Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Os 70 ou 3 kg num mês!

Quando me inscrevi no Desafio Desistir Jamais, pesava 73 quilos certos. Era esse o meu peso a 17 de Março. Habituada a emagrecer muito lentamente, propus-me perder dois quilos em mês e meio. Hoje, um mês depois, estou três quilos mais leve.

O que mudou então neste mês para que finalmente começasse verdadeiramente a emagrecer? É óbvio que fiz mudanças e se não falei nelas foi porque não sabia se resultariam. Como resultaram, aqui estou a partilhar:

Pequeno-almoço: em vez de leite com 6 colheres de sopa de cereais integrais, passei a 4.
Passei a incluir uma peça de fruta pequena nesta refeição, geralmente uma maçã ou pêra.
Descobri uns cereais integrais da Nacional sem açúcar adicionado, são excelentes.

Fruta: limitei o consumo a três peças diárias. Adoro fruta e confesso que esta parte é para mim a mais complicada. Fi-lo a conselho de um amigo farmacêutico que me alertou para o facto de fruta em excesso também fazer subir as taxas de colesterol.
Outro aspecto: já não a como como sobremesa, mas sim nos lanches. Tenho notado a digestão mais leve e a prisão de ventre melhorou bastante.

Hidratos de Carbono (tipo pão, massa, arroz, batata, cereais): evito comer depois das 16 horas. A essa hora lancho um pão de centeio ou integral com um triângulo de queijo magro da “vaca que ri” (isto lá é nome decente para uma marca???).
Posso comer hidratos de carbono à noite, desde que sejam de origem vegetal: milho, cenoura, abóbora… ricos em vitaminas, minerais e fibra. A absorção da glicose de um alimento que tenha fibra é muito mais lenta e não se transforma imediatamente em gordura.

Manteiga: deixei a minha Primor com sal marinho. Eu adoro manteiga, isto custa mesmo muito! Descobri uma da Vianeza com 50% menos gordura e que não sabe a creme vegetal, como as outras. Não é o mesmo, mas também não é horrível como a Matinal.

Contagem de calorias: deixei-me disso. Estou muito mais atenta à qualidade dos alimentos e suas funções metabólicas. Ainda tenho muito para aprender, uma vez que há imensas teorias contraditórias. Mas tenho seguido algumas indicações sobre o Índice Glicémico dos alimentos e parece fazer sentido, pelo menos no meu caso, que não tenho um historial de “abuso” de biscoitos, doces, refrigerantes…

Exercício físico: a natação é claramente co-responsável por este sucesso. Na semana de 31/3 a 7/4 não emagreci nada. Foi a semana em que tive uma tradução para fazer e não fui à piscina, lembram-se?

E acho que é tudo! Espero sinceramente que isto possa ajudar alguém.


18 comentários:

Juh disse...

bem estou tao feliz por ti querida!!!!:D

a serio ainda bem que atingis-te o teu objectivo!!!

adorei ler a tua dieta e podes crer que me ajudou muito!!!a maneira como me devo alimentar!!!:D

ehehehehe


beijinhos

Juh

Su disse...

Papoilinha concordo contigo a 300%... Eu aos poucos estou a deixar os lights e a preocupar-me com a qualidade do que como.

Tenho de procurar esses cereais Nacional, que ja há muito tempo que quero comer cereais não açucarados ao pequeno almoço! O resultado de momento é que não como cereais, prefiro um pão integral do que encher-me de açúcar!

Agora quanto à manteiga, é uma questão de hábito... Manteiga tipo Primor... bem é um primor mesmo mas só como uma vez por festa!

Em geral (mas so como uma torrada com manteiga ao fds) é Matinal magra e acho o sabor bom, no outro dia provei a becel light anti-colesterol ou lá o que é que o meu pai come... E BLRAGHHH nem sal tem, é horrível! :)

Beijocas e parabéns pelos 3 kilos perdidos, realmente essas mudanças fizeram toda a diferença! ****

Beijinhos ***

http://disciplinando-me.blogspot.com

Flávia disse...

=)
=)
=)


=*

Crista disse...

Que bom Papoila,
Encontraste o teu caminho!
Logo atingirás a tua meta.
Muitos parabéns pelo peso atirado fora.
Beijocas

Nostálgica disse...

Essa da fruta fazer subir o colesterol quando em excesso não sabia.

beijinho.

Mishi disse...

Eu faço tudo o que tu descreves. Quer dizer, só não como os cereais ao pequeno-almoço, porque foi uma das coisas que o médico que me segue proibio. E eu até gosto bastante de cereais.. hm!!

Crazy Cat Lady disse...

pois, há muita gente que acha que fruta não faz mal, mas a recomendação é no máximo 5 peças por dia, e este máximo é destinado a pessoas com o metabolismo alto e que precisam de maiores quantidades de comida no geral

a su fala de encontrar cereais não açúcarados, mas o que não falta são cereais não açúcarados! geralmente estão em embalagens menos bonitas da salutem, 100%, e marcas afins. desconfio que muita gente não os compra porque não são "bonitos", já que não estão habituadas ao aspecto dos cereais antes de serem transformados em farinha e misturados com xaropes de glucose e pigmentos para dar cor e forma.

quanto à contagem de calorias, ng tem paciência para isso, e tb geralmente a estimativa é meio falhada, e porque ng sabe exactamente quantas calorias deve comer num certo dia.

bjs

disse...

