Sim, já tinha perdido quase 12kg! grrrr

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Legumes e Companhia

Ao ler este post da Beth sobre vegetais, percebi que há pessoas para quem comer sopa é mesmo um sacrifício.
Procurei outros casos e encontrei montes de blogs onde as meninas relatam a sua luta para incluir estes alimentos na sua alimentação.

Sempre gostei imenso de tudo quanto é vegetal. Claro que adoro alguns, (grelos, tomate, nabiças, feijão verde, pepino), outros que como normalmente (ervilhas, alface, cenoura, bróculos, couve-flor, espinafres, couve galega, repolho e outras couves) e outros que detesto (courgette, favas, endívias...), mas no geral, diria que gosto de 90% dos vegetais.
Ainda hoje comi feijão de soja (daquele congelado da Iglo, acho)com esparguete e adorei. Compro couve chinesa para saltear, só digo "não gosto" depois de provar.

Dei por mim a pensar que se calhar nunca fui mesmo obesa por essa razão. O meu máximo foram 78 kilos, durante um mês. E se eu não comesse sopa às refeições e passasse logo para o arroz, a massa, a carne? Com a minha facilidade em engordar, teria chegado aos 100 kilos facilmente.
Eu não olho para ervilhas e penso "porra, vou ter que comer isto". Penso "ai se vos pudesse comer com arroz solto de tomate e..."

Quando digo que não sinto a falta de refrigerantes, também não estou a mentir. Adoro o sumo de Manga-Laranja, mas sempre evitei Coca Cola e afins, o gás raramente me cai bem. Lá bebo uma cola quando como pizza... (se não tiver dinheiro pra um vinho tinto, claro...). E há anos que bebo, no mínimo, 1.5 lts de água por dia. Quanto se tem obstipação crónica, não beber água não é sequer opção.

Por tudo isto, acredito que a dieta não me custa tanto como a muita gente. Eu não tenho que passar duma alimentação caótica para uma saudável da noite para o dia.

Mas isso não significa que não tenha de fazer sacrifícios: tenho que travar o meu impulso de comer pão, queijo, enchidos, arroz, chocolate, tartes salgadas, rissóis, etc e tal. Batata assada no forno com arroz branco. Bolinhos de bacalhau da minha mãe, batata frita caseira... ah... tanta coisa!

Por outro lado, como não passo do macdonalds para a sopinha, os meus resultados são mais lentos e, para os conseguir, preciso de fazer bastante exercício físico.
Levanto-me antes das sete da manhã para caminhar antes de ir para o trabalho. Se não o fizer, não engordo. Mas também não emagreço...

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Olá 75!

Hoje resolvi pesar-me, just in case.
Subi para a balança sem grandes esperanças, afinal estava nos 76 há duas semanas e ainda estou com o período. Qual não foi o meu espanto quando a balança marca 75!

Assim de repente, não me lembro de alguma vez ter emagrecido durante o período... mais 3 kilos e a minha saia linda preferida volta a servir-me! yeeesssss

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Estímulos

Comprei umas Nike excelentes para caminhadas. Agora é que não desisto mesmo, não há hipótese de não dar uso a 55 euros :)

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Passei-me...

Hoje comi demasiado. Não sei se é do período ou da ansiedade que sofri toda a manhã nas Finanças, o que é certo é que almocei como uma bestazinha.

Saí de casa às 7.30, com um pequeno almoço impecável e convencida que levava no saco um iogurte líquido para o meio da manhã. Não levava.... acabei por comer um pão com manteiga e um carioca de limão num café.

Quando cheguei a casa comi mais pão. Porquê? Não sei, mas estava com uma fome doida. Almocei demasiado bem e comi ainda fruta.

A única coisa boa é que não comi doces...

Bem, agora estou a ter cuidado e vou ter jantar extra-light.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A minha balança

Pesei-me. 76 kilos, não ato nem desato.
Inclinei-me para a frente, para ver melhor: 75.5.
Inclinei-me para trás: 77.

A partir de hoje, peso-me sempre inclinada para a frente.

sábado, 22 de setembro de 2007

Almoçar no Trabalho

Fazer dieta e ter de almoçar fora todos os dias é muito complicado, não é?
Porque diabo tudo é acompanhado por arroz branco e batata frita??? Porque é que a alface tem sempre um aspecto suspeito? E porque é que a saladas são servidas com molhos com maionese e afins??? Não há boa vontade que resista...


