caem. Tudo à conta do célebre WinRest que os restaurantes usavam para subtrair vendas, lembram-se? Badamerda.

Neste momento tenho duas opções: ficar sem ordenado em Dezembro ou levar o computador para casa e fazer as contas e vendas "à mão". Dia 1 de Janeiro inicia-se a caça aos comerciantes "faltosos". Não sei que faça. Eu preciso do dinheiro para viver!

Também tive que aturar uma idiota que ficou ofendida por eu não lhe ter guardado um conjunto. Detalhe: tinha pedido para reservar em... Agosto!!! Nunca mais cá veio e era suposto eu não vender o artigo?

Como se tudo isto não bastasse, um puto de uns 12 anos (ou o mesmo, sei lá...) pegou no meu tapete da entrada, atirou-o para o meio da loja e desatou a insultar-me de puta para baixo.
Cheguei a casa com dores de cabeça e febre, às 4 da manhã ainda estava acordada.

Hoje de manhã tinha manchas vermelhas por todo o corpo, as pernas arranhadas , uma miséria.
Não consegui comer a sopa nem o esparguete com frango, tive vómitos violentos. E a dor de cabeça sempre presente.

Até que chegou aqui uma amiga e pude contar-lhe tudo isto. Falei, falei, falei. Para espanto dela, que me conhece há 15 anos e sabe que para falar é porque estou a estourar.

Pouco depois, a dor acalmou, os vómitos desapareceram. Fiquei com fome, fui ao supermercado e comprei um pão integral e um queijo fresco. Foi o meu almoço. Comprei também uma pequena barra de chocolate, daquelas de 45 gr. Ainda ali tenho metade. Agora andava ali a limpar coisas e a mudar a exposição dos artigos.
Estou estranhamente calma. Falar, desabafar, fez toda a diferença. Ainda que não resolva nada...


ps - desculpem o desabafo, mas escrever sempre me ajudou a pôr as coisas em perspectiva. E como nenhuma de vocês me conhece pessoalmente, isto acaba por funcionar como terapia sem grandes consequências :)

um beijo e bom fim de semana a todas

6 comentários:

disse...

Oi Pá, que grande maçada é isso tudo. E pelo visto vc absorve tudo em seu organismo que reage com dores, manchas ... Mas pelo menos já sabe que falar alivia e descongestiona, então, ponha a boca no mundo, como dizem por aqui a quem deslancha a falar. Infelizmente sou o oposto. Só falo muito "virtualmente" e geralmente qdo está tudo bem. Senão, sou uma concha. Bjs e bom domingo. Zá

Sérgio Pontes disse...

Há dias dificeis, e tu tiveste um, sem dúvida!

Beijinhos

Anónimo disse...

É bom desabafar...
Sabe.. eu me sinto uma pessoa mto sozinha... apesar de ver meu namorado todos os dias... eu sinto falta de ter um contanto proximo com outras pessoas.. amigos... nem sinto mais q tenho amigos íntimos.. e acabo guardando tudo pra mim. Não pq não goste de falar. eu amo falar! desabafar! .. só não tenho com quem.
É horrível.. a triste solidão no meio da multidão rss
Ter um negócio é complicado mesmo. Minha mãe tb tem q fazer uma reforma no studio.. gastar uns 3 mil reais e a gente nem tem de onde tirar.. vai ser barra! :/
Mas a gente precisa ter força .. vamos superar!!
Bjos

Bel disse...

Ei, realmente isso nao é nada justo. Esses programas de informatica são carissimos. Que estupidez. Este nosso pais só nada pa traz! Desabafar faz mesmo bem (mesmo sem problemas resolvidos). Acumular tudo para nos destroi o nosso sistema nervoso! Portanto, desabafa sempre! Beijinhos e desejos de uma semana calminha e melhor!

Miss Jolie disse...

helloa:)
pois é linda, isso não é nada justo mesmo, é completamente injusto e não tem lógica nenhuma, só em Portugal mesmo!
não tenhas dúvidas que desabafar faz mesmo bem, e como dizes, ajuda a colocar as coisas em perspectiva, e o blog também serve para desabafar!!!
espero que já te sintas melhor:)
jinhuxx grandes, flores, estrelas***

ximiusa disse...

a perspectiva é o k nos mantem, e contra factos n há remedios.
limpar o leite, gritar ao puto, comprar o software. BAH!
mas acima d tudo.. vestir a saia beje!