Oi Papoila, com certeza suas mudanças contribuiram para essa perda maior que o padrão a que estava condicionada. As vezes é bom a gente reavaliar a rotina prá dar uma guinada prá baixo. Muito bom. E achei um link que traz um bom resumo do que o livro apresenta. Aliás o livro traz muitos testemunhos e justificativas do criador do método. Então, se peneirarmos, tem uns 20% de conteúdo aproveitável, o restante é ilustrativo. O pessoal desse link resumiu muito bem. Vai lá: http://www.psiquiatrianutricional.com.br/adicional/ralimentar1.htm
Bjs. Zá

disse...

PS: Vc está com o peso dos meus sonhos, hehehe. Bjs.

Crista disse...

Foi tirada em Braga sim!
Tinha lá ido porque queria entrar na universidade do Minho ... mas acabei por entrar em lisboa!.
Beijos

Gô! disse...

OI minha linda!

Eu não podia deixar de vir aqui oficialmente e te dar os parabéns!

Eu acho que todas as mudanças influenciaram, mas acho que está provado cientificamente que a maior delas foi a nataçaõ =P

Mil beijos e parabéns!
(adorei que colocou as dicas todas aí, hehehe, as meninas vão gostar)

Cristiana disse...

oiiiii

muito mas mesmo muitos parabéns... és uma vencedora....
perdeste kg e aprendeste muito durante esse desafio


É de se tirar o chapéu...

Ana Sofia disse...

mts parabens... todos os pontos que apresentas podem eventualmnte ter contribuido para a tua perda de peso, mas a minha opinião pessoal é k o mais important foi teres começado a movimntar-t +. Como dizes e mt bem talx a natação tenha sido co-responsável.

Kt à cena da fruta, é axim: como sabes tnho o colesterol bastante elevado e o k m foi dito relativamente a ixo foi k o consumo de fruta deve ser no maximo de 3 peças por dia e k são d evitar as frutas tropicais. Em caso de metabolismos + lentos, 2 peças são + k suficientes.
Bom fini e uma x + parabens

AnaLua disse...

ola:)
antes d emais parabens nao apenas pelos kg perdidos mas sobretudo pelos novos habitos bem saudaveis!
olha comprei ontem uma manteiga magra nova da Agros (é uma embalegm azul) que é bastante saborosa e sabe mm a manteiga :P

bjinhos

Patusca disse...

Muitos parabéns! Foi realmente uma perda de peso fantástica... E já agora, obrigada pelas dicas, também tenho de ganhar coragem para abdicar da manteiga (embora só coma uma tosta por dia com manteiga) e de coisas do género.

Beijocas e bom fim-de-semana

TARDES DA JÚLIA - TVI disse...

Boa tarde,
Na sequência de uma pesquisa na internet, encontrei o seu blogue com uma série de testemunhos, incluindo os seus.
O meu nome é Catarina Morazzo e sou jornalista do programa "As Tardes da Júlia" da TVI. Estou a preparar uma temática para o próximo dia 5 de Maio, só com mulheres (4 testemunhos de mulheres com idades superiores aos 30 anos) que, de acordo com o seu dia-a-dia, assumam o cuidado que têm com a alimentação, a mania das dietas, tudo porque "engordar é o seu pior pesadelo".
É com esta temática e, numa conversa animada e descontraída com a apresentadora Júlia Pinheiro, que convido algumas pessoas que efectivamente encontro na minha pesquisa para colaborarem nesta edição do nosso programa. Gostaria de contar com o seu testemunho, caso realmente se sinta á vontade com o tema, desde já agradecendo a sua disponibilidade.
Junto deixo todos os meus contactos para melhores esclarecimentos.

Sem outro assunto e com os meus melhores cumprimentos,
Catarina Morazzo (Jornalista)
Skylight - Novas Produções e Espectáculos
21 - 4401065 (Tardes da Júlia)
catarinamorazzo@gmail.com

Informação Programa:

A Skylight/NPE está neste momento a produzir o programa diário "As Tardes da Júlia", com 3 horas de emissão em directo (14h/17H), nas tardes da TVI, semelhante ao programa de sucesso "Oprah Winfrey Show", cuja ideia central é contar histórias de vida de pessoas anónimas e famosas, passando sempre uma mensagem positiva, dando a conhecer a vida no seu melhor. A cara deste novo projecto, que constitui uma das grandes apostas do canal para o seu horário da tarde, é Júlia Pinheiro.

Anónimo disse...

Gostava de aconselhar a que NÃO COMAM MANTEIGA, seja ela primor, Matinal, com mais ou menos gsordura! A manteiga é super prejudicial para a saúde, além de ser altamente calórica, mesmo a manteiaga dita ight ou magra. Substituam-na por azeite. Ponham azeite no pão, como fazem os espanhóis, por exemplo. Não faz mal como a manteiga, mas atenção à quantidade, pois o azeite, sendo uma gordura saudável, não deixa de ser muito calórico (mas não mais do que a manteiga).

Boa sorte para as dietas, mas comam saudável!

Anónimo disse...

Achas que alguem poe azeite no pao,nao somos espanhois, manteigas ditas ligth sao ligth sinmse assim nao fosse nao estarían a venda assim rotuladas.
tudo faz mal em exesso seja la o que for