A Angie perguntou o que trago para o almoço e não só, por isso aqui vai... ah, é preciso ter em conta que trabalho sozinha numa loja, portanto não tenho empatas por perto :)


- sopa de legumes, sempre! agora trago fria, mas já tenho um thermos para o Inverno

- omelete (é assim que se escreve??) com tudo: tomate, cogumelos, cebola, atum, carne magra previamente cozida (na sopa, por exemplo), o que houver no frigorífico. Em dias carentes, pode ter um bocadinho pisquinino de bacon...
Atenção: uso frigideira de teflon, NÃO uso nenhum tipo de gordura. (ah... uma dupla negativa... que se lixe!). Para ficar dourada dos dois lados, basta tapar a frigideira. Se não der certo, virar. Se partir.... nada contra ovos mexidos, certo???

- um tapperware com tomate, milho, alface... o que houver lá por casa. Trago o azeite num frasquinho para não "amolecer" a salada até ao almoço.

- esparguete ou outra massa integral, arroz... pouca quantidade, sem direito a repetir (um drama...)

- medalhões de pescada cozida ou estufada em cru, uma daquelas latinhas pequeninas de atum da rianxeira - cada lata tem 62 gramas de atum, o ideal.

- hamburguer (vaca, galinha, perú...) grelhado sem gordura ou essas carnes na versão "séria"...

Tanta coisa!...

O que NÃO trazer:

- salmão - deixa um cheiro do caraças no ar...
- carnes com ossos, peixes com espinhas... não estamos à mesa, convém trazer comida "fácil" de manusear....


Convém também ter um tabuleiro, assim não corremos o risco de sujar a secretária, balcão... e se tivermos de comer "no joelho" é muito mais confortável... e também um saco giro onde a gente transporte o almoço, o iogurte da tarde, a fruta... e se alguém perceber que carregamos comida, problema delas, cansei de me importar com opinião alheia...

Bom fim de semana e até Segunda!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Empanturrada

Hoje não trouxe o almoço para o trabalho porque fui almoçar com uma amiga. Comi uma sandes americana e bebi água. bem, estou... a rebentar! Deve ter sido do molho de mostarda ou assim, o que sei é que me soube muito bem na hora mas agora, quatro horas depois, ainda me sinto super cheia....

Sais de frutos, please!!!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Agradecimento Público




Ao Diogo Cão, por ladrar furiosamente sempre que, antes das sete da manhã, faço de conta que não ouço o despertador e me preparo para me baldar à caminhada.
Eu sei que ele quer é ir rosnar a todos os cães das redondezas, mas é uma companhia do caraças!

Nada mau...

Pesei-me em pleno TPM e... nem uma graminha a mais desde a semana passada!
A verdade é que também não emagreci... mas como por esta altura do mês costumo ter mais um kilo em cima, isto sabe-me a vitória :)

A parte chata é que perdi 2 cms na zona do rabo. Calma, não me batam! é que eu tenho a chamado gordura "tipo maçã", isto é, engordo predominantemente no abdomen... mal me descuido fico com uma pança descomunal. Portanto, menos dois no rabo, mas a "cinturinha" nem se mexe... grrrrrrr

Eu quero é emagrecer no pneu, não é voltar a ficar com o aspecto que já tive noutras dietas: pareço uma abóbora em cima de dois palitos! (quando andei no Póvoas tive uma fase ridícula por volta dos 60 kilos...)

Quanto ao exercício: já ando uma distância maior durante a minha hora matinal. Domingo já tenho companhia para uma passeata de 9 kms, ainda estou indecisa se levo o cão ou não, tenho medo que ele se canse muito e 10 kilos ao colo são demais para mim.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Fotos

Tirei fotos de frente, de lado e de costas, para ter um termo comparativo... porra, as minhas costas são enormes!!! como é que nunca ninguém me disse isso????

Nem tenho coragem de as postar... :((

Caminhada matinal

Hoje levantei-me cheia de garra, movida pela culpa do meu generoso snack do serão.* Estava tudo a correr bem, o cão super alegre, quando... estava uma famelga de garnizés na ciclovia e o garnizé pai resolveu achar que eu e o meu cão estávamos ali para lhe roubar os putos.

Resultado: desatou a voar em círculos sobre as nossas cabeças, o cão ficou cheio de medo (apesar de ladrar furiosamente) e tive que lhe pegar ao colo (são 10 kilos, contará como levantamenteo de pesos???) e correr dali para fora....


