Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sopa de legumes para principiantes

Tou farta de meninas que dizem que não comem sopa porque não sabem fazer. Isso acabou-se!

Material:
- panela de pressão
- varinha mágica

Preparação:

Passo 1
Os ingredientes

Meter na panela cebola, alho francês, nabo, chuchu, cenoura, couve, tomate... o que houver no frigorífico. Atenção que não vale pôr presunto e depois dizer "ah pois, mas estava no frigorífico, pensei que podia..."

Passo 2
Decidir a cor da sopa.

Verde? basta pôr umas couves extra, uns espinafres..
Cor de Laranja? meter uma cenoura e um tomate extra.
Bege? equilibrar as cores do que espetou para dentro da panela.
Outras cores? mas vocês querem cozinhar ou ter aulas de arte? não me lixem!

Passo 3
Fazer a sopa propriamente dita

Pôr água na panela até aí mais ou menos 2 ou 3 cms acima do nível da erva, digo, dos legumes.
Pôr sal. Pouco, afinal não queremos reter líquidos, certo?
Tapar a panela muito bem, ligar o fogão e esperar que ferva.
(Está a ferver quando aquele apita parvo começa a fazer "psss psss" e a deitar vapor. Se estiverem para aí viradas, aproveitem para fazer uma limpeza de pele.)
Pôr no mínimo. (o fogão, claro!)
Esperar uns 20 minutos e desligar. Tirar o apito da panela e deixar que todo o vapor saia. Abrir a panela. Pelo amor da santinha, não abram a panela ainda com vapor!

Passo 4
Terminar a sopa

Passar tudo com a varinha mágica. Verificar a consistência, acrescentar água se necessário.
Voltar a pôr ao lume. Se acrescentaram água, deixem ferver novamente, depois é só pôr uma colher de sopa de azeite e mexer.

Bom, isto também serve de base para sopas mais elaboradas, mas tenho mais que fazer hoje. Inté!




Adenda - onde escrevi "10 min" deveria ser "20 min". Os dez minutos é apenas quando esta sopa simples serve de base para outras mais completas.



Para as brasucas de serviço, isto é uma varinha mágica :))




6 comentários:

Muffin de Chocolate disse...

:) Olá! Bela sopinha...igual à que eu faço. Eu também uso chuchu, isso cresce aqui em casa no quintal aos montes. São lindos, mas por vezes pico-me neles! Beijos, Sandra

TBR disse...

Mas ainda há quem não saiba fazer uma sopa???
Inacreditável....com tantas revistas e livros de receitas... com esta é que me apanhaste desprevenida!!!
:o)

disse...

HAHAHAHA que eu gosto desse povo que me põe a trabalhar logo cedo!!! O post novo tá lá, Bela! E gostei da varinha, pensei que estava só fazendo uma imagem retórica, hehehe. E as dicas das sopas tb estão 10. Eu adoro sopa, de qualquer tipo, cor, sabor, cheiro... Valeu! Bjs e ótimo fim de semana. Zá

AnaSakura disse...

bem... dxa-m lá k t diga... Fartei-m d rir c este post!!!!
Não só pk ks nm acrdito k haja alguém k n sabe fazer uma sopa, mas porque a historia das lições de arte, foi brutal!!!!
Já agora???? S eu kiser uma sopa azul???

Papoila disse...

Sopa azul não sei fazer :( mas suponho que se lhe juntares corantes daqueles que se usam para fazer as decorações dos bolos... deve ficar saudável como o caraças!

Anónimo disse...

A receita da sopa foi muito útil mas o tom de piada para escrever é que ficou a desejar...forçou a barra pra valer! Da próxima só escreva a receita. Valeu!