Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Matei a balança

Hoje, sexta feira, dia de pesagem, matei a minha balança.
Foi uma morte súbita e não me parece que tenha conserto. Lá subi eu toda confiante ( cof cof) e qual é o resultado??? 45 quilos. Ok, eu sei que me tenho esforçado e tal, mas tive sérias razões para desconfiar...
Recalibro a dita. Subo novamente e... 124 quilos!!!!! Largo um "fo..." bem sonoro e pulo da balança, que entretanto fica empacada. Dei-lhe uns murros para a desempancar mas... confesso que já não tenho confiança nela. Entretanto, ver uma gaja nua a dar murros e safanões a uma balança pareceu-me decadente. Levei uns segundos para perceber que a gaja do espelho era eu mesma, confesso.
Adiante.
Fui buscar a digital, que também não é lá grande coisa, mas gorda decidida a pesar-se, é aquela força da natureza...
Peso-me. 76.900. Foi uma bofetada de todo o tamanho, mesmo sabendo que há muito que não é certa.

Nestes casos só há uma coisa a fazer: chamar o pai, que lá vem em pijama e tudo. Pesa-se na velha, quase 70 quilos. Pesa-se na digital e... 73.500.
Agora é ele a pular da balança.. "73???? desde quando? eu nunca fui gordo, porra! quando fui pesado na piscina deu 70 e já tinha almoçado. Como se eu fosse capaz de andar por aí com esse peso!"
Não contente com "73, era o que faltava", o gajo quase se mete dentro do armário do quarto, desarruma tudo e saca as calças do fato de um qualquer casamento. Veste-as, aperta-as sem esforço algum e diz vitorioso "tás a ver? eu tinha 68 quando mandei fazer estas calças. Têm quase vinte anos. Ainda me ficam bem, não ficam? essa balança tá maluca. "

Nestas alturas sou assolada por dois sentimentos distintos: uma pena imensa de não ter herdado aqueles genes capazes de comer 427 bolachinhas sem aumentar uma grama e uma vontade incontrolável de o afogar.

7 comentários:

Muffin de Chocolate disse...

LOOOL muito bom, fartei-me de rir com este post! Que começo de dia que tu tiveste hoje! Hoje também lá estava eu na porta da farmácia às 9 da manhã e o dono mal me viu disse que a balança estava avariada. Fui a outra farmácia perto, mas é sempre aquela coisa. Já tenho a balança nova digital, tenho de comprar pilhas. Se a nova me der mais 2 kg vou ficar um bocado aborrecida. Enfim, começo a detestar balanças. :/ Beijos, Sandra

disse...

Kiakiakiakiakia!! Estou vendo que não sou a única louca da balança... (depois vai lá ver o que me passa). E agora? Como vai fazer prá tirar a dúvida? Resolve e depois conta. Bjs e ótima sexta. Zá

AnaSakura disse...

ehehehe!!!!dp d eu ter desfeito a mnh balança a pontapé há umas semanas és tu aos pulos na tua...
Afinal o k s paxa? Um poltergeist generalizado nas balanças da blogosfera????

AnaLua disse...

LOLOLOLOL

tou farte de me rir c o teu post.realmente partilho totalmente esses setimentos para com as balanças...especialmente as digitais que parecem farejar a nossa ansiedade quanto ao peso!!!´´

jnhossssssssss

ANA disse...

Já estou bem disposta para o fds c/essa história!
Bjs. e bfds.

Anónimo disse...

Olá,
Espero que este texto te ajude, pq nunca li nada tão certinhi, lá vai:
A maior ansiedade de quem quer emagrecer é visualizar o emagrecimento. Ter a certeza de que emagreceu vem da calça mais larga, dos elogios dos amigos, da diminuição do número do manequim e do ponteiro da balança caindo, certo? Errado.

A balança é o instrumento que mede a quantidade de massa total do organismo. Isso quer dizer que o peso visualizado é a somatória da quantidade de massa magra (músculos), gordura corporal e água que o corpo apresenta.

É importante saber o que é emagrecer. Emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura corporal.
A variação dos três componentes corporais (músculo, gordura e água) será visualizada através da pesagem. Assim, se ocorre o aumento de massa magra, o ponteiro da balança irá subir e você não engordou (não ganhou gordura).

O recomendado para emagrecer é sempre aliar à alimentação com baixas calorias ao aumento da atividade física. Isso tem como objetivo aumentar o condicionamento físico, evitar flacidez e a perda de massa muscular que uma alimentação restrita pode trazer. E o que se vê na balança? Dependendo do ganho de massa magra se verificará o ponteiro aumentado ou até mesmo imóvel, como se todos os deuses da beleza estivessem contra a sua luta para ver o ponteiro despencar!

Fique tranqüilo! Não é por isso que devemos fazer o movimento de queima das balanças. O peso é uma das variáveis utilizadas no índice de massa corporal (IMC). E é certo que esse índice tem a sua restrição de uso como, por exemplo, em atletas - já que eles apresentam uma maior quantidade de músculo e o IMC poderia acusar sobrepeso ou até mesmo obesidade.

Existem vários métodos para analisar a composição corporal que fornecerá o percentual dos componentes do organismo. Entre esses, os principais são:

Bioimpedância elétrica: é realizado através da passagem de um fluxo elétrico pelo organismo, sendo que essa corrente tem maior facilidade em se propagar nos líquidos e sofre resistência nas gorduras. O mais conhecido é o que coloca eletrodos nas extremidades do corpo (mãos e pés).

Dobras cutâneas: com uma pinça (adipômetro), são medidas as dobras de alguns pontos do corpo como tríceps, abdominal, coxa. Os valores são inseridos em fórmulas para que seja obtido o percentual de gordura corporal.

Pesagem hidrostática: utilizado para determinar o volume corporal. O método é aplicado em uma piscina ou tanque. Apesar de ser um bom método, poucos especialistas possuem local e aparelhagem para aplica-lo, utilizando-se então, de outros métodos, como a bioimpedância e as dobras, já citados.

A balança ainda é o principal meio de verificação do emagrecimento. Entretanto, muitos consultórios e academias já realizam a análise da composição corporal. Não precisa se desesperar, acreditando que a balança não é válida. Apenas já há métodos mais refinados que possibilitam levantar a composição corporal. Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP).

Beijos!!! Para qdo. o chá das calcinhas?
Fica bem!!! Estamos aqui, ok?
Ah! Música ver o post de Lisboa. Aparece lá a informação.

Marion disse...

O teu pai é um amor de pessoa!

Devo tratar-te por tu ou por você?