* Snack de serão: enquanto lia um livro sobre nutrição, morfei meio pão integral com requeijão, uma maçã, duas bolachas de cacau da diese e umas tostas de que nem sequer gosto particularmente com uma fatia de queijo de cabra e café de mistura. Caraças, nunca me tinha apercebido que ler pudesse engordar tanto! lol

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Tempos difíceis

Aqui estou eu, empancada e em TPM. Boa...

De modo que tomei uma decisão radical: comprar Canderel. Embora use pouco açúcar no café (ainda bem que a minha mãe nunca me habituou a usá-lo no leite ou chá!), a verdade é que bebo dos cafés (bicas) e 2 ou 3 chávenas de café de mistura por dia. No mínimo, são 5 colheres de café de açúcar por dia, o que em dieta é desastroso, né?

Lá andei eu a comparar rótulos, recuso-me a usar sacarina ou ciclamato. A base do Canderel é aspartame, vamos lá ver se gosto do sabor.

Hoje fiz apenas 40 minutos de caminhada pela manhã (adormeci...), mas aproveitei a hora do almoço para ir tomar café bem longe... quer dizer... ida e volta não são mais do que 1500 m, mas é o que se pode fazer.

E vocês? Como vão essas dietas?

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ai o caraças...

Empanquei nos 76, está visto... grummfff!

Tenho tido cuidado com a alimentação, excepto ao Domingo, quando me permito um pouco de pão e queijo de cabra. De resto, tudo bem, já que trago a minha comida para o trabalho e posso controlar sem problemas o que como.

Talvez seja mesmo ganho de massa muscular, tenho feito diariamente, no mínimo, uma hora de caminhada. Hoje fiz 50 minutos de natação/hidroginástica.

Ainda não estou totalmente em pânico com a balança porque desde que cheguei aos 76 já perdi 2 cms de cintura e a pança está menos gelatinosa :)

É giro, sinto-me mais magra mas a balança não se move...

sábado, 15 de setembro de 2007

Boas razões para emagrecer

- ter um armário cheio de roupa linda que não me serve
- ter botas poderosas de cano alto que não fecham
- ter sapatos de salto alto lindos que me cansam porque estou pesada
- ir às compras com as amigas e só conseguir comprar sapatos, carteiras, echarpes, colares e outras tralhas
- só comprar camisolas "básicas" na zara porque as outras ficam justíssimas
- ter que ouvir meninas nas lojas a dizer "não temos tamanhinhos grandes"
- ...

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Saber Emagrecer

Li este livro e compreendi que, sem saber, fazia inúmeros disparates que sabotavam a minha dieta.
Por exemplo, o mito das bolachinhas de água e sal. Três bolachinas destas têm tantas calorias como um pão... e ainda mais gordura e farinhas refinadas...
E 3 bolachinhas lá matam a fome a alguém???? Pois, também me parecia...

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Desculpas

Sem entrar em detalhes, estou a viver uma fase financeira complicada. Desisti do ginásio porque aqueles 50 euros por mês passaram a fazer falta para outras coisas.

Decidi deixar-me de lamúrias e passar à acção: tenho caminhado sempre que posso.
No mínimo, 45 minutos logo de manhã.

Hoje fui tomar café a um bar de praia que fica aí a 1 km do meu trabalho. Mais 2 km...

Depois do jantar, em vez de me alapar preguiçosamente no sofá, vou andar mais uma meia hora.

É fácil e é de borla.

Segunda feira volto para a piscina municipal. Custa 2.60 € por sessão e 2 vezes por semana custa cerca de 20 euros. Que ginásio cobra 20 € por 2 sessões semanais de alguma coisa??? Nenhum que eu conheça :))

Resumindo: vejo agora que os meus problemas foram uma boa desculpa para alimentar a preguiça. Essa é que é essa...

terça-feira, 11 de setembro de 2007

No pain, no gain...

Pois é, lá se foi mais meio kilo!

Emagreci 2 kilos desde o dia 21 de Agosto. Pode não parecer grande coisa, mas para mim é sinal que finalmente engrenei numa dieta saudável, sem grandes restrições e sem ajuda de medicamentos.

Tenho feito no mínimo 45 min de caminhada todos os dias, sem mexer o rabo posso passar fome à vontade que não emagreço. Sei que estou no bom caminho porque se não estivesse a ser cuidadosa, praticar desporto não iria só por si fazer-me perder peso. Há ganho de massa muscular e esta, como estamos fartas de saber, é bem mais pesada que a gordura. Tenho que fazer dieta e desporto, não há volta a dar-lhe.

