Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sábado, 27 de outubro de 2007

Decisões

Não gosto de ir ao médico, faço de tudo para o evitar. Talvez por já ter tido tanto endocrinologista, dermatologista, ginecologista e outros sempre a mandar bitaites sobre a minha saúde, cansei-me.
Há dias li um artigo sobre um medicamento que tomei há mais de dez anos durante dois anos. Hoje ninguém o toma mais de seis meses, concluíram que prejudica alguns órgãos vitais, especialmente o fígado e o pâncreas. Apeteceu-me bater no médico que mo receitou, um prof. doutor catedrático que suspeito bem ter feito experiências comigo.
Adiante.
Vou ter mesmo de ir, surgiram-me umas manchas no corpo. A primeira, logo abaixo do umbigo. Não liguei muito, pensei ser alergia ao botão metálico de algumas calças. É uma mancha avermelhada e muito seca que arde. Deixei andar e limitei-me a não ir para a piscina em Outubro, como tinha combinado. Aprendi que em caso algum me devo meter um tanque cheio de cloro com manchas ou borbulhas, o resultado é caótico.
Na semana passada surgiu outra abaixo do peito, o que me deixou desconfiada. Ontem, uma nas costas. Agora já não posso ignorar, tenho mesmo de ir ao médico.
E tenho medo. Eu sei que parece ridículo ter medo de três manchas do tamanho de moedas, que provavelmente é uma coisa fácil de tratar. Mas a minha pele é aquela coisa...
Sempre que me dizem "mas tu tens a pele linda" apetece-me rir. Até tenho, mas tenho que me manter longe do frio, do sol, do ar condicionado, do fumo do tabaco, do álcool, do vento... Não posso usar shampoos, cremes ou um simples gel de banho só porque "cheira bem". Os meus cremes hidratantes não podem conter álcool, perfume ou aromas. E tenho sempre à mão um "SOS Apaisant", que uso na cara antes e depois de situações stressantes. Como por exemplo ir à piscina ou a um bar...
Aprendi a viver com isto e, diga-se de passagem, obrigou-me a ter um estilo de vida um pouco mais saudável.
Passo meses sem beber um refrigerante (corantes, conservantes, etc), raramente como fritos (gordura e o meu fígado não combinam, tenho dores agudas), evito bolos (especialmente tudo o que tiver cremes), só uso azeite transmontano com o máximo de 0,2 de acidez, não como nunca carnes com gordura, o meu pai cultiva cerca de 50% dos vegetais que comemos sem pesticidas e mesmo assim... mesmo assim, hoje fiz umas análises de rotina na farmácia, açúcar, ok, colesterol normal e... triglicerídeos a 305! É o dobro do aconselhável.
E isto deixa-me triste porque tenho consciência que não como disparates. Tenho os valores de uma pessoa que vive enfiada num MacDonalds ou bebe coca-cola todos os dias!
Passei mais de uma década a tomar medicamentos agressivos, acredito que me fizeram muito mal.
Terça-feira vou à médica pedir para me mandar fazer todos os exames necessários, provavelmente terei de ir a um especialista, não sei...
E mais uma vez vou ter de ouvir um médico dizer-me para cortar com fritos, doces e refrigerantes.
Here I go again...

9 comentários:

Muffin de Chocolate disse...

Olá Papoila, espero que essas manchas sejam apenas uma pequena alergia, visto teres uma pele tão sensível. No entanto, por mais que te custe, deves ir ao médico para que possas ser tratada a tempo. Imagino como te sentes quando o médico te diz para cortares nessas cenas, deves ficar com vontade de lhe cortar o pescoço, é o que é. Beijos. Espero que corra tudo bem. Sandra

Anónimo disse...

oi :) obrigada pelo comentário,puxa que legal, to doida pra ir lá mesmo e ver tudo isso que vc disse pra mim, deve ser lindissimo...aiiii que ansiedade !!

bjosss, LuRussa
www.garotinharuiva.blogger.com.br

AnaSakura disse...

bem... é curioso pk aki há coisa de um ano e meio comecei a enxer-me manxinhas dexas k começaram a piorar cd x +. Já s falava em psoríase. Corri uma série d dermatologistas, nnhum deles soube bem o k era akilo. Alergologistas, teste de alergenia, so on so on so on... Ao fim de 6 meses, um dos médicos cagou d alto nas manchas e resolveu amputar-m um sinal... só p n dizer k eu andava a gastar dinheiro em vão.
Csgui que um compaheiro de trabalho espanhol, me mandasse aloés puro. E não é k o sacana fez o k os corticoides não csguiram fazer?????
Até hj, nc + m apareceu nd dixo
Dx lá... O meu colesterol continua altiximo e os meus trigiceridos nm c medicação lá vão (continuam firmes e hirtos nos 600)

ximiusa disse...

bem, isto ta preocupante
a abalança malvada k morreu (rip) e o raio das manchas pa te xatearem.
espro sincerament k nao seja nada para alem da tua sendibilidade.
e o raiodos medicamentos!!!! k industria mafiosa!! bolax!!!
tenho k ir fazer esses tests dos trigli nao sei k. começo a andar preocupada. mas o saber nka tras grands alegrias!

Anónimo disse...

Olá,

Como ainda estamos no "rescaldo" do verão, talvez seja uma reação
cutâneia à exposição solar ou alergia. Entretanto, não faz mal procurar um médico (preferencialmente lindo, livre e latino) rsrsrs

Beijos e sucesso!

Anónimo disse...

às vezes nossa saúde não depende só da nossa alimentação.. nossos orgaos as vezes sao meio doidos mesmo.. e pra isso temos q ir ao medico pra aprender a controlar ou curar algo.
Fique calma e vá logo ao médico! :)
Bjos

Muffin de Chocolate disse...

Papoila, se encontrares esse médico lindo, livre e latino tira foto para eu me acreditar! LOLOL Desculpa a brincadeira, é só para te animar! Beijos, Sandra.

Papoila disse...

olá a todas :)
hoje foi complicado aqui na loja, mas amanhã de manhã já vou à médica :)
beijocas e obrigada pelo carinho

disse...

Boa sorte por lá e dpois conta. Bjs Zá