Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Planear a alimentação

Entre conversas e leitura de outros blogs, chego à conclusão que muita gente considera que planear a alimentação é difícil, moroso e até caro!

Há também quem considere que levar a comida para o trabalho é “esquisito”, sabe-se lá o que os colegas vão pensar, se calhar até pensam que não temos dinheiro para ir ao restaurante com eles e patati patatá. Balelas! Só na nossa mente de país pobre de espírito, com a mania das grandezas é que isto se passa. Levar comida feita de casa não é sinónimo de pobreza, é sinónimo de cuidado com o nosso corpo, a nossa saúde. Comentam que levamos comida de casa? Grande coisa! Também comentam que estamos gordas, que os óculos são de um modelo antiquado, que deveríamos lavar o carro mais vezes… se vamos estar à espera da aprovação dos outros, mais nos vale esperar sentadas.

Feito o sermão, passo às dicas:

- Planear no dia anterior: amanhã irei comer o quê? Arroz, massa, carne, peixe, salada crua ou cozida? Esses alimentos, estão prontos a cozinhar ou é preciso descongelar, temperar? Antes de alapar o rabo no sofá, tratar disso!

- Sopa: fácil e rápida de fazer, basta ter uma panela de pressão, legumes no frigorífico e pouca preguiça à noite. Além de “aconchegar” o estômago, são uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras. Tudo de bom, certo?

- Peixe: compro filetes, medalhões e lombos de peixe sem espinhas ou pele, são fáceis de preparar e ainda mais fáceis de comer sem correr o risco de jabardar tudo.

- Carne: sou suspeita, só como vaca e frango, mas vale o mesmo: nada de ossos, gorduras e afins. Tudo já partidinho, pronto a comer!

- Fruta: “não posso perder tempo no escritório a descascar uma laranja, nem isto nem aquilo”. Eu descasco uma laranja, separo os gomos e ponho-a numa tupperware pequenina. Se ficar muito desfeita, trago um garfo de sobremesa e como-a assim. O mesmo vale para morangos, que já trago partidos e sem as folhas, rodelas de abacaxi cortadas em 4 ou 5 pedaços… maçãs e peras como à dentada.


Então? É assim tão difícil??? Bem me parecia :)

12 comentários:

Su disse...

Olha eu trago almoço pro trabalho TODOS os dias e há outras pessoas que fazem isso na minha empresa.

Alem de pouparmos dinheiro, comemos melhor. Não so trago o almoço como o lanche!

Alias eu tenho é a mania de pensar e repensar o que vou comer qd sei que vou a algum restaurante...

Beijinhos ***

http://disciplinando-me.blogspot.com

Crazy Cat Lady disse...

Fizeste-me lembrar o pai de um amigo meu, um senhor já de idade respeitável que a mulher lhe tinha preparado um almoço para ele cuidar melhor da alimentação e ele desatou aos gritos com a mulher que não podia levar aquilo que os colegas iam gozar com ele. E depois, as pessoas só gozam se parecermos que lhes queremos dar satisfações do que andamos a fazer. bjs

Luna Leve disse...

Bem, eu ainda estou a ultrapassar essas "esquisitisses".

Sou a única aqui que vivo mais longe, ou seja, vão todos almoçar a casa.

E tive a minha auto-estima e o "estou-me a cagar para o que pensam" mais em alta.

Mas devagarinho vou lá! Já trago comida há umas semanas e se não como no escritório, vou para o jardim ou carro. E só de pensar nos restaurantes e pastelarias....blargggggg!!!!!

O meu problema continua a ser a sopa. Em 10 experiências, só 4 ficam saborosas!!! :(

beijos

Crista disse...

Sempre fiz isso e me dou muito bem!
Por isso é que faço umas panelonas de lentilhas, feijão ou outras leguminosas, para congelar por doses e sempre tenho o que comer. dá muito jeito principalmente quando chegamos a casa cansadas e sem pachorra para ir para a cozinha.
E, ainda sobra tempo para uns filmezitos ou exercício.
Beijos

Cristiana disse...

naaaaaaaaaa
Não é nada difícil... Acho que muita gente tem é preguiça de preparar.... como Às vezes tb acontece cmg.... muito mais fácil ir comer ao restaurante ou ao café....

Bem eu tenho que comer aqui pela loja.... e a única coisa que vou buscar ao café é a sopa.... pois de resto... trago qualquer coisinha rápida e fácil de cozinhar.... pois é aqui tenho um pequeno disco que me deixa fazer alguma coisa.... hoje vai ser massa branca com delicias do mar... fácil, rápido e barato :D

AnaSakura disse...

concordo c o teu post... Dou-t o exemplo dos bentos k preparo e trago p comer (e atnção k mtas das dicas k escrevest têm a ver c a minha preparação nocturna dos almoços do dia seguinte). há na comunidade nacional, um certo preconceito em lvar comida p o trabalho e por ixo mm, o conceito de bento, bem cm os produtos para fazer bentos bonitos,muito desenvolvidos noutros países enqto k aki é uma pobreza...

Fay van Gelder disse...

Pois dizes e dizes muito bem, eu já há muito que ultrapassei esses tabus.
Costumo dizer que ando sempre de "marmita" (ou seja bento e termo para a sopa), atrás e ando mesmo.
E nem estou interessada na opinião alheia.
Aliás, já reparo até que muitos dos meus colaboradores o fazem também :) .

Não é nada dificil, tem é que ser planeado, mas quando não há "vontade politica" nada feito.

Como diz a Ana Sofia, lá fora vê-se muito os bentos .

Bjo:)


*** As wellies com as papoilas são o máximo mesmo :) - Também acho :)

estelinha disse...

Aiai, Papi, essa última parte me deu água na boca! Adoro fruta!
Beijão e ótima quinta!

estelinha disse...

Aiai, Papi, essa última parte me deu água na boca! Adoro fruta!
Beijão e ótima quinta!

Juh disse...

Sim tens toda a razao acredita!!!

temos que tornar as coisas faceis!!!e n complica-las ainda mais!!

:D

beijinhos

Juh

Ana Bastos disse...

Concordo em pleno com o teu post!!!
há de facto preconceito em levar comida de casa p o trabalho!!! Há imediatamente desconfiança de falta de dinheiro... ou p é "foleiro" levar comida, ou pporque....
Esses preconceituosos que vão p o restaurante se entupir em batatas fritas , molhos e afins:))))...

(n é o meu caso...tenho sorte ir comer a casa!!!)

boooom fdsemana!!!
bjitu

Flávia disse...

Oi Pá,

Eu acho que planejar é a arma número 1 num emagrecimento.
Nada pior do que ficarmos com cara de parva diante da geladeira, ou sermos pegas de supresa quando estamos com fome.
Sabia que a Cláudia Raia,a Fernanda Torres e outras atrizes levam marmita prá Globo?
Se elas podem porque nós não podemos?

Beijos