Esta semana vou pôr a depilação em dia, segunda feira volto para a piscina. A piscina municipal de Famalicão fecha em Agosto para manutenção e eu não ponho os pés na exterior. Odeio povo aos saltinhos na água!

O que eu gosto mesmo é da piscina nos meses de Inverno, chegamos lá às 8 da manhã e só lá está gente que vai para nadar...

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Sabotadores e Disparates

O jantar de Sábado foi controlado: comi um pãozinho com paté e duas fatias da minha pizza favorita. Acompanhei com água em vez do tradicional tinto.
Difícil foi a hora da sobremesa: as minhas amigas insistiram para que comesse, que não seria um tiramisu que pesa no máximo 200 gramas a fazer-me engordar um kilo...
Resisti, mas confesso que fiquei aborrecida. Eu sei que me adoram, mas porra, eu não sou como elas, que comem como mulas e nunca engordam. Com muita pena minha, admito!
Mas custa alguma coisa não insistir para que eu coma algo que me faz mal???

No Domingo os disparates foram por culpa minha. Levantei-me antes das sete e fiz uma caminhada de uma hora e tal. Escovei o cão, dei-lhe banho, arrumei coisas lá em casa. Por volta das 11 horas, estava prontinha a almoçar!

Controlei a alimentação nas refeições habituais, mas comi o que não devia: 3 figos deliciosos oferecidos pela vizinha, 2 fatias de queijo, um pacotinho de 25 gr (115 cal!) de batatas fritas, tudo distribuído por lanches "extra".

Hoje estou de volta à contenção e rigor. Aliás, vou ali comer o meu pão escuro de cereais....

sábado, 8 de setembro de 2007

Fim de Semana à porta...

Ontem não resisti mesmo e comi o tal quadradinho de chocolate... fiz as contas e dava cerca de 30 calorias... lol... não me pareceu grave! Saboreei-o lentamente...

Hoje vai ser mais complicado: jantar com amigas na nossa pizzaria preferida - ai senhores! - tem um pão de alho fabuloso, um paté divinal e o melhor tiramisu das redondezas... vou andar o dia todo a vegetais para ver se o estrago logo à noite não é tão grande! É tudo tão bom lá... a comida, a decoração, a simpatia dos empregados... grrrrrrr!!!!!

Não vou comer doces, mas a pizza... a pizza vai ser problemática :))

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Help!!!

Fui ali ao lado tirar fotocópias e tive que me conter para não comprar um chocolate. Senti água na boca, no verdadeiro sentido.
Vim para a loja a arrastar-me... e depois pensei que o facto de estar a vender pouquíssimo me deixa triste e ansiosa... logo presa fácil de um "mimo".
Caraças, era o Bournville da Cadbury.... apatece-me tanto um quadradinho...

Eu e a barra...

Perdi 500 gr esta semana. Meio kilo!

Tenho a certeza que foi o Desafio que me motivou a não asneirar :)

Só que não consigo actualizar ali a barra, não está a aceitar valores depois da vírgula. É muito simpático da parte dela dar-me 76, mas a verdade é que são 76.5.
Alguém sabe consertar isto???

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Seis dias

Há seis dias que não como porcarias. Ontem estive "vai não vai"... mas só a ideia de depois ter que escrever aqui a bacorada... Desisti!

Cheguei a casa e fiz uma saladinha fresca de tomate, milho e atum. Ainda olhei para o queijo de cabra... mas resisti :)

Estranhamente, a minha pele deu agora para fazer borbulhas brancas, coisa que nunca tive.... será reacção à mudança de hábitos alimentares?

Hoje adormeci mas o meu cão foi ao meu quarto chiar e puxar o lençol - lá tive que o levar a passear! Não deve ter chegado bem à meia hora, mas é melhor que nada, certo?

Criei outro blog para servir de registo alimentar - postar aqui tornaria o blog aborrecido, não é? Sempre que me apetece uma estupidez, abro-o, leio-o e penso "não estragues tudo".

Beijocas e muito obrigada pela força que me têm dado.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Suplementos e afins

Há na net imensa informação sobre o crómio e o seu efeito inibidor na vontade de comer doces.

O crómio foi-me recomendado por uma farmacêutica amiga. Há de várias marcas a preços diversos. Eu tomo da Pharma Nord. Tomo um por dia (não se deve tomar mais do que isso). Custa cerca de 12/13 € e dá para 2 meses.
Ao contrário do que outras marcas alardeiam, o crómio começa a fazer efeito pleno ao fim de duas semanas, não faz emagrecer por si só (podemos tomar crómio à vontade que se enfardarmos, engordamos e mai nada!), e não é um inibidor de apetite. O que faz é controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo "quebras" do mesmo que nos deixam esfomeadas, irritadiças e até com dores de cabeça. Aquelas mesmas que só passam com um chocolatinho...

Sementes de Linhaça - descobri por puro acaso que são excelentes para a prisão de ventre crónica*, além de ajudarem a baixar o colesterol e triglicerídeos. Estou a usar há uma semana e os intestinos estão a funcionar todos os dias. Adeus comprimidos de fibra, Agiolax e outras tretas da farmácia! Um pacote no supermercado custa cerca de um euro e deve dar para um mês, pelos meu cálculos.

Além disso, a fibra dá sempre aquela sensação de saciedade, certo?

* tenho este problema desde bebé

A minha dieta para não ter fome

Aqui vai o que comi ontem:

Antes da caminhada (AC) - um actimel (+/- 7.15 manhã)
Pequeno-almoço (PA) - 3 colheres de sopa de cereais + leite (+/- 8.50 manhã)

Meio da Manhã (MM) - uma pêra (+/- 11,30 horas)
Almoço (A) - sopa legumes + salada tomate e cenoura (sem temperos)+ 1 bife grelhado pequeno (13h) - uma hora após almoço - 1 pêra

Primeiro Lanche (PM)(+/- 16.30) - um pão de cereais e um copo de cevada (sem açúcar)

Segundo Lanche (SL)(19h) um iogurte líquido Corpos Danone

Jantar (J)(+/- 20.30) Sopa legumes + 1 laranja

Ceia (C) (+/- 23.30) - uma chávena de mistura c/ 1 colher de café de açucar(café com cevada) e um pãozinho mt pequenino (bica?) com um bocadinho de manteiga Primor

Bebidas: cerca de 2.5 lt de água e 2 cafés (manhã e após almoço)

HOJE

PA - cereais + leite
MM - uma banana
A - sopa + bacalhau à espanhola (ia abusando das batatas...)
1 pêra uma hora após o almoço
PL - um pão de cereais integrais + cevada s/ açucar
SL - um iogurte
J - salada: tomate + milho + atum (tava fresca!)
C - o vício do costume: pãozinho c/ manteiguinha e cafézinho c/ cevada :)

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Listas

Resolvi postar uma lista dos aspectos que me podem ajudar a perder peso ou, pelo contrário, a aumentá-lo. Assim de repente, é do que me lembro.
Aqui vai...

A meu favor:
- gosto de sopa
- adoro vegetais e fruta
- bebo água facilmente
- não gosto particularmente de refrigerantes
- não sinto falta de bolos e odeio bolachas com creme
- adoro nadar e caminhar
- nunca usei açúcar no leite ou chá
- prefiro peixe à carne

Contra mim:
- sinto falta de chocolate
- detesto chá verde
- adoro pão
- babo-me só de olhar para queijos
- adoro manteiga e não suporto margarinas
- adoçantes dão-me vómitos: uso uma colher de café de açúcar para adoçar a "bica"
- o único leite que há de baixo teor de lactose é meio gordo, não há versão magra
- se me enervo, tenho uma fome estúpida

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Balanças

A minha balança digital morreu. Ou pelo menos está em coma, hoje levei-a para reparar. Espero que tenha conserto porque isto anda mau para novos investimentos!

De modo que me tenho pesado numa velhota que andava lá por casa. Quando dá diferenças de 500gr é uma sorte... normalmente precisa de uma diferança de um kilo para funcionar. E se a outra, quando regressar, me disser que afinal não peso nada 77 mas sim mais???? mantenho-me fiel à velha, claro. :)

De volta

O fim de semana correu bem, o meu medo de comer disparates no Sábado foi infundado. Para dizer a verdade, tive que me forçar a comer!
Eu explico: estava tanto, mas tanto calor que eu só conseguia beber água. Lá pelas 2 da tarde bebi um iogurte e cerca das cinco comi uma banana. A última coisa que me apetecia era ter uma quebra de tensão no meio daquela multidão! Nunca na vida vi tanta gente junta!

No Domingo comi meia alheira de Mirandela... eu sei, eu sei, mas a minha mana ofereceu-ma e... porra, era caseira! Era suposto deitá-la fora??? Mas acompanhei-a com muita salada. Nem uma batatinha frita!!!